Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940614 - Psicologia Cognitiva
Cognitive Psychology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Geral: Desenvolver no aluno a capacidade de:

1) definir e diferenciar os elementos estáticos dos processos dinâmicos da cognição.
2) Caracterizar e diferenciar os diversos elementos e processos cognitivos.
3) Analisar o planejamento de experimentos cognitivos, interpretá-los e tirar as conclusões.
4) Montar experimentos cognitivos cientificamente válidos.

Específicos:

1) definir e diferenciar a abordagem cognitivista em oposição à abordagem fisiológica, behaviorista e psicanalítica.
2) Caracterizar e diferenciar os diversos tipos e categorias de representação, de conceitos e estruturas mentais e sua função, sabendo relatar e interpretar os experimentos essenciais a respeito.
3) Caracterizar e diferenciar as operações mentais, a consciência e as diversas estratégias de solução de problemas e o pensamento criativo sabendo relatar e interpretar os experimentos principais a respeito.
4) Montar um experimento sobre algum processo cognitivo.
5) Saber aplicar os conhecimentos teóricos a casos concretos como por exemplo na ergonomia e no transito.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58641 - Cesar Alexis Galera
 
Programa Resumido
A disciplina apresenta uma introdução à Psicologia Cognitiva Experimental, abordando sua evolução histórica, relações com as Ciências Cognitivas e os temas centrais de seu campo de abrangência.
 
 
 
Programa
1) As ciências cognitivas
2) Psicologia Cognitiva - evolução histórica e metodológica
3) Memória: modelos e estruturas
4) Processos de Memória
5) Representação do ambiente
6) Representação do conhecimento
7) Memória de trabalho
8) Atenção e desempenho
9) Atenção: controle de tarefas complexas
10)Resolução de problemas e criatividade
11)Tomada de decisão e raciocínio
12)Linguagem: natureza e aquisição
13)Compreensão da linguagem
14) Desenvolvimento cognitivo
15) Diferenças individuais
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) Aulas expositivas.
b) Seminários.
Critério
A nota final do aluno será a média ponderada das notas obtidas nas avaliações, a saber:
1ª avaliação individual dissertativa (Peso 2)
2ª avaliação individual dissertativa (Peso 2)
Seminário em grupo (Peso 1)
Norma de Recuperação
sem recuperação
 
Bibliografia
     
ANDERSON, J.R. Psicololgia Cognitiva e suas implicações (5ª ed.). Rio de Janeiro, LTC, 2004.
ANDERSON, J.R. Aprendizagem e Memória (2ª ed.). Rio de Janeiro, LTC, 2005.
EYSENCK, M.W. E KEANE. Manual de Psicologia Cognitiva (5a ed). Porto Alegre, Artmed, 2007.
STERNBERG, R.J. Psicologia Cognitiva. (4ª ed). Porto Alegre, Artmed, 2008
 

Clique para consultar os requisitos para 5940614

Clique para consultar o oferecimento para 5940614

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP