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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940604 - Psicologia da Personalidade III
Personality Psychology III

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Criar condições que favoreçam ao estudante uma reflexão crítica sobre diferentes teorias de personalidade e seus métodos característicos de investigação, em continuidade com as disciplinas de Personalidade I e II.
Específicos:
- Fornecer ao estudante condições que permitam a compreensão das principais contribuições da psicanálise lacaniana para a construção da personalidade.
- Apresentar ao estudante os pressupostos do movimento construcionista social em ciência e suas contribuições para a compreensão do “self como construção social”.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
475546 - Carla Guanaes Lorenzi
83661 - Leda Verdiani Tfouni
 
Programa Resumido
A disciplina primeiramente apresenta as contribuições da psicanálise lacaniana para a construção da personalidade. Num segundo momento, apresenta os pressupostos do movimento construcionista social em Psicologia e suas implicações para a compreensão do self”.
 
 
 
Programa
UNIDADE I:
1. A natureza do signo linguístico
2. Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise
3. O nó borromeano: Real, Simbólico e Imaginário. Necessidade, demanda e desejo.
4. A entrada no simbólico
5. O estádio do espelho
6. O “eu ideal” e o “ideal do eu”

UNIDADE II
7. Os tempos do Édipo em Freud e Lacan
8. A metáfora paterna
9. A sexuação: homem ou mulher?
10. O eu e o outro: alienação e separação
11. Estruturas: neurose, psicose e perversão
12. Casos clínicos

UNIDADE III.
1. O movimento construcionista social em ciência
2. O poder constitutivo da linguagem
3.A construção relacional do significado
4.O posicionamento histórico-cultural das descrições de realidade

UNIDADE IV.
1.O self como construção social
2.O self narrativo
3.A teoria do posicionamento
 
 
 
Avaliação
     
Método
Créditos aulas: Aulas expositivas; Discussão em grupos e em pequenos grupos; Estudos de caso e análise de filmes.
Critério
Resenhas críticas sobre os textos lidos; Prova escrita;
Trabalho de revisão teórica sobre o tema e de articulação com temas relevantes do cotidiano.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita sobre o conteúdo desenvolvido e realização de trabalho de revisão teórica sobre o tema.
Obs: o aluno deverá entrar em contato com os docentes para agendar as datas de exame.
 
Bibliografia
     
UNIDADES I e II:
BIRMAN, J. Cartografias do feminino. São Paulo: Editora 34, 1999
BLEICHMAR, H.. Introdução ao estudo das perversões: a teoria do Édipo em Freud e Lacan. Porto Alegre: Artes Médicas. 1984
DOR, J. Introdução à leitura de Lacan – Vol. 1. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1989
BARROS da MOTTA (Org.). IRMA: Clínica lacaniana –casos clínicos do campo freudiano. Rio de Janeiro: Zahar, 1989
LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1998
LACAN, J. Seminário 11 - Os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993
MORAES, J. O Édipo em narrativas de ficção produzidas por uma criança e um adolescente de rua. Dissertação de mestrado. FFCLRP-USP, 2002, p51-89.
PORGE, E. Jacques Lacan: um Psicanalista: Percurso de um Ensino. Brasília: Editora da UNB, 2006
QUINET, A. As 4+1 condições da análise. Rio de Janeiro: Zahar, 1993
SAUSSURE, F. Curso de Lingüística Geral. São Paulo: Cultrix, 1972
TFOUNI, F.E.V. O interdito.como fundador do discurso. Dissertação de mestrado. Instituto de Estudos da Linguagem- UNICAMP, 1998
ZIZEK, S. Um mapa da ideologia. São Paulo: Contraponto. 1996

UNIDADES III e IV:
BRUNER, J. Atos de significação. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 130p.
GERGEN, K. J.; GERGEN, M. M. Narrative an self as relationship. Advances in Experimental and Social Psychology, Ontario, v. 21, p. 17-56, 1988.
GERGEN, K.J. GERGEN, M. Construcionismo social: um convite ao diálogo. Rio de Janeiro: Editora Instituto Noos, 2010.
GUANAES, C. A Construção da mudança em terapia de grupo: um enfoque construcionista social. São Paulo: Vetor, 2006.
GUANAES, C.; JAPUR, M. Construcionismo social e metapsicologia: um diálogo sobre o conceito de self. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 19, n.2, p.135-143, 2003.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª edição. Rio de Janeiro: DP&a Editora, 2011.102p.
HARRÉ, R.; GILLET, G. A mente discursiva: avanços da ciência cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999, 160p.
HARRÉ, R.; VAN LANGENHOVE, L. (Eds). Positioning theory: moral contexts of intentional action. Oxford: Blackwell, 1999. 216p.
IBAÑEZ, T. Como se puede no ser construccionista hoy en dia? In: IBAÑEZ, T. Psicologia social construccionista. México: Universidad de Guadalajara, 2001, cap.6, p.245-257.
MADSEN, W.C. Terapia colaborativa com famílias multistressadas. 2ª ed. São Paulo: Roca, 2010. 334p.
MCNAMEE, S. A reconstrução da identidade: a construção comum da crise. Em: MCNAMEE, S.; GERGEN, K. A terapia como construção social. Tradução Cláudia Oliveira Dornelles. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, cap 12, p.223- 237.
RASERA, E.F ; GUANAES, C. ; JAPUR, M . Psicologia, Ciências e Construcionismos: dando sentido ao self. Psicologia. Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 157-165, 2004.
SCHNITMAN, D.F. (org) Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes médicas, 1996.
SILVA, A. P. S. (Des)continuidades no envolvimento com o crime: construção de identidade narrativa de ex-infratores. São Paulo: Ibcrim, 2003. 198p.
Serão ainda disponibilizados artigos científicos recentes, pertinentes ao conteúdo estudado.
 

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