Geral: A disciplina visa propiciar ao aluno condições para reflexão sobre certos aspectos do relacionamento humano e, mais especificamente, de uma relação de ajuda.Específico: 1. Definir o termo aconselhamento psicológico e delimitar seu campo.2. Identificar algumas características básicas - habilidades interpessoais - do profissional psicólogo que favorecem o estabelecimento e manutenção de uma relação de ajuda, independente de abordagens teóricas e de páreas de atuação3. Identificar algumas das características básicas (inclusas no item 2), como essenciais para o estabelecimento e manutenção de relacionamentos interpessoais efetivos.
PARTE I - Caracterização da área: 1. Histórico e conceituação2. Campo do aconselhamento psicológico - aconselhamento e entrevista - aconselhamento e orientação educacional - aconselhamento e psicologia organizacional - aconselhamento e psicoterapia - caracterização do campo no Brasil3. Aconselhamento diretivo e não diretivo (centrado na pessoa) - vivência 1: auto-percepção da maneira de responder ao outro(individual).PARTE II - Características pessoais do profissional e estabelecimento de relações de ajuda:1. Questões básicas em aconselhamento e psicoterapia - suposições filosóficas sobre o homem e as várias abordagens; possibilidade de certa integração entre as abordagens com relação a finalidades, procedimentos e relação profissional-cliente.2. Questões éticas em aconselhamento e psicoterapia - responsabilidades do profissional; os valores e a filosofia de vida do profissional; a personalidade e as necessidades do profissional .3. O terapeuta como pessoa - autenticidade, empatia, maturidade emocional e concepção positiva sobre o homem e compreensão de si; auto-revelação; pessoas terapêuticas; psicoterapia para o profissional.4. Comunicação verbal, não verbal e para-verbal - Vivência 2: auto-percepçäo da maneira de se relacionar (individual / dupla)5. Comportamentos de prestar atenção: base para ouvir eficientemente o outro - expressões faciais (olhar direto, animação das expressões faciais e meneios da cabeça); posições e movimentações corporais; respostas verbais. - vivência 3: percepção da influência do contato visual (dupla)6. Comportamentos verbais: questões abertas e fechadas , encorajamento mínimo e parafraseado.7. Conteúdo cognitivo e afetivo na comunicação do cliente: conceituarão; efeito do foco em um só conteúdo; tipos de resposta do profissional. - Vivência 4: atenção a pensamentos e sentimentos de si e do parceiro (dupla).8. Relacionamento humano / condições para estabelecimento do relacionamento terapêutico: empatia, autenticidade e consideração incondicional9. O silêncio. - Vivência 5: ouvir o outro em silêncio relativo
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