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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940154 - Grupo de Orientação Profissional II
Vocational Guidence Group II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Gerais: 
- Possibilitar o aprofundamento na prática da Coordenação e Observação de Grupos.
- Desenvolver a habilidade para avaliar intervenções psicológicas.
- Prestar um serviço especializado à comunidade.

Específico:
a) De formação teórica:
- Possibilitar ao estagiário a identificação de determinantes educacionais, socioeconômicos e culturais que influenciam na escolha e colocação profissional.
- Aprofundar o treino no diagnóstico de situações que justificam o atendimento individual ou em grupo.
- Capacitar o estagiário na definição de critérios para encerramento da intervenção.

b) De formação prática:
- Capacitar o estagiário na realização de práticas que promovam o desenvolvimento de um projeto profissional da clientela atendida.
- Realizar intervenções que possam contribuir para a clarificação de inclinações profissionais da clientela e para a compreensão da dinâmica do mundo do trabalho.
- Treinar o estagiário no papel de facilitador da comunicação grupal, objetivando a realização da tarefa: escolha profissional.
- Capacitar o estagiário a avaliar procedimentos de intervenção no campo da Psicologia e da Orientação Profissional.

c) De formação ética:
- estimular o desenvolvimento de atitudes psicológicas que considerem os seguintes aspectos éticos: a relação com a clientela atendida; o arquivo da documentação; a relação com equipe de supervisão; os preceitos de ética profissional.
- Intervir incorporando à tarefa de orientação profissional uma dimensão ética que considere o homem sujeito de suas escolhas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2917740 - Lucy Leal Melo Silva
 
Programa Resumido
A disciplina objetiva desenvolver habilidades e competência para o desenvolvimento de entrevista e a seleção de clientes que apresentem condições de orientabilidade. Visa à continuidade do treino no planejamento, intervenção e avaliação, em termos de elaboração de resumo para congresso e redação de texto científico.
 
 
 
Programa
1. Entrevista de triagem para atendimento  em orientação profissional;
- identificação da necessidade da clientela que busca o serviço
- prognóstico e diagnóstico de orientabilidade
- diagnóstico para encaminhamento para intervenção individual ou em grupo

2. Os temas centrais em orientação profissional: auto conhecimento, escolha, vestibular, estudos, informações sobre as profissões, ansiedade, mundo do trabalho, globalização, emprego/desemprego.
3. O processo de atendimento em grupal: planejamento, intervenção e avaliação.
4. A comunicação grupal, segundo e Esquema Conceitual Referencial, Operativo - ECRO de Enrique Pichón-Rivière: os papéis de integrante, observador e coordenador.
5. A adequação das técnicas e instrumentos utilizados em cada intervenção
6. A resolutividade da orientação profissional.
7. A avaliação da intervenção.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leitura e discussão de textos.
Vivência em processo grupal dos papéis de integrante, observador e coordenador.
Estudo dos atendimentos grupais, visando a compreensão com base no referencial teórico da área.
Realização de atendimento em grupo com a finalidade de Orientação Profissional. O atendimento será desenvolvido por uma dupla de alunos, com um grupo de 4 a 16 clientes (crédito-trabalho).
Supervisão semanal dos atendimentos.
Critério
Formação teórica: Desempenho do aluno no atendimento, refletindo seu conhecimento de princípios técnicos e teóricos que fundamentem sua forma de atuação. Avaliação individual, registrada a partir de participação argumentada, consciente e definida por conhecimentos adquiridos por meio de leituras e discussões. Esta avaliação se realiza no decorrer de todo o semestre letivo e compreende a participação efetiva observada por meio de:
- domínio do conteúdo (embasamento teórico, coerência e consistência das colocações)
- busca de informação (ampliação de fontes informativas, necessidade de buscar novos conhecimentos, interesse)
- capacidade de argumentação (assimilação de conhecimentos, capacidade de utilização dos mesmos de forma crítica)

Formação prática: Avaliação de cada aluno individualmente. Os aspectos a serem considerados dizem respeito à conduta responsável dos atendimentos apreendida por meio de:
- Compromisso com o exercício das atividades (presença nas supervisões, disponibilidade para discutir, participação em discussões que não dizem respeito ao atendimento próprio, mas envolvam seus colegas, desejo de contribuir e colaborar fazendo indagações, propondo reflexão).
- Conduta responsável com o cliente (respeito à situação de cada cliente, cumprimento dos horários, não cancelando atendimentos sem justa causa, zelando por todo o material referente ao cliente)
- Conduta responsável com os recursos materiais do CPA, da docente e dos colegas
- Relatórios dos trabalhos realizados (transparecendo um exercício efetivo de reflexão sobre a atuação)

Formação ética: Avaliação de cada aluno na observância dos preceitos do Código de Ética Profissional.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação devido ao caráter prático da disciplina, exigindo a realização de atividades de atendimento durante todo o período.
 
Bibliografia
     
Bock, A M.B. e outros (1995) A escolha profissional em questão. São Paulo: Casa do Psicólogo. 

Bohaslavsky, R. (1971) Orientação Vocacional - a estratégia clínica - trad. de José Maria V. Bojart - Martins Fontes, S.P.

Carvalho, M. M. M. Y. Orientação Profissional em Grupo: teoria e técnica. Campinas: Editorial Psy.

Dias, M. L. (2002). Profissão: no rumo da vida. São Paulo: Ática.

Jacquemin, A. (2000). O BBT-Br: Teste de Fotos de Profissões: normas, adaptação brasileira, estudos de caso. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia.

Jacquemin, A.; Okino, E. T. K.; Noce, M. A.; Assoni, R. F.; Pasian, S. R. (2006). O BBT-Br feminino: Teste de Fotos de Profissões: adaptação brasileira, normas e estudos de caso. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia.

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Levenfus, R. S. (1997). Faça o vestibular com seu filho, faça o vestibular com seus pais. Porto Alegre: Artes Médicas.


Levenfus, R. S.; Bandeira, D. R. (2009). Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP). São Paulo: Vetor.

Levenfus, R. S.; Soares, D. H. P (cols.) (2010). Orientação vocacional ocupacional (2a Ed). Porto Alegre: Artes Médicas.

Macedo, R.B.M. (1998). Seu diploma, sua prancha: como escolher a profissão e surfar no mercado de trabalho. 3ed. São Paulo: Saraiva.

Melo-Silva, L. L.; Jacquemin, A. (2001). Intervenção em orientação vocacional/profissional: avaliando resultados e processos. São Paulo: Vetor.

Melo-Silva, L. L., Santos, M. A., Simões, J. T. & Avi, M.C. (2003) Arquitetura de uma ocupação. Orientação profissional: teoria e técnica. São Paulo: Vetor Editora.

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Ribeiro, M.A & Melo-Silva, L. L. (2011). Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira: Enfoques teóricos contemporâneos e modelos de intervenção, vol. 2. São Paulo: Vetor.

Santos, M. A. & Melo-Silva, L. L. (2003). Será que era isso o que eu queria? A Formação Acadêmica em Psicologia na perspectiva do aluno Em: Melo-Silva, L. L., Santos, M. A., Simões, J. T. & Avi, M. C. (orgs). Arquitetura de uma ocupação. Orientação profissional: teoria e técnica. São Paulo: Vetor Editora (p. 387-406).

Rappaport, C. R. (1998). Escolhendo a profissão. São Paulo: Ática.

Serrão, M. & Baleeiro, M. C. (1999). Aprendendo a ser e a conviver (2a ed). São Paulo: FTD.

Soares, D. H. P.(1987). O jovem e a escolha profissional. Porto Alegre: Mercado Aberto.

Talavera, E. R., Liévano, B. M., Soto, N. M., Ferrer-Sama, P. & Hiebert, B. (2004). Competências Internacionais para orientadores educacionais e profissionais. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 5(1), pp. 1-14.

Taveira, M. C; Silva, J. T. (2008). Psicologia Vocacional: perspectivas para a intervenção. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Whitaker, D. (1997). Escolha da carreira e globalização. São Paulo: Moderna.
Pesquisas em Bases de dados, em geral, e em especial a Revista Brasileira de Orientação Profissional (textos completos disponíveis em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1679-3390&lng=pt&nrm=iso
 

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