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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940217 - Abordagem Cognitivo-Comportamental em Grupos II
Cognitive Behavioral Group Therapy II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Geral: 
O ensino da Abordagem Cognitivo-Comportamental em Grupos tem por objetivo caracterizar e discutir aspectos teóricos e técnicos desta abordagem aplicados para intervenção em grupos com diferentes demandas e formatos metodológicos, dando continuidade ao trabalho realizado na disciplina de Abordagem Cognitivo-Comportamental em Grupos I.
Específicos:
a) Oferecer a oportunidade de conceitualização de demandas grupais, planejamento e intervenção Cognitivo-Comportamental para grupos.
b) oportunizar ao aluno a intervenção em grupos terapêuticos e de prevenção e promoção de saúde;
c) Prestar um serviço especializado à comunidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6616283 - Carmem Beatriz Neufeld
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
I. TCC em grupos
II. THS
III. Orientação de pais
IV. TCC em grupos terapêuticos
V. TCC em grupos de apoio
VI. TCC em grupos de treinamento
VII. TCC em grupos de promoção e prevenção de saúde
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) Aulas expositivas dialogadas
b) Discussões de textos em grupo
c) Estudos de casos clínicos
d) Seminários teórico-práticos
e) Atendimentos clínicos
f) Supervisões semanais dos atendimentos
Critério
Critérios de avaliação de aprendizagem:
Aspectos teóricos: Desempenho do aluno no atendimento, refletindo seu conhecimento de princípios técnicos e teóricos que fundamentem sua forma de atuação. Avaliação individual, registrada a partir de participação argumentada, consciente e definida por conhecimentos adquiridos por meio de leituras e discussões. Esta avaliação se realiza no decorrer de todo o semestre letivo e compreende a participação efetiva observada por meio de:
- domínio do conteúdo (embasamento teórico, coerência e consistência das colocações)
- busca de informação (ampliação de fontes informativas, necessidade de buscar novos conhecimentos, interesse)
- capacidade de argumentação (assimilação de conhecimentos, capacidade de utilização dos mesmos de forma crítica)

Aspectos práticos: Avaliação de cada aluno individualmente. Os aspectos a serem considerados dizem respeito à conduta responsável dos atendimentos apreendida por meio de:
- Compromisso com o exercício das atividades (presença nas supervisões, disponibilidade para discutir, participação em discussões que não dizem respeito ao atendimento próprio, mas envolvam seus colegas, desejo de contribuir e colaborar fazendo indagações, propondo reflexão).
- Conduta responsável com o cliente (respeito à situação de cada cliente, cumprimento dos horários, não cancelando atendimentos sem justa causa, zelando por todo o material referente ao cliente)
- Conduta responsável com os recursos materiais do CPA, da docente e dos colegas
- Relatórios dos trabalhos realizados (transparecendo um exercício efetivo de reflexão sobre a atuação)

Aspectos éticos: Avaliação de cada aluno na observância dos preceitos do Código de Ética Profissional.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação devido ao caráter prático da disciplina, exigindo a realização de atividades de atendimento durante todo o período.
 
Bibliografia
     
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Salkovskis, P. M. (2005). Fronteiras da terapia cognitiva. São Paulo: Casa do psicólogo.
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