Geral: Apresentar ao aluno a caracterização da área de Psicologia de Aprendizagem e suas aplicações. O conteúdo da disciplina envolverá os conceitos de análise do comportamento.Específicos: O aluno deve ser capaz de:1. Identificar conceitos, princípios e procedimentos empregados na análise das relações entre comportamento e meio ambiente.2. Realizar em laboratório experimentos que demonstrem os princípios aprendidos em aula.3. Identificar processos de aquisição de discriminações complexas e suas aplicações na área de aprendizagem de leitura.4. Analisar as pesquisas clássicas e recentes sobre aprendizagem animal e discutir suas limitações.
1. Introdução à Psicologia como Ciência1.1. Definição e Características da Ciência1.2. Características da Ciência1.3. Aspectos metodológicos da Psicologia como Ciência1.4. Etapas de roteiro de um plano de experimento em Psicologia e orientação para elaboração de relatórios2. Princípios de análise de Comportamento2.1. Condicionamento Pavloviano 2.1.1. Histórico e alguns exemplos 2.1.2. Principais elementos que devem ser levados em conta para o estudo da aquisição e da extinção do condicionamento 2.1.3. Fatores temporais e outros parâmetros de uma situação clássica de condicionamento 2.1.4 Exemplos, aplicações do conceito e principais interpretações 2.2. Comportamento Operante e Instrumental 2.2.1. Lei do Efeito; histórico e situação atual dos conceito 2.2.2. Aquisição e manutenção de uma resposta operante 2.2.3. Extinção 2.2.4. Variáveis relacionadas com o reforço: privação, magnitude e atraso do esforço e seus efeitos no comportamento 2.2.5. Manutenção do comportamento através de conseqüências positivas e/ou aversivas. 2.2.6. Controle aversivo: Fuga, Esquiva, Punição e Coesão.2.2.7. Esquemas de reforço; reforço contínuo, razão fixa e variável, intervalo fixo e variável, esquemas de reforçamento diferencial de diferentes taxas de freqüência de comportamento 2.2.8. Exemplos, aplicações práticas e uso atual dos esquemas em Psicologia2.3. Evolução e Comportamento2.4. Controle de estímulos 2.4.1. Discriminação e generalização de estímulos2.4.2. Aprendizagem de discriminações e aplicações sem erro2.4.3. Discriminações complexas, comparação com o modelo contraste comportamental e equivalência de estímulos.2.5. Aplicações práticas dos princípios básicos aprendidos em situações da vida diária.
FLAHERTY, C.F. Animal Larning and Cognition. Alfred A. Knopf, Nova Yorque, 1985.BALDWIN,D. E BALDWIN,J.J. Behavior Principles in everyday life, Univ.California Santa Barbara, 1986.KELLER. F. S. Aprendizagem: Teoria do reforço. Herder Editora, São Paulo, 1972.MILLENSON, J. R. Princípios de Análise do Comportamento. Coordenada - Editora Brasília, 1971.CARANIA, A. C. Aprendizagem: Comportamento, Linguagem e Cognição. ArTmed. Ed., Porto Alegre, 1999.