Geral: levar aos alunos uma visão abrangente e crítica da atuação do Psicólogo em Instituições Educacionais, discutir as novas perspectivas de atuação e propiciar uma experiência prática numa Instituição Escolar, a partir de uma concepção da Psicologia como uma Ciência Humana e Social.Específicos: levar os alunos a:a - Caracterizar o campo de atuação do Psicólogo Escolar;b - Discutir a posição do Psicólogo Escolar na Instituição;c - Mostrar as contribuições que tal profissional pode dar, discutindo exemplos de atuação.;d - Discutir as expectativas com relação ao trabalho do psicólogo na Instituição Escolar;e - Analisar uma situação escolar utilizando-se dos novos referenciais trazidos pelo estudo do cotidiano escolar e suas práticas.
A disciplina apresenta o campo da Psicologia Escolar em termos históricos e, principalmente, em sua vertente atual, com destaque para as estratégias de investigação no cotidiano escolar, a Análise Institucional como referencial preponderante e as práticas e atuações que dela decorrem.
I. Temas Introdutórios:1. História da Psicologia Escolar no Brasil;2. Concepções contemporâneas da Psicologia Escolar;3. O Psicólogo Escolar e o mercado de trabalho.II. Estratégias de investigação no cotidiano escolar:1. Etnografia e prática escolar;2. Contribuições da etnografia educacional para compreensão do cotidiano escolar.III. Fundamentos da Psicologia Escolar Institucional:1. Análise Institucional e suas contribuições para a Psicologia Escolar;2. A Esquizoanálise e suas contribuições para a Psicologia Escolar.IV. Práticas e atuações em Psicologia Escolar Institucional:1. Práticas grupais com alunos;2. Práticas grupais com professores e dirigentes;3. Práticas grupais com familiares;4. Intervenções Psicopedagógicas Institucionais.
ABRAMOWICZ, A.; SILVÉRIO, V. R. (Org.) (2005) Afirmando diferenças: montando o quebra-cabeça da diversidade na escola. Campinas, SP: Papirus.ALMEIDA, S.F.C. (2003) (Org.) Psicologia Escolar: ética e competências na formação e atuação profissional. Campinas, SP: Editora Átomo.ANDRADE, Antônio dos Santos. (2006) “Esquizo-Sociodrama Educacional: considerações iniciais para sua fundamentação teórica.” IN: CONGRESSO DA SOCIEDADE DE PSICOTERAPIA ANALÍTICAS GRUPAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO (SPAGESP), III. Ribeirão Preto, SP: 27 a 30 de abril de 2006, ANAIS (CD-ROM: Arquivo “Mesas Redondas”, pp. 232-241).__________________________ (2000) “Sucesso, Dificuldades e Resistências no Uso da Criatividade e Espontaneidade Dramática na Prática de Sala de Aula em um Grupo de Professores”. Em: Guarnieri, M. R. (Org.) Aprendendo a Ensinar: o caminho nada suave da docência, Campinas, SP, Autores Associados, Cap. 4, p. 61-76__________________________ (1997) “Uma abordagem picodramática moreniana para o atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais da escolaridade”. São Paulo: FEBRAP, Revista Brasileira de Psicodrama, 5(2): 93-106.ANDRÉ, M.E.D.A. (1995) Etnografia da Prática Escolar. Campinas, SP: Papirus.ARANTES, V.A. (Org.) (2003) Afetividade na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus.AZZI, R.G.; SADALLA,A.M.F.A. (Orgs.) (2002) Psicologia e Formação Docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo.BOSSA, N. A. (Org.) (2000) A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre, ArtMed.CHECHIA, V. A.; ANDRADE, A. S. (2007) O desempenho escolar dos filhos na percepção de pais de alunos com sucesso e insucesso escolar. Estudos de Psicologia (Natal), set./dez. 2005, vol.10, no.3, p.431-440. DELEUZE, Gilles (2000) Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal Editora.DELEUZE, G.; GUATTARI, F. (1976) O Anti-Édipo. Rio de Janeiro: Imago._________________________ (2004-2005) Mil platôs. Volume 1-5. São Paulo: Editora 34.DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. (1998) Diálogos. São Paulo: Escuta.DEL PRETTE, Z.A.P. (Org.) (2001) Psicologia Escolar e Educacional: Saúde e Qualidade de Vida. Campinas, SP, Editora Alínea.FLEURY, H.J.; MARRA, M.M. (Orgs.) (2005) Intervenções Grupais na Educação. São Paulo: Agora.GALLO, Silvio. (2005) Deleuze e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora.GIACOIA JR., Oswaldo. (2004) Nietzsche como Psicólogo. São Leopoldo, RS, Editora Unisinos.GUATTARI, F.; ROLNIK, S. (2005) Micropolítica: Cartografias do desejo. Petrópolis, RJ: Vozes, 7ª. Edição Revisitada.GUZZO, R.S.L.; MARINHO-ARAÚJO, C.M. (Org.) (2011) Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras. Campinas, SP: Alínea.GUZZO, R. S. L. (Org.) (1999) Psicologia Escolar: LDB e Educação Hoje.Campinas, SP: Alínea.KASTRUP,V.; TEDESCO,S.; PASSOS,E. (2008) Políticas da Cognição. Porto Alegre, RS: Sulinas.LAPASSADE, G. (1977) Grupos, Organizações e instituições. Rio de Janeiro: Francisco Alves.LARROSA, (2002) Jorge. Nietzsche e a educação. Belo Horizonte, Autêntica.MACHADO, A. M.e SOUZA, M.P.R. (Org.) (1997) Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo.MEIRA, M. E. M. e ANTUNES, M. A. M. (Org.) (2003) Psicologia Escolar: teorias críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo. __________________________________ (Org.) (2003) Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo.MARCONDES, A.; FERNANDES, A.; ROCHA, M. (Org.) (2007) Novos possíveis no encontro da Psicologia com a Educação. São Paulo: Casa do Psicólogo.RIBEIRO, D. F.; ANDRADE, A. S. (2006) A assimetria na relação entre Família e Escola Pública. Paidéia – Cadernos de Psicologia e Educação, set./dez. 2006, vol. 16, no. 35, pp. 385-394.TANAMACHI,E.; PROENÇA,M; ROCHA,M. (Org.) (2000) Psicologia e Educação: desafios teórico-práticos. São Paulo: Casa do Psicólogo.