Geral:- Caracterizar os principais tipos de excepcionalidade, bem como as diferentes formas de atuação do psicólogo frente as mesmas.Específicos:- Mostrar a complexidade dos diferentes tipos de excepcionalidade como resultado da interação dos diversos fatores biopsicossociais- Discutir suas etiologias, formas de classificação, diagnóstico diferencial e possibilidades de Intervenção- Mostrar a importância da Educação especial, bem como a Intervenção Precoce nos problemas de atrasos do desenvolvimento infantil- Discutir a necessidade de trabalho em nível preventivo junto a populações em risco de apresentar atrasos no desenvolvimento infantil e/ou qualquer tipo de deficiência
I. Caracterização da Excepcionalidade - Desvio, estigma e Identidade Social - Considerações Psicológicas e sociais básicasII. Tipos de Excepcionalidade - Caracterização, formas de identificação, avaliação principais classificações e objetivos centrais na intervenção psicológicas dos seguintes tipos de excepcionalidade: II.a. Deficiência Auditiva II.b. Deficiência da Fala e da Linguagem II.c. Deficiência Visual II.d. Deficiência neurológica e/ou ortopédica e incapacidade física II.e. SuperdotadoIII. Educação especial - Natureza e Extensão da Educação Especial - A educação especial no contexto educacional brasileiro - Principais modelos em Educação EspecialIV. Diagnóstico Psicológico das Deficiências - Avaliação através: de testes de inteligência - Escolas normativas e Inventários de Desenvolvimento Infantil - Medidas referentes e critérios - Aplicações e requisitos da Avaliação Comportamental - Avaliação do comportamento adaptativo - Avaliação Psicopedagógica - Diagnóstico prescritivo - Viéses da avaliação psicológicaV. Características das famílias dos indivíduos excepcionais - Reações das famílias frente à crise de um filho deficitário - A dinâmica familiar e a criança excepcional - Organização da família e desenvolvimento de estratégias de atuação - Trabalhos com grupos de pais de excepcionaisVI. Integração Social do Deficiente - O meio ambiente: Ajustamento, emprego e atitudes sociais- Tendências atuais sobre o movimento educacional para a integração do deficiente- A pessoa excepcional, o trabalho e a providência social- Reabilitação vocacional do DeficienteVII. Legislação ligada à área da Excepcionalidade- Planos educacionais e propostas curriculares do MEC-CENSP- Subsídios relativos à avaliação de crianças e jovens suspeitos de excepcionalidade, para fins educacionais - Documento da Secretaria do Estado de Educação de São PauloVIII. Prevenção da D.M. e dos atrasos do Desenvolvimento Infantil - Aspectos gerais da Prevenção- Detecção e Intervenção- A prevenção através do conhecimento dos fatores que colocam o desenvolvimento em riscos de atrasos e de deficiência
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