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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940149 - Psicologia Criminal II
Criminal Psychology II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Geral: Dar subsídios aos alunos para compreenderem de modo mais aprofundado o fenômeno da delinqüência juvenil e as práticas institucionais para o enfrentamento e a prevenção da “disadaptação social ” (conflitos sociais).
Específicos:
1.Compreender a estrutura, organização e funcionamento das instituições responsáveis pela regulação dos conflitos sociais: Polícia, Justiça/Conselhos (Tutelar e dos Direitos) e Equipamentos governamentais e não-governamentias de atenção direta à população;
2. Dar subsídios aos alunos para que compreendam as relações entre conhecimento criminológico e conhecimento psicológico que fundamentam a prática profissional no campo da justiça juvenil..
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1449041 - Marina Rezende Bazon
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1)	A instituição policial no Brasil: História e problemas atuais;
2) Legislação e Direitos Humanos no Brasil;
3) Conselhos Municipais, Estatuais e Federal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares;
4) Instituições e práticas de atenção direta à população considerada em situação de risco no Brasil;
5) Modelos de intervenção e alternativas para a atuação profissional do psicólogo;
6) Inclusão da família e da comunidade na compreensão dos desafios e perspectivas desta área.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
- Discussão em sala de aula
- Seminários
- Visitas em instituições do sistema de justiça
Critério
- Trabalho escrito individual ou grupal no final do curso - Peso 3
- Participação nas discussões em sala de sua - a participação dos alunos nas discussões será avaliada através de número e da pertinência de intervenções durante as discussões. Também será considerada a contribuição dos alunos que apresentarem material (artigos científicos, de divulgação ou outros) que possibilitam o aprofundamento das questões discutidas- Peso 2.
- Participação nos Seminários (quanto a participação nos seminários, serão utilizados os critérios acima referidos e mais a iniciativa e a qualidade de organização e da apresentação dos alunos durante a exposição e discussão das questões expostas - Peso 2.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita e/ou prova oral, síntese de leitura, e/ou seminários, e/ou trabalhos escritos sobre o conteúdo da disciplina, no prazo previsto pela regulamentação. Os alunos que ficarem para recuperação devem procurar o docente responsável pela disciplina para saberem qual critério será adotado.
 
Bibliografia
     
 Bazon, M. R. (1999). Implementação e avaliação de uma proposta de intervenção junto a crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial. Tese de Doutoramento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.
Benavente, R. (2002). Delinquência juvenil: Da disfunção social à psicopatologia. Análise Psicológica, 4 (XX): 637-645
Fiore Romano, A. S. P. (1996). Stress na Polícia Militar: Proposta de um curso de controle do stress. In: Marilda E. N. Lipp (org.). Pesquisas sobre stress no Brasil: Saúde, ocupações e grupos de risco. Campinas: Papirus.
Lugares da infância: Reflexões sobre a história da criança na fábrica, creche e orfanato (1997). A. Merisse, J. S. Justo, L. C. da Rocha e M. S. Vasconcelos (org.) – Assis: Editora Arte & Ciência.
Mendez, E. G. & Gomes da Costa, A. C. (1994). Das necessidades ao direitos: Série direitos da criança 4. São Paulo: Malheiros.
Pietá, E. (1995). Crime, polícia e prisões no Brasil. São Paulo: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Pinheiro, P. S., Izumino, E. A. & Jakimiak Fernandes, M. C. (1991). Violência fatal: conflitos policiais em São Paulo (81-89). Revista USP, Vol. 9.
Silva pereira, T. da (1996). Direito da Criança e do Adolescente: Uma proposta interdisciplinar. Rio de Janeiro: Renovar.
Trabalhando Conselhos Tutelares (1992). Cadernos de Ação 2. São Paulo: IEE e CBIA.
 

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