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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940146 - Intervenção Individual em Desenvolvimento de Carreira
Personal Intervention of the Career Development I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2001 Desativação:

Objetivos
Gerais: 
- Capacitar o estagiário a realizar intervenção individual.
- Estimular a definição de uma postura profissional enquanto psicólogo.
- Prestar um serviço especializado à comunidade.

Específico:
a) De formação teórica:
- Treinar o estagiário na modalidade clínica de atendimento em orientação profissional.
- Possibilitar ao estagiário a identificação de fatores socioeconômicos que influenciam na escolha e colocação profissional.

b) De formação prática:
- Capacitar o estagiário a realizar entrevistas em orientação profissional
- Capacitar o estagiário na realização de práticas que promovam o desenvolvimento de um projeto profissional do cliente.
- Realizar intervenções que possam contribuir para a clarificação de inclinações profissionais do cliente e para a compreensão da dinâmica do mundo do trabalho.
- Treinar o estagiário no planejamento, desenvolvimento e avaliação da intervenção individual.

c) De formação ética:
- Estimular o desenvolvimento de atitudes psicológicas que considerem os seguintes aspectos éticos: a relação com a clientela atendida; o arquivo da documentação; a relação com equipe de supervisão; os preceitos de ética profissional.
- Intervir incorporando à tarefa de orientação profissional uma dimensão ética que considere o homem sujeito de suas escolhas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2917740 - Lucy Leal Melo Silva
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1. Entrevista de triagem para atendimento  em orientação profissional;
- identificação da necessidade do cliente que busca o serviço
- prognóstico e diagnóstico de orientabilidade.
2. Entrevista inicial em atendimento psicológico.
3. Modalidade clínica e modalidade estatística na orientação profissional
4. O processo de atendimento individual: planejamento, intervenção e avaliação.
5 Os temas centrais em orientação profissional: auto conhecimento, escolha, vestibular, informações sobre as profissões, ansiedade, mundo do trabalho, globalização, emprego/desemprego.
6. A resolutividade da orientação profissional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leitura e discussão de textos.
Discussão de situações de orientabilidade, visando a compreensão com base no referencial teórico da modalidade clínica.
Realização de atendimento individual realizado por um aluno (crédito-trabalho).
Supervisão semanal dos atendimentos.
Critério
Formação teórica: Desempenho do aluno no atendimento, refletindo seu conhecimento de princípios técnicos e teóricos que fundamentem sua forma de atuação. Avaliação individual, registrada a partir de participação argumentada, consciente e definida por conhecimentos adquiridos por meio de leituras e discussões. Esta avaliação se realiza no decorrer de todo o semestre letivo e compreende a participação efetiva observada por meio de:
- domínio do conteúdo (embasamento teórico, coerência e consistência das colocações)
- busca de informação (ampliação de fontes informativas, necessidade de buscar novos conhecimentos, interesse)
- capacidade de argumentação (assimilação de conhecimentos, capacidade de utilização dos mesmos de forma crítica)

Formação prática: Avaliação de cada aluno individualmente. Os aspectos a serem considerados dizem respeito à conduta responsável dos atendimentos apreendida por meio de:
- Compromisso com o exercício das atividades (presença nas supervisões, disponibilidade para discutir, participação em discussões sobre os atendimento dos colegas, desejo de contribuir e colaborar fazendo indagações, propondo reflexão).
- Conduta responsável com o cliente (respeito à situação de cada cliente, cumprimento dos horários, não cancelando atendimentos sem justa causa, cuidado na guarda do material referente ao cliente)
- Conduta responsável com os recursos materiais do CPA, da docente e dos colegas
- Relatórios dos trabalhos realizados (transparecendo um exercício efetivo de reflexão sobre a atuação)

Formação ética: Avaliação de cada aluno na observância dos preceitos do Código de Ética Profissional.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação devido ao caráter prático da disciplina, exigindo a realização de atividades de atendimento durante todo o período.
 
Bibliografia
     
Bleger, J. (1998). Temas de psicologia: entrevista e grupos. Trad. Rita Maria M. de Moraes; rev. Luis Lorenzo Rivera; 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes.

Bock, A M.B. e outros (1995) A escolha profissional em questão. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Bohaslavsky, R. (1971) Orientação Vocacional - a estratégia clínica - trad. de José Maria V. Bojart - Martins Fontes, S.P.

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Dias, M. L. (2002). Profissão: no rumo da vida. São Paulo: Ática.

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Levenfus, R. S. (1997). Faça o vestibular com seu filho, faça o vestibular com seus pais. Porto Alegre: Artes Médicas.


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Santos, M. A. & Melo-Silva, L. L. (2003). Será que era isso o que eu queria? A Formação Acadêmica em Psicologia na perspectiva do aluno Em: Melo-Silva, L. L., Santos, M. A., Simões, J. T. & Avi, M. C. (orgs). Arquitetura de uma ocupação. Orientação profissional: teoria e técnica. São Paulo: Vetor Editora (p. 387-406).

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Soares, D. H. P.(1987). O jovem e a escolha profissional. Porto Alegre: Mercado Aberto.

Talavera, E. R., Liévano, B. M., Soto, N. M., Ferrer-Sama, P. & Hiebert, B. (2004). Competências Internacionais para orientadores educacionais e profissionais. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 5(1), pp. 1-14.

Taveira, M. C; Silva, J. T. (2008). Psicologia Vocacional: perspectivas para a intervenção. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Whitaker, D. (1997). Escolha da carreira e globalização. São Paulo: Moderna.

Zaro, J. S. (et al.) (1980). Introdução à prática psicoterapêutica. Trad. Lúcio Roberto Marzagão, ver. Samuel Pfromm Netto. São Paulo: EPU.



Pesquisas em Bases de dados, em geral, e em especial a Revista Brasileira de Orientação Profissional (textos completos disponíveis em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1679-3390&lng=pt&nrm=iso
 

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