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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940309 - Psicopatologia Geral I
General Psychopathology I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Geral: O curso visa introduzir o estudo da Psicopatologia, apresentando e discutindo os principais discursos que constroem sentidos na área. Introduzir a semiologia psiquiátrica, caracterizando as funções mentais e suas alterações. Discutir os diferentes modelos de atenção em saúde mental e refletir sobre a atuação do psicólogo na área.
Específicos:
Ao final do curso o aluno deve estar apto a:
- Reconhecer as mudanças ocorridas ao longo do tempo no campo da Psicopatologia.
- Descrever como os diferentes discursos compreendem e constroem sentidos para o campo da Psicopatologia.
- Manejar os sistemas de classificação diagnósticas utilizados na atualidade.
- Realizar uma avaliação clínica e o exame do estado mental.
- Conhecer a organização da rede assistencial em saúde mental. - Reconhecer as diferentes possibilidades de atuação do psicólogo no campo da Psicopatologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
193820 - Clarissa Mendonça Corradi Webster
 
Programa Resumido
 
 
 
 
Programa
1. Introdução ao estudo da Psicopatologia: 
1.1 Definição
1.2 Conceito de normalidade
1.3 Diferentes discursos que constroem sentidos e práticas no campos da psicopatologia
1.4 Princípios do diagnóstico
1.5 Sistemas de classificação e diagnóstico
1.6. Diagnóstico Multiaxial
1.7 Instrumentos de Rastreamento de Sinais e Sintomas
1.8 Contribuições de outras áreas do conhecimento
2. Avaliação Clínica e Exame do Estado Mental
2.1 A entrevista e a construção da história na clínica psiquiátrica
2.2 Consciência e suas alterações
2.3 Atenção e concentração e suas alterações
2.4 Orientação e suas alterações
2.5 Vivências de tempo e espaço e suas alterações
2.6 Sensopercepção e suas alterações
2.7 Memória e suas alterações
2.8 Capacidade Intelectual
2.9 Afeto e suas alterações
2.10 Pensamento e suas alterações
2.11 Juízo Crítico e suas alterações
2.12 Linguagem e suas alterações
2.13 A vontade e suas alterações
3. Modelos de atenção em saúde mental
3.1 Reforma Psiquiátrica
3.2 Organização da rede de atenção em saúde mental
3.3 Práticas psicológicas no contexto da psicopatologia
 
 
 
Avaliação
     
Método
I. Aulas expositivas dialogadas;
II. Discussões de textos em grupos;
II. Seminários;
III. Estudos de casos
Critério
I. Participação nas discussões em sala de aula
II. Preparo de resenhas
III. Preparo de trabalhos de campo
IV. Avaliação realizada em sala de aula
Cada um dos critérios terá peso diferente e estes serão combinados com a classe no início das aulas.
Norma de Recuperação
(critério de aprovação e época de realização das provas ou trabalhos)
Realização de uma prova escrita e ou prova oral, e ou síntese de leitura, e ou seminários, e ou trabalhos escritos sobre o conteúdo da disciplina no prazo previsto pela regulamentação. O aluno deverá entrar em contato com o docente para saber qual critério será adotado.
 
Bibliografia
     
CAMPOS, R.O. Clínica: a palavra negada – sobre as práticas clínicas nos serviços substitutivos de Saúde Mental. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 25, n. 58, p. 98-111, maio/ago. 2001
CHENIAUX, E. Manual de Psicopatologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
DALAGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2000.
DSM-IV-TR. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais.Porto Alegre: ARTMED, 2004.
GABBARD, G.O. Psiquiatria Psicodinâmica na prática clínica. 4ª Ed. Porto Alegre: Artmed. 2005.
HOLMES, D. S. Psicologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 1997.
JASPERS, K. Psicopatologia geral. 2vol. Rio de janeiro, Atheneu, 1987
MACKINNON, R.A.; MICHELS, R.; BUCKLEY, P. A entrevista psiquiátrica na prática clínica. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
MATOS, E.G.; MATOS, T.M.G.; MATOS, G.M.G. A importância e as limitações do uso do DSM-IV na prática clínica. Rev Psiquiatr RS; vol. 27, n.3, p.312-318, 2005.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde mental e atenção básica: o vínculo e o dialogo necessários. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas - Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
PAIM, I. História de Psicopatologia. São Paulo: EPU, 1993.
SADOCK, B.J.; SADOCK, V.A. Compêndio de Psiquiatria. 9ª Ed. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2007.
SPITZER, R.L. et al. DSM-IV-TR – Casos clínicos – especialistas contam como tratam seus pacientes. 2ª. Ed. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2008.
ZUARDI, A.W.; LOUREIRO, S.R. Semiologia Psiquiátrica. Medicina, Ribeirão Preto, vol. 29, p.44-53, 1996.
 

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