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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940133 - Psicologia Ambiental e Problemas Ambientais
Environmental Psychology and environmental problems

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Geral: A disciplina visa propiciar ao aluno uma caracterização geral da área, englobando, dentre outros aspectos, sua conceituação e histórico, problemas ambientais no âmbito da psicologia, abordagem ecológica em psicologia, relação entre ambiente construído e comportamento humano e visão dos métodos mais utilizados em pesquisas.
Específico: Levar o aluno a:
1. Definir o termo psicologia ambiental e delimitar seu campo dentro da área mais ampla de inter-relacionamento homem-ambiente.
2. Identificar as características da abordagem ecológica em psicologia, discutindo o conceito de ambiente na área da psicologia ambiental.
3. Conhecer os métodos mais utilizados em pesquisas e identificar como as pesquisas contribuem para a solução de problemas da comunidade.
4. Desenvolver um “olhar ambiental” para a relação ambiente-pessoa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
458821 - Ana Paula Soares da Silva
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
9.1. Conceituação, histórico e áreas da psicologia ambiental 
9.2. Psicologia ambiental na América Latina
9.3. Psicologia ambiental no Brasil
9.4. Problemas ambientais e aplicação de pesquisas
9.5. Métodos de pesquisa em psicologia ambiental
9.6. Abordagem ecológica em psicologia
9.7. Ambiente construído e comportamento humano
9.8. Organização do espaço em instituições pré-escolares e comportamento infantil
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aula expositiva
2. Leitura e discussão de textos
3. Trabalho prático (exercícios de olhar ambiental)
Critério
Critérios de avaliação de aprendizagem:
A nota final será a média ponderada dos itens seguintes:
1. Participação nas aulas expositivas, nas discussões e supervisões com base nos seguintes itens: freqüência e permanência nas aulas; exercícios de olhar ambiental – Peso 2
2. Auto-avaliação - serão propostos alguns itens, nos quais o aluno se dará uma nota de 0 a 10 em cada um deles, justificando-a – Peso 2
3. Trabalho final – Peso 6
Norma de Recuperação
Realização de uma prova (escrita ou oral), e/ou síntese de leituras, e/ou trabalhos escritos sobre o conteúdo da disciplina e/ou exercícios de olhar ambiental, no prazo previsto pela regulamentação.
O aluno deverá entrar em contato com a docente para tomar conhecimento do critério que será adotado.
 
Bibliografia
     
Bronfenbrenner, U. (1977). Toward an experimental ecology of human development. American Psychologist, 513-531.
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Stokols, D. (1978). Environmental Psychology. Annual Review of Psychologist, 29, 253-295.
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