Geral: O curso visa introduzir o estudo da Psicopatologia, apresentando e discutindo os principais discursos que constroem sentidos na área. Introduzir a semiologia psiquiátrica, caracterizando as funções mentais e suas alterações. Discutir os diferentes modelos de atenção em saúde mental e refletir sobre a atuação do psicólogo na área.Específicos: Ao final do curso o aluno deve estar apto a:- Reconhecer as mudanças ocorridas ao longo do tempo no campo da Psicopatologia. - Descrever como os diferentes discursos compreendem e constroem sentidos para o campo da Psicopatologia. - Manejar os sistemas de classificação diagnósticas utilizados na atualidade. - Realizar uma avaliação clínica e o exame do estado mental. - Conhecer a organização da rede assistencial em saúde mental. - Reconhecer as diferentes possibilidades de atuação do psicólogo no campo da Psicopatologia.
1. Introdução ao estudo da Psicopatologia: 1.1 Definição1.2 Conceito de normalidade1.3 Diferentes discursos que constroem sentidos e práticas no campos da psicopatologia1.4 Princípios do diagnóstico1.5 Sistemas de classificação e diagnóstico1.6. Diagnóstico Multiaxial 1.7 Instrumentos de Rastreamento de Sinais e Sintomas1.8 Contribuições de outras áreas do conhecimento2. Avaliação Clínica e Exame do Estado Mental2.1 A entrevista e a construção da história na clínica psiquiátrica2.2 Consciência e suas alterações2.3 Atenção e concentração e suas alterações2.4 Orientação e suas alterações2.5 Vivências de tempo e espaço e suas alterações2.6 Sensopercepção e suas alterações2.7 Memória e suas alterações2.8 Capacidade Intelectual2.9 Afeto e suas alterações2.10 Pensamento e suas alterações2.11 Juízo Crítico e suas alterações2.12 Linguagem e suas alterações2.13 A vontade e suas alterações 3. Modelos de atenção em saúde mental3.1 Reforma Psiquiátrica3.2 Organização da rede de atenção em saúde mental3.3 Práticas psicológicas no contexto da psicopatologia
CAMPOS, R.O. Clínica: a palavra negada – sobre as práticas clínicas nos serviços substitutivos de Saúde Mental. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 25, n. 58, p. 98-111, maio/ago. 2001CHENIAUX, E. Manual de Psicopatologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.DALAGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2000.DSM-IV-TR. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais.Porto Alegre: ARTMED, 2004. GABBARD, G.O. Psiquiatria Psicodinâmica na prática clínica. 4ª Ed. Porto Alegre: Artmed. 2005.HOLMES, D. S. Psicologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 1997.JASPERS, K. Psicopatologia geral. 2vol. Rio de janeiro, Atheneu, 1987MACKINNON, R.A.; MICHELS, R.; BUCKLEY, P. A entrevista psiquiátrica na prática clínica. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.MATOS, E.G.; MATOS, T.M.G.; MATOS, G.M.G. A importância e as limitações do uso do DSM-IV na prática clínica. Rev Psiquiatr RS; vol. 27, n.3, p.312-318, 2005.MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde mental e atenção básica: o vínculo e o dialogo necessários. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas - Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.PAIM, I. História de Psicopatologia. São Paulo: EPU, 1993.SADOCK, B.J.; SADOCK, V.A. Compêndio de Psiquiatria. 9ª Ed. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2007.SPITZER, R.L. et al. DSM-IV-TR – Casos clínicos – especialistas contam como tratam seus pacientes. 2ª. Ed. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2008.ZUARDI, A.W.; LOUREIRO, S.R. Semiologia Psiquiátrica. Medicina, Ribeirão Preto, vol. 29, p.44-53, 1996.