Geral: Apresentar ao aluno parte da problemática da Psicologia, evidenciando a natureza da Pesquisa Psicológica. Específicos: O aluno deverá ser capaz de: - Estabelecer um quadro das diversas áreas de estudo e pesquisa em Psicologia da Aprendizagem e Motivação. - Discutir os principais conceitos teóricos na área de Aprendizagem e da Motivação.
A disciplina examinará os principais conceitos motivacionais, tais como impulso, instinto, incentivo, reforço, emoção, atividade exploratória, motivos de realização e de afiliação e conflito, com ênfase em sistemas motivacionais no ser humano. Será estudada a natureza e compreensão dos processos de aprendizagem, envolvendo elementos cognitivos, conexionistas, evolutivos, emocionais e áreas de aplicação.
1. Unidade: Motivação 1.1. Origens históricas dos conceitos motivacionais. Concepções racionalistas. As contribuições das abordagens biológicas. 1.2. Os conceitos motivacionais e seu status teórico. A noção de impulso. Interpretações alternativas. 1.3. Aspectos biológicos da motivação. A Etologia. Estados motivacionais de base biológica. 1.4. Emoções. Teorias. Padrões fisiológicos e mecanismos neurais. 1.5. Estimulação externa. Atividade e brincadeira. Estudos de estimulação externa. Interpretações teóricas. 1.6. Incentivo e Reforço. 1.7. Alguns sistemas motivacionais no ser humano. 1.8. Conflito e teorias de Equilíbrio ou Consistência. 2. Unidade: Aprendizagem 2.1. A natureza da aprendizagem 2.2. Compreensão e explicação do processo de aprendizagem 2.3. Aquisição de conceitos e solução de problemas 2.4. Retenção e transferência de aprendizagem 2.5. Teorias conexionistas da aprendizagem: contiguidade versus reforço 2.6. Interpretação cognitivas da aprendizagem 2.7. Aspectos evolutivos da aprendizagem 2.8. Comportamento emocional 2.9. Áreas de aplicação perspectivas futuras dos estudos de aprendizagem
Alcock, J. (2013). Animal behavior: An evolutionary approach. Sinauer: Sunderland. Bolles, R.C. (1976). Teoria de la Motivatión. México: Trillas. Cofer,C.N., & Appley, J. R. (1964). Motivatión: Theory and research. John Wiley & Sons, Nova Iorque, 1964. Cofer, C. N. (1980). Motivação e emoção. Rio de Janeiro: Editora Interamericana. Flaherty, C. F. (1985). Animal learning and cognition. Nova Iorque : Alfred A.Knopf. Goodenough, J., MacGuire,B., & Wallace,R.A. (1993). Perspectives on animal behavior. New York: John Willey & Sons. Haber, R.N. (1966). Current research in motivation. New York: Holt, Renehart and Winston. Lefrancois, G. R. (2008). Teorias da aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning. Hill, W. F.(1981). Aprendizagem: Uma resenha das interpretações psicológicas. Rio de Janeiro: Guanabara Dois.