Gerais: Apresentar e discutir, com base em teorias psicológicas, os principais temas e questões educacionais, contemplando as possíveis contribuições (e limitações) do conhecimento psicológico para a análise e intervenção na área educacional.Específicos: Oferecer subsídios teóricos capazes de embasar a atuação profissional do psicólogo em instituições educacionaisProporcionar uma experiência inicial de contato e reflexão sobre as práticas educativas escolares, fundamentada no conhecimento psicológico
Unidade I: Teorias psicológicas e Educação- Relações entre Psicologia e Educação: contribuições e limitações da aplicação do conhecimento psicológico à Educação - Abordagens clássicas em psicologia e suas concepções de homem, mundo e educação: behaviorismo e humanismo- Teorias cognitivas da aprendizagem: a teoria da aprendizagem verbal significativa e a abordagem do processamento de informação- Abordagens interacionistas em Psicologia: contribuições da epistemologia genética e da abordagem sócio-histórica para a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem - Construtivismo: vertente epistemológica, psicológica e educacionalUnidade II: Temas básicos em educação- Inteligência, motivação e desempenho escolar: uma abordagem cognitiva- Criatividade e educação- Relações interpessoais e desempenho escolar: o papel da interação prof. x aluno e da interação entre alunos na aprendizagem escolar- Desenvolvimento moral: as teorias de Piaget e KohlbergUnidade III: Questões educacionais atuais- Fracasso escolar: uma análise crítica das dificuldades de aprendizagem- Indisciplina e violência escolar- Avaliação educacional: a progressão continuada em questão- A escola inclusiva: pressupostos e problematização- Os temas transversais e a formação integral do alunoEstágio Básico: Os alunos deverão realizar, primordialmente, atividades de observação em instituições escolares do Ensino Básico, as quais deverão subsidiar a discussão e reflexão sobre as práticas educativas e os problemas observados, fundamentadas nos conceitos e abordagens teóricas estudadas na disciplina.
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