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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940215 - Educação e Subjetividade
Education and Subjectivity

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Geral: Apresentar as concepções que abordam a Subjetividade como produzida em um meio institucional em suas implicações para a educação e as práticas do Psicólogo Escolar delas decorrentes.
Específicos: levar os alunos a:
a - Caracterizar a instituição educacional como dispositivo disciplinar e suas implicações para a Psicologia Escolar;
b – Analisar a instituição educacional a partir do estudo de seu cotidiano;
c - Mostrar as contribuições que tal profissional pode dar, discutindo exemplos de atuação.;
d - Discutir as diferentes práticas possíveis do psicólogo na Instituição Escolar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90714 - Regina Helena Lima Caldana
 
Programa Resumido
A instituição educacional como dispositivo disciplinar e suas implicações para uma Psicologia Escolar Institucional. Psicologia, Educação e a Abordagem do Cotidiano Escolar: etnografia e suas contribuições. Práticas Institucionais em Psicologia Escolar. Psicologia e Políticas Públicas atuais em Educação. Orientação à queixa escolar: da visão tradicional à escola enquanto espaço de desenvolvimento, aprendizagem e saúde mental.
 
 
 
Programa
I - A instituição educacional como dispositivo disciplinar e suas implicações para uma Psicologia Escolar Institucional: fundamentos
a) A perspectiva pós-estruturalista na compreensão dos processos de subjetivação;
b) Os dispositivos disciplinares da vigilância hierárquica, da normalização e do exame e suas implicações para a atuação do psicólogo escolar e;
c) A passagem da sociedade disciplinar para a sociedade de controle e suas implicações para a Educação e a atuação do psicólogo escolar.

II - Psicologia, Educação e a Abordagem do Cotidiano Escolar:
a)Etnografia e abordagem da vida cotidiana: fundamentos;
b) Perspectiva etnográfica aplicada à Educação e;
c) Algumas contribuições da Psicologia Escolar a partir de estudos etnográficos sobre vida escolar cotidiana contemporânea.

III – Práticas Institucionais em Psicologia Escolar:
a) O Psicólogo escolar e a formação de professores;
b) A atuação do psicólogo escolar em contextos educativos não formais;
c) Psicologia Escolar e práticas de promoção da saúde e;
d) Práticas de atendimento em psicologia e a atuação em instituições no campo da assistência social; direitos humanos e proteção da criança e do adolescente.

IV- Psicologia e Políticas Públicas atuais em Educação:
a) O que são políticas públicas;
b) Políticas públicas em educação;
c) Inclusão de alunos leis, procedimentos e dificuldades e;
d) atuação do psicólogo frente às demandas das políticas públicas.

V- Orientação à queixa escolar:
a) Apresentando a queixa escolar e sua clientela;
b) Sociedade, instituição e queixa escolar;
c)Possibilidades de atendimento;
d) Mediação e aprendizagem e;
e )Avaliação assistida- conceito, aplicações e interpretações.

Estágio Básico: o aluno deverá realizar atividades de observação, entrevistas e análise documental com vista a uma compreensão do cotidiano escolar e a caracterização do funcionamento de uma instituição educacional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Métodos utilizados
- aulas expositivas;
- discussão de textos em grupos em pequenos grupos;
- discussões gerais com todos os alunos em grupo;
- estudo dirigido;
- seminários.
Critério
Critérios de avaliação de aprendizagem:
1. Seminários: realizados em grupos;
2. Trabalho final da disciplina.
3. Relatório final do estágio.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita sobre o conteúdo teórico da disciplina. A nota final será a média aritmética das notas (variando de zero a dez) obtidas no período regulamentar e na recuperação.
Obs: A aprovação na disciplina está condicionada à realização da atividade de estágio.
 
Bibliografia
     
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ZANATTA DA ROS, S. Pedagogia e mediação em Reuven Feuerstein: o processo de mudança em adultos com história de deficiência. São Paulo: Pleuxus editora, 2002.
 

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