Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940221 - Análise Funcional do Comportamento
Functional Analysis of Behavior

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Gerais: Discutir a análise funcional do comportamento como ferramenta de trabalho derivada da Análise Experimental do Comportamento e suas aplicações em diferentes ambientes de intervenção.

Específicos: Os alunos deverão, no final da disciplina, ser capazes de:
a) Discutir as bases filosóficas que fundamentam a Análise do Comportamento, assim como os princípios teóricos que norteiam a sua ação e as práticas decorrentes.
b) Conceituar a contingência de três termos e identificar esse conceito como a ferramenta básica para a intervenção dentro desta perspectiva teórica.
c) Analisar situações práticas sob a ótica da Análise do Comportamento Aplicada nos diferentes espaços do fazer do Psicólogo.
d) Analisar e definir a multideterminação do comportamento em termos de relações funcionais entre o indivíduo e seu ambiente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3266847 - Andreia Schmidt
 
Programa Resumido
A disciplina discute a aplicação dos princípios de aprendizagem descritos para Análise do Comportamento na análise funcional de situações práticas. Também propõe a discussão de intervenções com base nesses princípios.
 
 
 
Programa
- Fundamentos filosóficos da Análise do Comportamento: o Behaviorismo Radical.
- Princípios básicos de aprendizagem operante.
- O conceito de contingência e sua implicação para a análise funcional do comportamento.
- Análise do comportamento aplicada: a análise funcional como ferramenta de intervenção em diferentes contextos aplicados.
- Estudos de caso dentro de uma perspectiva analítico-funcional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) Aulas expositivas
b) Leitura e discussão de textos (ref. crédito - trabalho)
c) Exercícios em classe de análise funcional
Critério
A avaliação será feita por meio de provas sobre os conteúdos estudados
Norma de Recuperação
Prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Abreu-Rodrigues, J., & Ribeiro, M.R. (2005). Análise do Comportamento: Pesquisa, teoria e aplicação. Porto Alegre: Artmed.
Banaco, R. A. (Org.). (1997). Sobre comportamento e cognição: Aspectos teóricos, metodológicos e de formação em análise do comportamento e terapia cognitivista (Vol. 1). São Paulo: Arbytes.
Catania, A.C. (1999). Aprendizagem: Comportamento, linguagem e cognição. Porto Alegre: Artmed.
Matos, M. A. (1999). Análise funcional do comportamento. Estudos de Psicologia, 16, 8-18.
Tourinho, E.Z., & de Luna, S.V. (2010). Análise do comportamento: Investigações históricas, conceituais e aplicadas. São Paulo: Roca.
Zamignani, D. R. (Org.). (1997). Sobre comportamento e cognição: A aplicação da análise do comportamento e da terapia cognitivo-comportamental no hospital geral e nos transtornos psiquiátricos. São Paulo: Arbytes.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940221

Clique para consultar o oferecimento para 5940221

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP