Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940621 - Processos Psicológicos Básicos: Motivação e Aprendizagem
BASIC PSYCHOLOGICAL PROCESSES I: MOTIVATION AND LEARNING

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: Apresentar ao aluno parte da problemática da Psicologia, evidenciando a natureza da Pesquisa Psicológica. Específicos: O aluno deverá ser capaz de: - Estabelecer um quadro das diversas áreas de estudo e pesquisa em Psicologia da Aprendizagem e Motivação. - Discutir os principais conceitos teóricos na área de Aprendizagem e da Motivação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2087529 - Jose Lino Oliveira Bueno
55401 - Sebastião de Sousa Almeida
 
Programa Resumido
A disciplina examinará os principais conceitos motivacionais, tais como impulso, instinto, incentivo, reforço, emoção, atividade exploratória, motivos de realização e de afiliação e conflito, com ênfase em sistemas motivacionais no ser humano. Será estudada a natureza e compreensão dos processos de aprendizagem, envolvendo elementos cognitivos, conexionistas, evolutivos, emocionais e áreas de aplicação.
 
 
 
Programa
1. Unidade: Motivação 1.1. Origens históricas dos conceitos motivacionais. Concepções racionalistas. As contribuições das abordagens biológicas. 1.2. Os conceitos motivacionais e seu status teórico. A noção de impulso. Interpretações alternativas. 1.3. Aspectos biológicos da motivação. A Etologia. Estados motivacionais de base biológica. 1.4. Emoções. Teorias. Padrões fisiológicos e mecanismos neurais. 1.5. Estimulação externa. Atividade e brincadeira. Estudos de estimulação externa. Interpretações teóricas. 1.6. Incentivo e Reforço. 1.7. Alguns sistemas motivacionais no ser humano. 1.8. Conflito e teorias de Equilíbrio ou Consistência. 2. Unidade: Aprendizagem 2.1. A natureza da aprendizagem 2.2. Compreensão e explicação do processo de aprendizagem 2.3. Aquisição de conceitos e solução de problemas 2.4. Retenção e transferência de aprendizagem 2.5. Teorias conexionistas da aprendizagem: contiguidade versus reforço 2.6. Interpretação cognitivas da aprendizagem 2.7. Aspectos evolutivos da aprendizagem 2.8. Comportamento emocional 2.9. Áreas de aplicação perspectivas futuras dos estudos de aprendizagem
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas pelo docente - Discussão de textos, seminários e exercícios práticos Atividades discentes: - Pesquisa bibliográfica - Leitura de textos e apresentação de seminários - Exercícios práticos
Critério
Unidade 1 - Motivação - A média final do aluno resultará das notas recebidas pelas atividades discentes programadas (Peso 6) e uma nota na Prova final (Peso 4). Unidade 2 – Aprendizagem – Prova final A nota final é a média aritmética das notas obtidas nas Unidades 1 e 2.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita sobre o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
Alcock, J. (2013). Animal behavior: An evolutionary approach. Sinauer: Sunderland. Bolles, R.C. (1976). Teoria de la Motivatión. México: Trillas. Cofer,C.N., & Appley, J. R. (1964). Motivatión: Theory and research. John Wiley & Sons, Nova Iorque, 1964. Cofer, C. N. (1980). Motivação e emoção. Rio de Janeiro: Editora Interamericana. Flaherty, C. F. (1985). Animal learning and cognition. Nova Iorque : Alfred A.Knopf. Goodenough, J., MacGuire,B., & Wallace,R.A. (1993). Perspectives on animal behavior. New York: John Willey & Sons. Haber, R.N. (1966). Current research in motivation. New York: Holt, Renehart and Winston. Lefrancois, G. R. (2008). Teorias da aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning. Hill, W. F.(1981). Aprendizagem: Uma resenha das interpretações psicológicas. Rio de Janeiro: Guanabara Dois.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940621

Clique para consultar o oferecimento para 5940621

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP