Geral: Introduzir o aluno no conhecimento geral dos testes como instrumentos auxiliares do exame e diagnóstico psicológico. Específicos: Dar condições ao aluno para a realização prática do exame e diagnóstico psicológico em crianças, integrando informações proporcionadas por testes, pela entrevista e dados de observação.
A disciplina introduz o aluno na área da Avaliação Psicológica, conduzindo-o ao aprendizado dos principais critérios definidores da natureza e da qualidade dos testes psicológicos e promovendo o seu aprendizado tanto em termos teóricos como práticos por meio da realização de estudo de caso.
9.1. Histórico dos testes psicológicos.9.2. Caracterização dos testes psicológicos.9.3. Definição, desenvolvimento histórico, qualidades fundamentais, classificação das técnicas de exame psicológico.9.4. A utilização dos testes psicológicos.9.5. Princípios éticos da avaliação psicológica.9.6. O processo de avaliação psicológica: escolha do material, aplicação, avaliação, interpretação e comunicação dos resultados.9.7. A entrevista com os pais9.8. A sessão lúdica na avaliação infantil9.9. As informações quantitativas e qualitativas dos testes psicológicos.9.10. Estudo pormenorizado de um conjunto de testes psicológicos, visando sua imediata utilização prática, a saber:9.11. Avaliação intelectual:- Stanford-Binet (Histórico X Versão atual)- Teste do Desenho de Figura Humana – DFH-III (Wechsler, 2003), contrapondo-o com Teste de Goodenough (1926) e Goodenough-Harris (1963)- As Matrizes Progressivas de Raven – Escala Especial.- As Escalas Wechsler - WISC-III - Escala de Maturidade Mental Colúmbia (EMMC)9.12. Avaliação da prontidão à alfabetização e de maturação psicomotora:- Teste Metropolitano de Prontidão (TMP)- Teste Gestáltico Visomotor de Bender
ANASTASI, A. & URBINA, S. Testagem psicológica. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.ANASTASI, A. Testes psicológicos. Tradução de Dante Moreira Leite. 2a. ed. revista. São Paulo: EPU, 1977.ANCONA-LOPEZ, M. (org.) Avaliação da inteligência. Vol. I e II. São Paulo: EPU, 1987.CUNHA, J.A.; FREITAS, N.K. e RAYMUNDO, M.G.B. Psicodiagnóstico-R. 4a. ed. revista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.DI LEO, J.H. A interpretação do desenho infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.GLASSER, A.J. & ZIMMERMAN, I.L. Interpretación clínica de la Escala de Inteligência de Wechsler para niños. Madrid: TEA Ediciones, 1977.KOPPITZ, E. O Teste Gestáltico Bender para criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.MANUAIS dos vários testes psicológicos referidos no conteúdo da disciplina, publicados por diferentes editoras, parte do acervo clínico do Centro de Psicologia Aplicada desta Faculdade.VAN KOLCK, O.L. Técnicas de exame psicológico e suas aplicações no Brasil - Testes de aptidões. Petrópolis: Vozes, 1974.WECHSLER, S.L. O desenho da figura humana: Avaliação do desenvolvimento cognitivo infantil: Manual para crianças brasileiras. Campinas: Editorial Psy, 1996.