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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940320 - Psicologia Escolar
School Psychology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Geral: levar aos alunos uma visão abrangente e crítica da atuação do Psicólogo em Instituições Educacionais, discutir as novas perspectivas de atuação e propiciar uma experiência prática numa Instituição Escolar, a partir de uma concepção da Psicologia como uma Ciência Humana e Social.
Específicos: levar os alunos a:
a - Caracterizar o campo de atuação do Psicólogo Escolar;
b - Discutir a posição do Psicólogo Escolar na Instituição;
c - Mostrar as contribuições que tal profissional pode dar, discutindo exemplos de atuação.;
d - Discutir as expectativas com relação ao trabalho do psicólogo na Instituição Escolar;
e - Analisar uma situação escolar utilizando-se dos novos referenciais trazidos pelo estudo do cotidiano escolar e suas práticas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2802001 - Antonio dos Santos Andrade
 
Programa Resumido
A disciplina apresenta o campo da Psicologia Escolar em termos históricos e, principalmente, em sua vertente atual, com destaque para as estratégias de investigação no cotidiano escolar, a Análise Institucional como referencial preponderante e as práticas e atuações que dela decorrem.
 
 
 
Programa
I. Temas Introdutórios:
1. História da Psicologia Escolar no Brasil;
2. Concepções contemporâneas da Psicologia Escolar;
3. O Psicólogo Escolar e o mercado de trabalho.
II. Estratégias de investigação no cotidiano escolar:
1. Etnografia e prática escolar;
2. Contribuições da etnografia educacional para compreensão do cotidiano escolar.
III. Fundamentos da Psicologia Escolar Institucional:
1. Análise Institucional e suas contribuições para a Psicologia Escolar;
2. A Esquizoanálise e suas contribuições para a Psicologia Escolar.
IV. Práticas e atuações em Psicologia Escolar Institucional:
1. Práticas grupais com alunos;
2. Práticas grupais com professores e dirigentes;
3. Práticas grupais com familiares;
4. Intervenções Psicopedagógicas Institucionais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- aulas expositivas;
- discussão de textos em grupos em pequenos grupos;
- discussões gerais com todos os alunos em grupo;
- estudo dirigido;
- seminários.
Critério
1. Seminários: realizados em grupos;
2. Trabalho final da disciplina.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita sobre o conteúdo teórico da disciplina. A nota final será a média aritmética das notas (variando de zero a dez) obtidas nas duas provas (teórica e prática).

 
Bibliografia
     
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