Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940163 - Psicologia Geral e Experimental I
General and Experimental Psychology I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2003 Desativação:

Objetivos
Geral: Apresentar ao aluno a caracterização da área de Psicologia de Aprendizagem e suas aplicações. O conteúdo da disciplina envolverá os conceitos de análise do comportamento.

Específicos: O aluno deve ser capaz de:

1. Identificar conceitos, princípios e procedimentos empregados na análise das relações entre comportamento e meio ambiente.
2. Realizar em laboratório experimentos que demonstrem os princípios aprendidos em aula.
3. Identificar processos de aquisição de discriminações complexas e suas aplicações na área de aprendizagem de leitura.
4. Analisar as pesquisas clássicas e recentes sobre aprendizagem animal e discutir suas limitações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3266847 - Andreia Schmidt
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1. Introdução à Psicologia como Ciência

1.1. Definição e Características da Ciência
1.2. Características da Ciência
1.3. Aspectos metodológicos da Psicologia como Ciência
1.4. Etapas de roteiro de um plano de experimento em Psicologia e orientação para elaboração de relatórios


2. Princípios de análise de Comportamento

2.1. Condicionamento Pavloviano
2.1.1. Histórico e alguns exemplos
2.1.2. Principais elementos que devem ser levados em conta para o estudo da aquisição e da extinção do condicionamento
2.1.3. Fatores temporais e outros parâmetros de uma situação clássica de condicionamento
2.1.4 Exemplos, aplicações do conceito e principais interpretações

2.2. Comportamento Operante e Instrumental

2.2.1. Lei do Efeito; histórico e situação atual dos conceito
2.2.2. Aquisição e manutenção de uma resposta operante
2.2.3. Extinção
2.2.4. Variáveis relacionadas com o reforço: privação, magnitude e atraso do esforço e seus efeitos no comportamento
2.2.5. Manutenção do comportamento através de conseqüências positivas e/ou aversivas.
2.2.6. Controle aversivo: Fuga, Esquiva, Punição e Coesão.
2.2.7. Esquemas de reforço; reforço contínuo, razão fixa e variável, intervalo fixo e
variável, esquemas de reforçamento diferencial de diferentes taxas de freqüência de comportamento
2.2.8. Exemplos, aplicações práticas e uso atual dos esquemas em Psicologia

2.3. Evolução e Comportamento

2.4. Controle de estímulos
2.4.1. Discriminação e generalização de estímulos
2.4.2. Aprendizagem de discriminações e aplicações sem erro
2.4.3. Discriminações complexas, comparação com o modelo contraste comportamental e equivalência de estímulos.

2.5. Aplicações práticas dos princípios básicos aprendidos em situações da vida diária.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas expositivas
2. Leitura prévia do material a ser discutido (ref. crédito- trabalho)
3. Discussões em sala de aula
4. Exercícios práticos realizados pelos alunos em laboratórios, com a elaboração de relatórios para cada um dos exercícios (crédito-trabalho)
5. O conteúdo de Análise do Comportamento em alguns semestres será apresentado em forma de passos, segundo o método de Ensino Programado Individualizado
Critério
O aluno será avaliado através de:

1. Prova escrita ao final do semestre - Peso 2.
2. Média das notas de relatórios de exercícios práticos - Peso 4
3. Completar todas as unidades do curso programado individualizado ou prova parcial - Peso 4

Nota final será a média ponderada.
Norma de Recuperação
O aluno que não completar todas as unidades no período regular deverá completar o curso, durante o período de férias subsequente, seguindo os mesmos critérios do desenvolvimento do programa.
 
Bibliografia
     
FLAHERTY, C.F. Animal Larning and Cognition. Alfred A. Knopf, Nova Yorque, 1985.
BALDWIN,D. E BALDWIN,J.J. Behavior Principles in everyday life, Univ.California Santa Barbara, 1986.
KELLER. F. S. Aprendizagem: Teoria do reforço. Herder Editora, São Paulo, 1972.
MILLENSON, J. R. Princípios de Análise do Comportamento. Coordenada - Editora Brasília, 1971.
CARANIA, A. C. Aprendizagem: Comportamento, Linguagem e Cognição. ArTmed. Ed., Porto Alegre, 1999.
 

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