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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940414 - Psicologia do Excepcional
Psychology of Exceptional

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 04/12/1997 Desativação:

Objetivos
Geral:
- Caracterizar os principais tipos de excepcionalidade, bem como as diferentes formas de atuação do psicólogo frente as mesmas.
Específicos:
- Mostrar a complexidade dos diferentes tipos de excepcionalidade como resultado da interação dos diversos fatores biopsicossociais
- Discutir suas etiologias, formas de classificação,
diagnóstico diferencial e possibilidades de Intervenção
- Mostrar a importância da Educação especial, bem como a Intervenção Precoce nos problemas de atrasos do desenvolvimento infantil
- Discutir a necessidade de trabalho em nível preventivo junto a populações em risco de apresentar atrasos no desenvolvimento infantil e/ou qualquer tipo de deficiência
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93850 - Eucia Beatriz Lopes Petean
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
I. Caracterização da Excepcionalidade

- Desvio, estigma e Identidade Social
- Considerações Psicológicas e sociais básicas

II. Tipos de Excepcionalidade

- Caracterização, formas de identificação, avaliação principais classificações e objetivos centrais na intervenção psicológicas dos seguintes tipos de excepcionalidade:
II.a. Deficiência Auditiva
II.b. Deficiência da Fala e da Linguagem
II.c. Deficiência Visual
II.d. Deficiência neurológica e/ou ortopédica e incapacidade física
II.e. Superdotado

III. Educação especial
- Natureza e Extensão da Educação Especial
- A educação especial no contexto educacional brasileiro
- Principais modelos em Educação Especial
IV. Diagnóstico Psicológico das Deficiências
- Avaliação através: de testes de inteligência
- Escolas normativas e Inventários de Desenvolvimento Infantil
- Medidas referentes e critérios
- Aplicações e requisitos da Avaliação Comportamental
- Avaliação do comportamento adaptativo
- Avaliação Psicopedagógica
- Diagnóstico prescritivo
- Viéses da avaliação psicológica

V. Características das famílias dos indivíduos
excepcionais

- Reações das famílias frente à crise de um filho deficitário
- A dinâmica familiar e a criança excepcional
- Organização da família e desenvolvimento de estratégias de atuação
- Trabalhos com grupos de pais de excepcionais

VI. Integração Social do Deficiente

- O meio ambiente: Ajustamento, emprego e atitudes sociais
- Tendências atuais sobre o movimento educacional para a integração do deficiente
- A pessoa excepcional, o trabalho e a providência social
- Reabilitação vocacional do Deficiente

VII. Legislação ligada à área da Excepcionalidade

- Planos educacionais e propostas curriculares do MEC-CENSP
- Subsídios relativos à avaliação de crianças e jovens suspeitos de excepcionalidade, para fins educacionais - Documento da Secretaria do Estado de Educação de São Paulo

VIII. Prevenção da D.M. e dos atrasos do Desenvolvimento Infantil

- Aspectos gerais da Prevenção
- Detecção e Intervenção
- A prevenção através do conhecimento dos fatores que colocam o desenvolvimento em riscos de atrasos e de deficiência
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas expositivas
2. Discussão em classe de textos sobre os diferentes temas propostos
3. Discussão dos seminários apresentados
Critério
- 1 prova escrita - peso 2
- Apresentação de Seminários - peso 2
- Trabalho escrito - peso 1
- Média Ponderada
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação em função da natureza das atividades, nas quais os alunos tiveram nota de seminário e trabalho prático no decorrer do curso.
 
Bibliografia
     
KRUICKSHANK, W. M. A educação da criança e do jovens excepcional. Ed. Globo, Porto Alegre, vol. I e II, 1974.
BARNARD, K. E. e ERICKSON, M. L. Como educar crianças com problemas de desenvolvimento. Editora Globo. Porto Alegre, 1978.
SHAKESPEARE, R. Psicologia do Deficiente. Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1977.
TELFORD, C. W., SAWREY, J. M. O indivíduo Excepcional. Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1979.
FLEMING, J. W. A criança excepcional - diagnostico e tratamento. Ed. Francisco Alves, Rio de Janeiro,1978.
NOVAES, M. H. Psicologia Aplicada a Reabilitação. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
KRYNSKI, S. Deficiência Mental. São Paulo Atheneu S.A., 1969.
GOFFMAN, E. Estigma: Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1982.
KRYNSKI, S. Novos rumos da Deficiência mental. São Paulo, sarvier, 1983.
QUEIROZ, A. M. e PERES-RAMOS, J. Educação especial: modelos e serviços para o educando com retardo mental. São Paulo, Cenesp-MEC e APAE-SP, Projeto Miniplan-APAE, 1976.
KIRK,S.A.; GALLANGHER,J.J.Educação da Criança Excepcional.SP: Martins Fontes, 1987.
RAIÇA,D.A. Educação Especial do Deficiente Mental. SP: EPU, 1986.
AMIRALIAN,M.L.T.M. Psicologia do Excepcional. SP:EPU, 1986.
AMARAL,L.A. Conhecendo a Deficiência em Companhia de Hércules. SP: Ed.Robe, 1995.
GOFFMAN,E. Estigma: Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. RJ: Zahar Editores, 1982.
KRYNSKI,S. Novos rumos da Deficiência Mental. SP: Savier,1983.
FONSECA,V. Educação Especial. Porto Alegre, Artes Médicas, 1990.
BATSHAW,M.L.; PERRET. Criança com Deficiência: uma Orientação Médica. SP: Santos-Maltase, 1990.
SALVIA,J.; YSSELDYKE. Avaliação em Educação Especial e Corretiva. SP: Ed.Manole, 1991.
TELFORD,C.W.; SAWREY,J.M. I indivíduo Excepcional, Zahar Editores, RJ, 1979.
 

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