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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940148 - Psicologia Criminal I
Criminal Psychology I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Geral: Dar subsídios aos alunos para o entendimento do fenômeno criminal a partir das principais idéias e teorias relacionadas, veiculadas ao longo da história, e das práticas institucionais para o seu enfrentamento.
Específicos:
1. Situar o fenômeno do crime e da criminalidade no contexto “das violências”;
2. Estudar o fenômeno criminal do ponto de vista histórico: as idéias criminológicas – da Idade Média ao Século XXI;
3. Estudar o fenômeno da delinqüência juvenil a partir de teorias de base empírica;
4. Estudar o fenômeno dos crimes contra a infância e juventude – vitimizações domésticas.
5. Conhecer e analisar criticamente a história das práticas institucionais empreendidas no sentido de enfrentar e/ou prevenir a criminalidade e outras expressões de conflitos sociais, dando-se ênfase às propostas específicas para a área da menoridade;
6. Situar a discussão dos crimes cometidos por crianças e adolescentes e dos crimes contra eles no plano das legislações pertinentes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1449041 - Marina Rezende Bazon
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1. O fenômeno criminal: os níveis de interpretação; 
2. A conceituação de crime;
3. A história das idéias sobre crime e criminalidade;
4. Análise das teorias criminológica;
5. A história das prisões e o universo das instituições totais;
6.. A mudança de paradigma pela nova legislação brasileira sobre jovem com prática de delitos;
7. As teorias explicativas para o cometimento de violência doméstica contra crianças e adolescentes;
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas
- Discussão em sala de aula
- Seminários
- Visitas em instituições do Sistema de Justiça (crédito trabalho)
- pesquisa de campo, referente ao direito da criança
- Supervisão
Critério
- Trabalho escrito individual ou grupal no final do curso - Peso 3
- Participação nas discussões em sala de aula (a participação dos alunos nas discussões será através do número de pertinência de intervenções durante as discussões. Também, será considerada a contribuição dos alunos que apresentarem material (artigos científicos, de divulgação ou outros) que possibilitam o aprofundamento das questões discutidos - Peso 2
- Participação nos Seminários (quanto à participação nos seminários, serão utilizados os critérios acima referidos e mais a iniciativa e a qualidade da organização e de apresentação dos alunos durante a exposição e discussão das questões expostas - Peso 2
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita ou prova oral, e ou síntese de leitura, e ou seminários, e ou trabalhos escritos sobre o conteúdo da disciplina, no prazo previsto pela regulamentação. O aluno deverá entrar em contato com o docente para saber qual critério será adotado.
 
Bibliografia
     
 Adorno, S., Lima, R. S. & Bordini, E.  (1999).  O adolescente na criminalidade urbana de São Paulo. Brasília: Ministério da Justiça, secretária de estado dos Direitos Humanos.
Azevedo, M. A. & Guerra, V. N. A. (1989). Crianças vitimizadas – A síndrome do pequeno poder. São Paulo: Iglu.
Bierrenbach, M. I. (1987). Instituição fechada e violência: Uma visão de dentro. In: Sader, E., ________ & Figueiredo, C. P. (orgs). Fogo no Pavilhão: Uma proposta de liberdade para o menor. São Paulo: Brasiliense.
Carrara, S. (1998). Crime e Loucura: O aparecimento do Manicômio Judiciário na Passagem do Século. Rio de Janeiro: Eduerj/Edusp.
Carvalho, H. V. de (1973). Compêndio de Criminologia. São Paulo: Bushatsky.
Cerqueira, D. & Lobão W. (2004). Determinantes d acriminalidade: arcabouços teóricos e resultados empíricos. DADOS: revista de ciências sociais, 47 (2), p.233-269.
Cicchetti, D. & Carlson, V. (Orgs.) Child Maltreatment Theory and research on the causes and consequences of child abuse and neglect. University of Cambridge, NY.
Criminologia Crítica (1980). Ian Taylor, Paul Walton e Jock Young (org.); Rio de Janeiro; Graal (Juarez Cirino dos Santos, Trad)
M. Cusson. (1998) Les Fondamentaux: La criminologie. Paris: Hachette
ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
Foucault, M. (1987). Vigiar e Punir. (L. M. Pondé Vassallo, Trad.) Petrópolis: Vozes. (Trabalho original publicado em 1975).
Landry, M. (1981). O psiquiatra no Tribunal: O processo de perícia psiquiátrica em justiça penal. (J. F. Camargo, Trad.) São Paulo: Pioneira. (Trabalho original publicado em 1976).
Le Blanc, M. (1997). A generic control theory of the criminal phenomenon, the structural and the dynamical statements of an integrative multilayered control theory. In T.P. Thomberry. Developmental theories of crime and delinquency. Advances in theoretical criminology, 7:215-286. New Brunswick, Transaction Publishers.
Le Blanc, M. (1994). Family, school, delinquency and criminality, the predictive power of an elaborated social control theory for males. Criminal Behavior and Mental Health, 4, 2:101-117.
O adolescente e o ato infracional (1997). Mário Volpi (org.). São Paulo: Cortez.
Rosemberg, F. (1996). Estimativa sobre crianças e adolescentes em situação de rua: procedimentos de uma pesquisa. Psicologia: Reflexão e Crítica, Vol. 9 (1).
Saúde Mental, Crime e Justiça (1996). Cláudio Cohen, Marco Segre e Flávio Carvalho Ferraz (org.) – São Paulo: Edusp.
Sêda, E. (1993). Construir o passado - ou como mudar hábitos, usos e costumes, tendo como instrumento o Estatuto da Criança e do Adolescente: Série direitos da criança 2. São Paulo: Malheiros.
Silva, R. da (1997). Os filhos do Governo. São Paulo: Editora Ática.
Sholte, E. M. (1992). Identification of Children at risk at the police station and the prevention of delinquency. Psychiatry, Vol. 55.
 

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