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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940200 - Psicologia e Educação
Psychology and Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Gerais:
Apresentar e discutir, com base em teorias psicológicas, os principais temas e questões educacionais, contemplando as possíveis contribuições (e limitações) do conhecimento psicológico para a análise e intervenção na área educacional.
Específicos:
Oferecer subsídios teóricos capazes de embasar a atuação profissional do psicólogo em instituições educacionais
Proporcionar uma experiência inicial de contato e reflexão sobre as práticas educativas escolares, fundamentada no conhecimento psicológico
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2054050 - Sylvia Domingos Barrera
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
Unidade I: Teorias psicológicas e Educação
- Relações entre Psicologia e Educação: contribuições e limitações da aplicação do conhecimento psicológico à Educação
- Abordagens clássicas em psicologia e suas concepções de homem, mundo e educação: behaviorismo e humanismo
- Teorias cognitivas da aprendizagem: a teoria da aprendizagem verbal significativa e a abordagem do processamento de informação
- Abordagens interacionistas em Psicologia: contribuições da epistemologia genética e da abordagem sócio-histórica para a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem
- Construtivismo: vertente epistemológica, psicológica e educacional

Unidade II: Temas básicos em educação
- Inteligência, motivação e desempenho escolar: uma abordagem cognitiva
- Criatividade e educação
- Relações interpessoais e desempenho escolar: o papel da interação prof. x aluno e da interação entre alunos na aprendizagem escolar
- Desenvolvimento moral: as teorias de Piaget e Kohlberg

Unidade III: Questões educacionais atuais
- Fracasso escolar: uma análise crítica das dificuldades de aprendizagem
- Indisciplina e violência escolar
- Avaliação educacional: a progressão continuada em questão
- A escola inclusiva: pressupostos e problematização
- Os temas transversais e a formação integral do aluno

Estágio Básico:
Os alunos deverão realizar, primordialmente, atividades de observação em instituições escolares do Ensino Básico, as quais deverão subsidiar a discussão e reflexão sobre as práticas educativas e os problemas observados, fundamentadas nos conceitos e abordagens teóricas estudadas na disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- aulas expositivas dialogadas;
- discussão de textos e filmes em grupo e/ou em pequenos grupos;
- seminários;
- discussão/supervisão das atividades práticas realizadas.
Critério
Critérios de avaliação de aprendizagem:
1. Seminários realizados em grupos;
2. Trabalhos entregues durante a disciplina;
3. Relatório de estágio
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita sobre o conteúdo teórico da disciplina. A nota final será a média aritmética das notas (variando de zero a dez) obtidas no período regulamentar e na recuperação.
Obs: A aprovação na disciplina está condicionada à realização da atividade de estágio.
 
Bibliografia
     
ALENCAR, E. S. Psicologia da Criatividade. Porto Alegre: Artes Medicas, 1986.
________________ Como desenvolver o potencial criador: um guia para liberação
criatividade em sala de aula. Petrópolis, Vozes, 1997.
AQUINO, J. G.(org.) Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus, 1996.
_______.(org.) Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus, 1997.
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FOULIN, J. N.& MOUCHON, S. Psicologia da Educação. Porto Alegre, Artmed, 1998.
GARDNER, H. Inteligências múltiplas. Porto Alegre. Artes Médicas, 1996.
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PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2000.
PAULA, F. V. de & D’ÁUREA-TARDELI, D. (Orgs.) Violência na escola e da escola: desafios contemporâneos à Psicologia da Educação. São Bernardo do Campo, Universidade Metodista de S. Paulo, 2009.
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PFROMM NETTO, S. A aprendizagem como processamento de informação. In: Psicologia da Aprendizagem e do Ensino. São Paulo: EPU, 1987. Cap. 6, p. 79-109.
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VYGOTSKI, L. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1984.
WADSWORTH, B.J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 5ª. Ed. São Paulo: Pioneira, 2003.
WITTER, G.P. & LOMÔNACO, J.F.B. Psicologia da Aprendizagem. Temas Básicos de Psicologia. São Paulo: EPU, 1984.
 

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