8.1 Caracterizar a Psicologia da Educação como uma disciplina que visa contribuir, juntamente com outras disciplinas, para uma melhor compreensão e explicação dos fenômenos educativos.8.2 Analisar as dimensões teórica, conceitual, técnica e prática da psicologia no campo educacional e escolar.8.3 Propiciar uma visão ampla e crítica dos temas e problemas presentes nas agendas científicas e profissionais relacionados com a Psicologia da Educação.8.4 Analisar os alcances e as limitações da Psicologia da Educação na compreensão da educação escolar.8.4 Situar as proposições da Psicologia da Educação no marco de uma aproximação com outras áreas do saber, especialmente a Filosofia, a História, a Sociologia e a Antropologia.
A disciplina caracteriza dimensões teóricas e práticas no campo educacional e escolar, buscando desenvolver visão ampla dos problemas e limites relacionados a psicologia da educação, na compreensão da educação.
1. Desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e social: da primeira infância à adolescência.1.1 Os anos pré-escolares: processos cognitivos básicos; aquisição da linguagem; desenvolvimento social e da personalidade; desenvolvimento da função simbólica.1.2 Dos 6 aos 12 anos: processos cognitivos básicos, desenvolvimento social e moral; relações sociais na escola;1.3 Adolescência: desenvolvimento cognitivo e aprendizagem, desenvolvimento psico-social e psico-sexual; relações sociais na adolescência.1.4 Relações entre desenvolvimento e educação.2. As "teorias da aprendizagem": processos e princípios básicos para explicar a aprendizagem2.1 As teorias de Pavlov, Watson e Skinner2.2 A aprendizagem verbal significativa2.3 O processamento da informação e a aprendizagem escolar3. As fontes teóricas da concepção construtivista:3.1 A teoria genética do desenvolvimento intelectual.3.2 A teoria da assimilação e as condições para uma aprendizagem significativa.3.3 Significado e sentido na aprendizagem escolar.3.4 A teoria sociocultural do desenvolvimento e da aprendizagem.3.5 A associação entre erro e fracasso escolar.3.6 Possibilidades e limites da transposição do conhecimento psicológico para a prática educativa.4. As aprendizagens escolares fundamentais:4.1 A aprendizagem de conteúdos escolares: características, ampliação e diferenciação.4.2 A aprendizagem de fatos, conceitos e princípios.4.3 A aprendizagem de procedimentos.4.4 A aprendizagem de valores, normas e atitudes.4.5 O caráter integrado das aprendizagens escolares.5. Fatores psicossociais, relacionais e contextuais implicados na aprendizagem escolar:5.1 O papel das representações e expectativas na aprendizagem escolar.5.2 A interação professor-aluno.5.3 A interação entre alunos.5.4 (In) disciplina na escola: diferentes perspectivas de análise.5.5 Os processos de socialização e a relação família-escola.
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