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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940189 - Psicologia da Personalidade IV
Personality Psychology IV

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Geral: Propiciar condições para que o aluno aprenda o modelo teórico Psicanalítico no estudo da Personalidade, reconhecendo as concepções iniciais e contemporâneas deste modelo.
Específicos: Este modelo teórico será aprendido enquanto:
a) uma expressão de concepção do homem;
b) um corpo de conhecimento sobre estrutura, funcionamento, desenvolvimento e mudança de Personalidade;
c) um modo de conceber saúde e doença mental;
d) um referencial que conduz a um modo específico de avaliação e atuação em Psicologia.
 
 
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
I.   Freud e os primórdios da Psicanálise
2. Concepção da teoria psicanálitica sobre a formação da personalidade
2.1. Estrutura da Personalidade.
O aparelho psíquico
2.2. Desenvolvimento da Personalidade Libido
Diferenciação do aparelho psíquico
2.3. Dinâmica da Personalidade
Funcionamento normal e patológico
3. Casos ilustrativos da concepção freudiana sobre a formação da personalidade
Caso 1
Caso 2
II. Melanie Klein: o desenvolvimento das concepções psicanalíticas.
1. Instinto de vida e instinto de morte.
2. Novos desenvolvimentos à teoria estrutural: a composição e funcionamento do
superego.
3. Conceito de fantasia
4. A posição esquizo-paranóide e a posição depressiva.
5. Mecanismo de defesa e o desenvolvimento da personalidade: projeção, introjeção,
identificação e divisão.
6. Funcionamento normal e patológico.
III. Teorias psicanalíticas contemporâneas: George Klein, Erik H. Erikson, Lowenstein.
1. A psicologia do ego
2. A união entre a psicanálise e a psicologia
3. A ênfase no funcionamento do ego: aspectos não defensivos e livres de conflito.
4. Pensamento e percepção: função adaptativa.
5. Validação experimental das hipóteses psicanalíticas
6. A teoria psicossocial do desenvolvimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Discussão em sala de aula dos textos básicos
- Seminários sobre temas específicos de cada uma das unidades do curso.
Critério
- Elaboração de um trabalho escrito, em grupo, sobre os seminários escolhido - Peso 1.
- Síntese individual de cada um dos autores estudados, contendo uma reflexão pessoal sobre a concepção de personalidade proposta pelo modelo estudado. Peso 1.
- Prova escrita sobre os temas estudados - Peso 2
A nota final será a média ponderada destas avaliações citadas acima.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita e/ou prova oral, sínteses de leituras, e/ou seminários, e/ou trabalhos escritos sobre o conteúdo da disciplina, no prazo previsto para regulamentação. Os alunos que ficarem para recuperação devem procurar o docente responsável pela disciplina para saberem qual critério será adotado.
 
Bibliografia
     
HALL, C. e LINDZET, G. Teorias da Personalidade, S.P.; EPU, 1984.
RAPPAPORT. C.B. (Coord.) Temas Básicos de Psicologia, S.P.: EPU, v. 7. 1984.
PERVIN, L.A. Personalidade: Teoria,. avaliação e pesquisa. S.P. EPU, 1983.
SEGAL, H. As idéias de Melanie Klein, S.P.; Cultrix. Ed. USP, 1983.
SEGAL, H. Introduçåo à Obra de M. Klein. R.J. Imago, ed. 1975.
 

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