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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940190 - Terapia Cognitivo-Comportamental I
Cognitive Behavioral Therapy I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
O ensino da Terapia Cognitivo-Comportamental tem por objetivo caracterizar e discutir aspectos teóricos e técnicos desta abordagem, bem como compreender a visão de homem e de mundo que embasa o fazer clínico desta perspectiva teórica.

Específicos:
a) Facilitar ao aluno a definição de uma postura profissional no campo da intervenção clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental;
b) Favorecer o treino na realização de entrevistas clínicas;
c) Prestar um serviço especializado à comunidade;
d) Possibilitar ao aluno o treino na realização de diagnósticos embasados no Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-IV-TR);
e) Capacitar o aluno a estabelecer diagnóstico diferencial e elaborar propostas de intervenção diferenciadas em Terapia Cognitivo-Comportamental para diferentes demandas clínicas;
f) Oferecer a oportunidade de conceitualização de caso, planejamento e intervenção em Terapia Cognitivo-Comportamental para pacientes adultos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6616283 - Carmem Beatriz Neufeld
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
9. Conteúdo: 
I. Histórico e fundamentos da Terapia Cognitivo-Comportamental
I.1 Histórico
I.2 Antecedentes filosóficos
I.3 Princípios

II. Modelo cognitivo
II.1 Pensamentos automáticos
II.2 Crenças intermediárias
II.3 Crenças centrais
II.4 Conceitualização cognitiva

III. Técnicas
III.1 Técnicas comportamentais
III.2 Técnicas cognitivas
III.3 Técnicas da aprendizagem social

IV. Prevenção de recaída
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) Aulas expositivas dialogadas
b) Discussões de textos em grupo
c) Estudos de casos
d) Seminários teórico-práticos
e) Atendimentos clínicos
f) Supervisões semanais dos atendimentos

Critério de seleção:
Apresentação de memorial justificando a identificação do candidato com a área. Análise do Currículo e do Histórico indicando a trajetória acadêmica curricular e extra-curricular do candidato. Entrevista individual com a finalidade de apreciar o grau de motivação e a identificação do aluno com a proposta de trabalho da Terapia Cognitivo-Comportamental desenvolvido nesta disciplina-estágio.
Critério
Aspectos teóricos: Desempenho do aluno no atendimento, refletindo seu conhecimento de princípios técnicos e teóricos que fundamentem sua forma de atuação. Avaliação individual, registrada a partir de participação argumentada, consciente e definida por conhecimentos adquiridos por meio de leituras e discussões. Esta avaliação se realiza no decorrer de todo o semestre letivo e compreende a participação efetiva observada por meio de:
- domínio do conteúdo (embasamento teórico, coerência e consistência das colocações)
- busca de informação (ampliação de fontes informativas, necessidade de buscar novos conhecimentos, interesse)
- capacidade de argumentação (assimilação de conhecimentos, capacidade de utilização dos mesmos de forma crítica)

Aspectos práticos: Avaliação de cada aluno individualmente. Os aspectos a serem considerados dizem respeito à conduta responsável dos atendimentos apreendida por meio de:
- Compromisso com o exercício das atividades (presença nas supervisões, disponibilidade para discutir, participação em discussões que não dizem respeito ao atendimento próprio, mas envolvam seus colegas, desejo de contribuir e colaborar fazendo indagações, propondo reflexão).
- Conduta responsável com o cliente (respeito à situação de cada cliente, cumprimento dos horários, não cancelando atendimentos sem justa causa, zelando por todo o material referente ao cliente)
- Conduta responsável com os recursos materiais do CPA, da docente e dos colegas
- Relatórios dos trabalhos realizados (transparecendo um exercício efetivo de reflexão sobre a atuação)

Aspectos éticos: Avaliação de cada aluno na observância dos preceitos do Código de Ética Profissional.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação devido ao caráter prático da disciplina, exigindo a realização de atividades de atendimento durante todo o período.
 
Bibliografia
     
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Rangé, B. P., Falcone, E. M. de O., & Sardinha, A. (2007) História e panorama atual das terapias cognitivas no Brasil. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 3 (3), pp.
Salkovskis, P. M. (2005). Fronteiras da terapia cognitiva. São Paulo: Casa do psicólogo.
Gray, G. (2004). Psiquiatria baseada em evidencias. Porto Alegre: Artmed.
Young, J. (2003). Terapia cognitiva para transtornos de personalidade: Uma abordagem focada no esquema. Porto Alegre: Artmed.
 

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