Geral: Apresentar as concepções que abordam a Subjetividade como produzida em um meio institucional em suas implicações para a educação e as práticas do Psicólogo Escolar delas decorrentes.Específicos: levar os alunos a:a - Caracterizar a instituição educacional como dispositivo disciplinar e suas implicações para a Psicologia Escolar;b – Analisar a instituição educacional a partir do estudo de seu cotidiano;c - Mostrar as contribuições que tal profissional pode dar, discutindo exemplos de atuação.;d - Discutir as diferentes práticas possíveis do psicólogo na Instituição Escolar.
A instituição educacional como dispositivo disciplinar e suas implicações para uma Psicologia Escolar Institucional. Psicologia, Educação e a Abordagem do Cotidiano Escolar: etnografia e suas contribuições. Práticas Institucionais em Psicologia Escolar. Psicologia e Políticas Públicas atuais em Educação. Orientação à queixa escolar: da visão tradicional à escola enquanto espaço de desenvolvimento, aprendizagem e saúde mental.
I - A instituição educacional como dispositivo disciplinar e suas implicações para uma Psicologia Escolar Institucional: fundamentosa) A perspectiva pós-estruturalista na compreensão dos processos de subjetivação;b) Os dispositivos disciplinares da vigilância hierárquica, da normalização e do exame e suas implicações para a atuação do psicólogo escolar e;c) A passagem da sociedade disciplinar para a sociedade de controle e suas implicações para a Educação e a atuação do psicólogo escolar.II - Psicologia, Educação e a Abordagem do Cotidiano Escolar:a)Etnografia e abordagem da vida cotidiana: fundamentos;b) Perspectiva etnográfica aplicada à Educação e; c) Algumas contribuições da Psicologia Escolar a partir de estudos etnográficos sobre vida escolar cotidiana contemporânea.III – Práticas Institucionais em Psicologia Escolar:a) O Psicólogo escolar e a formação de professores;b) A atuação do psicólogo escolar em contextos educativos não formais;c) Psicologia Escolar e práticas de promoção da saúde e; d) Práticas de atendimento em psicologia e a atuação em instituições no campo da assistência social; direitos humanos e proteção da criança e do adolescente.IV- Psicologia e Políticas Públicas atuais em Educação:a) O que são políticas públicas;b) Políticas públicas em educação;c) Inclusão de alunos leis, procedimentos e dificuldades e;d) atuação do psicólogo frente às demandas das políticas públicas.V- Orientação à queixa escolar:a) Apresentando a queixa escolar e sua clientela;b) Sociedade, instituição e queixa escolar;c)Possibilidades de atendimento;d) Mediação e aprendizagem e;e )Avaliação assistida- conceito, aplicações e interpretações.Estágio Básico: o aluno deverá realizar atividades de observação, entrevistas e análise documental com vista a uma compreensão do cotidiano escolar e a caracterização do funcionamento de uma instituição educacional.
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