Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940150 - Técnicas de Exame Psicológico I
Psychological Assessment Techniques I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Geral: Introduzir o aluno no conhecimento geral dos testes como  instrumentos auxiliares do exame e diagnóstico psicológico. 
Específicos: Dar condições ao aluno para a realização prática do exame e diagnóstico psicológico em crianças, integrando informações proporcionadas por testes, pela entrevista e dados de observação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1958803 - Valeria Barbieri
 
Programa Resumido
A disciplina introduz o aluno na área da Avaliação Psicológica, conduzindo-o ao aprendizado dos principais critérios definidores da natureza e da qualidade dos testes psicológicos e promovendo o seu aprendizado tanto em termos teóricos como práticos por meio da realização de estudo de caso.
 
 
 
Programa
9.1. Histórico dos testes psicológicos.
9.2. Caracterização dos testes psicológicos.
9.3. Definição, desenvolvimento histórico, qualidades fundamentais, classificação das técnicas de exame psicológico.
9.4. A utilização dos testes psicológicos.
9.5. Princípios éticos da avaliação psicológica.
9.6. O processo de avaliação psicológica: escolha do material, aplicação, avaliação, interpretação e comunicação dos resultados.
9.7. A entrevista com os pais
9.8. A sessão lúdica na avaliação infantil
9.9. As informações quantitativas e qualitativas dos testes psicológicos.
9.10. Estudo pormenorizado de um conjunto de testes psicológicos, visando sua imediata utilização prática, a saber:
9.11. Avaliação intelectual:
- Stanford-Binet (Histórico X Versão atual)
- Teste do Desenho de Figura Humana – DFH-III (Wechsler, 2003), contrapondo-o com Teste de Goodenough (1926) e Goodenough-Harris (1963)
- As Matrizes Progressivas de Raven – Escala Especial.
- As Escalas Wechsler - WISC-III
- Escala de Maturidade Mental Colúmbia (EMMC)
9.12. Avaliação da prontidão à alfabetização e de maturação psicomotora:
- Teste Metropolitano de Prontidão (TMP)
- Teste Gestáltico Visomotor de Bender
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas, na forma de palestras proferidas pelo docente, com discussão da temáticas as aulas com a turma.
- Leituras de referências bibliográficas, com discussão do material em sala de aula.
- Treinamento práticos nas atividades de aplicação, codificação e interpretação das técnicas referidas no conteúdo da disciplina.
Critério
- Prova escrita: valor de 0 a 10, peso 1.
- Relatório circunstanciado do "estudo de caso": valor de 0 a 10, peso 1.
O resultado final será a média ponderada das duas avaliações precedentes.
Norma de Recuperação
Refazer o "estudo de caso", agora em trabalho individual, em período a ser definido com o docente, apresentando o relatório final na semana anterior ao início das aulas do semestre subsequente.
 
Bibliografia
     
ANASTASI, A. & URBINA, S. Testagem psicológica. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
ANASTASI, A. Testes psicológicos. Tradução de Dante Moreira Leite. 2a. ed. revista. São Paulo: EPU, 1977.
ANCONA-LOPEZ, M. (org.) Avaliação da inteligência. Vol. I e II. São Paulo: EPU, 1987.
CUNHA, J.A.; FREITAS, N.K. e RAYMUNDO, M.G.B. Psicodiagnóstico-R. 4a. ed. revista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
DI LEO, J.H. A interpretação do desenho infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
GLASSER, A.J. & ZIMMERMAN, I.L. Interpretación clínica de la Escala de Inteligência de Wechsler para niños. Madrid: TEA Ediciones, 1977.
KOPPITZ, E. O Teste Gestáltico Bender para criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
MANUAIS dos vários testes psicológicos referidos no conteúdo da disciplina, publicados por diferentes editoras, parte do acervo clínico do Centro de Psicologia Aplicada desta Faculdade.
VAN KOLCK, O.L. Técnicas de exame psicológico e suas aplicações no Brasil - Testes de aptidões. Petrópolis: Vozes, 1974.
WECHSLER, S.L. O desenho da figura humana: Avaliação do desenvolvimento cognitivo infantil: Manual para crianças brasileiras. Campinas: Editorial Psy, 1996.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940150

Clique para consultar o oferecimento para 5940150

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP