Geral: Propiciar condições para que o aluno aprenda o modelo teórico Psicanalítico no estudo da Personalidade, reconhecendo as concepções iniciais e contemporâneas deste modelo.Específicos: Este modelo teórico será aprendido enquanto:a) uma expressão de concepção do homem;b) um corpo de conhecimento sobre estrutura, funcionamento, desenvolvimento e mudança de Personalidade;c) um modo de conceber saúde e doença mental;d) um referencial que conduz a um modo específico de avaliação e atuação em Psicologia.
I. Freud e os primórdios da Psicanálise2. Concepção da teoria psicanálitica sobre a formação da personalidade 2.1. Estrutura da Personalidade. O aparelho psíquico 2.2. Desenvolvimento da Personalidade Libido Diferenciação do aparelho psíquico 2.3. Dinâmica da Personalidade Funcionamento normal e patológico3. Casos ilustrativos da concepção freudiana sobre a formação da personalidade Caso 1 Caso 2II. Melanie Klein: o desenvolvimento das concepções psicanalíticas. 1. Instinto de vida e instinto de morte. 2. Novos desenvolvimentos à teoria estrutural: a composição e funcionamento do superego. 3. Conceito de fantasia 4. A posição esquizo-paranóide e a posição depressiva. 5. Mecanismo de defesa e o desenvolvimento da personalidade: projeção, introjeção, identificação e divisão. 6. Funcionamento normal e patológico.III. Teorias psicanalíticas contemporâneas: George Klein, Erik H. Erikson, Lowenstein. 1. A psicologia do ego 2. A união entre a psicanálise e a psicologia 3. A ênfase no funcionamento do ego: aspectos não defensivos e livres de conflito. 4. Pensamento e percepção: função adaptativa. 5. Validação experimental das hipóteses psicanalíticas 6. A teoria psicossocial do desenvolvimento.
HALL, C. e LINDZET, G. Teorias da Personalidade, S.P.; EPU, 1984.RAPPAPORT. C.B. (Coord.) Temas Básicos de Psicologia, S.P.: EPU, v. 7. 1984.PERVIN, L.A. Personalidade: Teoria,. avaliação e pesquisa. S.P. EPU, 1983.SEGAL, H. As idéias de Melanie Klein, S.P.; Cultrix. Ed. USP, 1983.SEGAL, H. Introduçåo à Obra de M. Klein. R.J. Imago, ed. 1975.