Geral: Possibilitar aos alunos um espaço para refletirem sobre os diferentes tipos de questionamentos que estão enfrentando nos estágios profissionalizantes em diversas áreas, objetivando principalmente uma maior articulação e integração dessas práticas com os conhecimentos básicos que adquiriram no decorrer do curso de Psicologia. Ampliar a reflexão dos estudantes a respeito de aspectos éticos envolvidos em sua prática, favorecendo a construção de uma postura profissional na qual o diálogo, as discussões coletivas e as trocas com os pares sejam formas privilegiadas de enfrentamento das questões surgidas no exercício profissional. Específicos: Propiciar aos alunos a oportunidade de trazerem questões provenientes de sua prática de estágio, nas quais estão implicados conceitos básicos aprendidos durante o curso, convidando professores especialistas dos anos anteriores ou especialistas de fora da Faculdade, para discuti-las conjuntamente com a turma, de forma a favorecer aos estudantes uma maior integração entre os diferentes saberes aos quais tiveram acesso durante o curso e as dificuldades com que se deparam em sua prática profissional. Possibilitar um aprofundamento da discussão a respeito de aspectos éticos envolvidos na prática profissional do psicólogo, discutindo as diferentes formas de inserção do trabalho do psicólogo e a necessidade de constante atualização no conhecimento das normatizações estabelecidas pelo Conselho da categoria, bem como de documentos que discorram sobre direitos e deveres do cidadão, como as legislações acerca dos direitos das crianças e adolescentes, por exemplo. Propiciar uma discussão a respeito da necessária e por vezes difícil interação com outros profissionais, que os estudantes têm enfrentado durante os estágios, explorando as possibilidades de um efetivo trabalho interdisciplinar no exercício da profissão.
A disciplina representa um espaço para se refletir sobre os diferentes tipos de questionamentos que os alunos estão enfrentando nos estágios profissionalizantes em diversas áreas, objetivando principalmente uma maior articulação e integração dessas práticas.
O conteúdo dessa disciplina, conforme explicitado acima, deverá ser levantado junto aos alunos no início das aulas e no decorrer do curso. Inicialmente, serão retomadas para discussão as questões referentes ao desenvolvimento humano nas várias etapas de vida que se configuram na prática profissional dos estudantes em seus estágios. Os demais temas dependerão das questões que forem trazidas pelos estudantes, acrescidas de temas selecionados como relevantes pelo professor da disciplina e do agendamento de discussões com outros professores e especialistas a serem convidados.
A ser definida no decorrer da disciplina, a partir das questões levantadas.