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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940214 - Gestão de Carreira I
Career Management I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: (1) discutir questões relativas ao desenvolvimento da carreira e da identidade profissional do psicólogo; (2) determinar objetivos futuros para a sua vida acadêmica e profissional; e (3) ensaiar, de modo protegido, a execução de tais objetivos, a partir de um plano integrado e refletido de ação. Visa, ainda, criar oportunidades aos universitários (psicólogos)  para aumentarem o seu autoconhecimento, a capacidade de planejamento e decisão pessoal sobre a carreira, bem como o conhecimento das oportunidades de formação avançada na universidade e de obtenção e criação de emprego em diferentes contextos e cenários de intervenção do psicólogo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90714 - Regina Helena Lima Caldana
 
Programa Resumido
A disciplina situa-se na interface entre a psicologia do trabalho e a orientação profissional. Apresenta as principais concepções sobre carreira, modelos e questões contemporâneas na gestão e administração da carreira articulado com o projeto de vida.
 
 
 
Programa
·	Carreira: o estado da arte.
· Modelos de planejamento de carreira
· Trabalho e carreira profissional no mundo contemporâneo
· Educação para a carreira
· Identidade profissional
· Processos seletivos organizacionais, concursos públicos e trabalho autônomo
· Habilidade, qualificação e competência
· Políticas Públicas em Educação, Trabalho e Carreira.
· Desenvolvimento do mercado de trabalho para o psicólogo
· Projeto de Vida e de Carreira
· Gestão pessoal da carreira no Ensino Superior
 
 
 
Avaliação
     
Método
Métodos utilizados:
1. Aulas expositivas ministradas pelo professor e convidados.
2. Discussão de textos, visando fomentar a participação do aluno com a finalidade de propiciar o estabelecimento relações entre as várias proposições apresentadas por diferentes autores e diferentes abordagens.
3. Vivências em orientação de carreira.
4. Seminários realizados pelos alunos.
5. Estudos de casos.
Critério
Critérios de avaliação de aprendizagem:
A nota final será a média aritmética das seguintes avaliações:
1. Avaliação escrita individual sobre as unidades de conteúdo, que poderá ser realizada em etapas (Peso 2)
2. Avaliação do trabalho escrito e dos estudos de caso (Peso 1)

Norma de Recuperação
Domínio do conteúdo básico verificado através da realização de uma prova escrita (ou trabalho) sobre o conteúdo da disciplina, dentro do prazo previsto pela regulamentação. Os alunos que ficarem de recuperação devem procurar o docente responsável pela disciplina para agendar a data da prova, respeitando o prazo previsto pela regulamentação.
 
Bibliografia
     
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