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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940308 - Aconselhamento Psicologico
Counseling Psychological

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Geral: A disciplina visa propiciar ao aluno condições  para reflexão sobre certos aspectos do relacionamento humano e, mais especificamente, de uma relação de ajuda.
Específico:
1. Definir o termo aconselhamento psicológico e delimitar seu campo.
2. Identificar algumas características básicas - habilidades interpessoais - do profissional psicólogo que favorecem o estabelecimento e manutenção de uma relação de ajuda, independente de abordagens teóricas e de páreas de atuação
3. Identificar algumas das características básicas (inclusas no item 2), como essenciais para o estabelecimento e manutenção de relacionamentos interpessoais efetivos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
67572 - Mara Ignez Campos de Carvalho
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
PARTE I - Caracterização da área:

1. Histórico e conceituação
2. Campo do aconselhamento psicológico
- aconselhamento e entrevista
- aconselhamento e orientação educacional
- aconselhamento e psicologia organizacional
- aconselhamento e psicoterapia
- caracterização do campo no Brasil

3. Aconselhamento diretivo e não diretivo (centrado na pessoa)
- vivência 1: auto-percepção da maneira de responder ao
outro(individual).

PARTE II - Características pessoais do profissional e estabelecimento de relações de ajuda:

1. Questões básicas em aconselhamento e psicoterapia - suposições filosóficas sobre o homem e as várias abordagens; possibilidade de certa integração entre as abordagens com relação a finalidades, procedimentos e relação profissional-cliente.
2. Questões éticas em aconselhamento e psicoterapia - responsabilidades do profissional; os valores e a filosofia de vida do profissional; a personalidade e as necessidades do profissional .
3. O terapeuta como pessoa - autenticidade, empatia, maturidade emocional e concepção positiva sobre o homem e compreensão de si; auto-revelação; pessoas terapêuticas; psicoterapia para o profissional.
4. Comunicação verbal, não verbal e para-verbal
- Vivência 2: auto-percepçäo da maneira de se relacionar (individual / dupla)
5. Comportamentos de prestar atenção: base para ouvir eficientemente o outro - expressões faciais (olhar direto, animação das expressões faciais e meneios da cabeça); posições e movimentações corporais; respostas verbais.
- vivência 3: percepção da influência do contato visual (dupla)
6. Comportamentos verbais: questões abertas e fechadas , encorajamento mínimo e parafraseado.
7. Conteúdo cognitivo e afetivo na comunicação do cliente: conceituarão; efeito do foco em um só conteúdo; tipos de resposta do profissional.
- Vivência 4: atenção a pensamentos e sentimentos de si e do parceiro (dupla).
8. Relacionamento humano / condições para estabelecimento do relacionamento terapêutico: empatia, autenticidade e consideração incondicional
9. O silêncio.
- Vivência 5: ouvir o outro em silêncio relativo
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aula expositiva / palestras de profissionais
2. Leitura e discussão de textos
3. Vivências (exercícios)
a) realização de vivências (individual e em dupla)
b) discussão das vivências com o parceiro e geral
c) entrega por escrito de um resumo individual: após a execução de cada vivência
Critério

A nota final será a média ponderada dos ítens seguintes:

1. A docente efetuará uma avaliação de cada aluno, com base nos seguintes itens: a) participação nas aulas (leituras realizadas e discussões; pontualidade e permanência); b) freqüência de exercícios efetuados, com entrega de resumos - Peso 3.
2. Auto-avaliaçäo - Em itens propostos pela docente, o aluno se dará uma nota de 0 a 10 em cada um deles, justificando esta nota; deverá realizar no final a média aritmética de suas notas - Peso 7.

OBSERVAÇÃO: A docente fará uma comparação entre a sua nota e a dada pelo aluno: a) ao se constatar uma diferença, seja superior ou inferior à nota da docente, de 1,5 ponto no mínimo será efetuada uma entrevista com o aluno para discussão deste aspecto; b) nos casos de discrepâncias inferiores a 1,5 ponto (superior ou inferior à nota do docente), será efetuada uma média ponderada entre as notas da docente e do aluno.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação devido ao caráter prático da disciplina, exigindo a realização de atividades durante todo o período.
 
Bibliografia
     
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