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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940311 - Tecnicas de Exame Psicologico II
Psychological Assessment Techniques II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Geral: Dar continuidade ao proposto na disciplina anterior, levando o aluno a conhecer e saber utilizar corretamente testes e entrevista como instrumentos auxiliares de avaliação e diagnóstico na área adolescente/adulta.

Específicos
a) Levar o aluno a estabelecer o diagnóstico psicológico, área adolescente, integrando as informações obtidas através de testes psicológicos, entrevistas e observação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
53802 - Manoel Antonio dos Santos
54202 - Sonia Regina Pasian
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
9.1. A avaliação psicológica em adolescentes e adultos: especificidades do psicodiagnóstico em diferentes áreas do desenvolvimento.

9.2. Princípios éticos da avaliação psicológica com adolescentes e adultos.

9.3. Visão atual da diversidade de instrumentos de avaliação psicológica voltadas para a área intelectual: tipos de técnicas e as mais utilizadas para adolescentes e adultos, com base nas pesquisas desenvolvidas no Brasil.

9.4. O processo de avaliação psicológica com adolescentes e adultos: escolha do material, aplicação, avaliação, interpretação e comunicação dos resultados.

9.5. Estudo pormenorizado de um conjunto de testes psicológicos, visando sua imediata utilização prática, a saber:

9.5.1. Avaliação intelectual:
- Técnicas com base no fator G: As Matrizes Progressivas de Raven (Escala Geral e Avançada); o Teste INV – forma C; D 70 e D 48.
- Técnicas com base em habilidades específicas: Escalas Wechsler (versões atuais); Teste Coletivo de Inteligência para adultos (C.I.A.)

9.5.2. Baterias de Habilidades específicas:
- D.A.T.
- Bateria CEPA

9.5.3. Avaliação de interesses e motivações:
- A diversidade de métodos nesta área: inventários, escalas e catálogos de livros.
- As técnicas avaliativas de interesses mais usadas no Brasil.
- O catálogo de livros Bessa-Tramer
- O Teste Kuder.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas, na forma de palestras proferidas pelo docente, com discussão da temáticas as aulas com a turma.
- Leituras de referências bibliográficas, com discussão do material em sala de aula.
- Treinamento prático nas atividades de aplicação, codificação e interpretação das técnicas estudadas.
- Realização de “estudo de caso” em duplas de alunos, com objetivo de desenvolvimento de um completo processo psicodiagnóstico nas áreas cognitiva e motivacional de um individuo adolescente, tendo em vista subsídios para sua orientação profissional.
- Supervisão das atividades de avaliação psicológica desenvolvidas.
Critério
- Prova escrita final: valor de 0 a 10, peso 1.
- Relatório circunstanciado do processo de avaliação psicológica desenvolvido pelo grupo de alunos, incluindo resultados das técnicas, sua discussão e encaminhamento para o caso: valor de 0 a 10, peso 1.
O resultado final será a média ponderada das duas avaliações precedentes.
Norma de Recuperação
Refazer o “estudo de caso”, agora em trabalho individual, em período a ser definido com o docente, apresentando o relatório final do psicodiagnóstico na semana anterior ao início das aulas do semestre subsequente.
 
Bibliografia
     
ANASTASI, A. & URBINA, S. Testagem psicológica. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
ANASTASI, A. Testes psicológicos. Tradução de Dante Moreira Leite. 2a. ed. revista. São Paulo: EPU, 1977.
ANCONA-LOPEZ, M. (Org.). Avaliação da inteligência. Vol. I e II. São Paulo: EPU, 1987.
CUNHA, J.A.; FREITAS, N.K. e RAYMUNDO, M.G.B. Psicodiagnóstico-R. 4a. ed. revista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
MANUAIS dos vários testes psicológicos referidos no conteúdo da disciplina, publicados por diferentes editoras, parte do acervo clínico do Centro de Psicologia Aplicada desta Faculdade.
VAN KOLCK, O.L. Técnicas de exame psicológico e suas aplicações no Brasil – Testes de aptidões. Petrópolis: Vozes, 1974.
WEIL, P. & NICK, E. O potencial de inteligência do brasileiro – Levantamento e resultados no Teste INV. Rio de Janeiro: CEPA, 1971.
 

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