Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940622 - Introdução às Ciências Sociais
INTRODUCTION TO THE SOCIAL SCIENCES

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: Apresentar ao aluno o instrumental teórico-metodológico das Ciências Sociais, com o objetivo de levá-lo a compreender a existência humana como processo histórico-social. Específicos: - Analisar o processo de produção dos fenômenos sociais e culturais - Discutir as relações entre as Ciências Sociais e a Psicologia para que o aluno possa ter elementos para refletir sobre a prática profissional em Psicologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1089892 - Francirosy Campos Barbosa
 
Programa Resumido
A disciplina trabalha com os clássicos das CS (sociologia, ciência política e antropologia) para contribuir na formação metodológica e epistemológica da Psicologia.
 
 
 
Programa
UNIDADE I - A constituição das Ciências Sociais 1. A reflexão social no século XIX 2. O surgimento das Ciências Sociais 3. Ciências Política, Antropologia e Sociologia 4. Métodos de investigação UNIDADE II - Cultura e Sociedade 1. Cultura e produção simbólica 2. A diversidade dos sistemas simbólicos 3. Estrutura Social 4. As análises sobre a realidade social 5. Cultura e personalidade
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas - Debates em sala de aula sobre textos previamente indicado - Material audiovisual Atividades discentes: - Leituras programadas
Critério
- Uma prova escrita com valor de zero a dez - Trabalho escrito a ser entregue no final do curso - Seminários (grupo apresentador e debatedor) A média final corresponde à média aritmética das avaliações acima.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita e/ou prova oral, e/ou sínteses de leituras, e/ou seminários, e/ou trabalhos escritos sobre o conteúdo da disciplina, no prazo previsto pela regulamentação. O aluno deverá entrar em contato com o docente para saber qual critério será adotado.
 
Bibliografia
     
Da Matta, R. (1981). Relativizando: uma introdução à Antropologia Social. Petrópolis, Vozes. Durkheim, E. O que é fato social. In. Sociologia. Org. Eunice Durham. Grandes Cientistas Sociais. Evans- Pritchard. (2005). Os Nuer. São Paulo: Perspectiva. Lévi-Strauss, C. (1976). O feiticeiro e a sua magia. In: Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: Editora Tempo Universitário. Maquiavel, N. (1987). O Príncipe. Edição Os Pensadores. Ed. Nova Cultural. Marx, K. (1988). O manifesto comunista. São Paulo: Global Editora. Rousseau, J. J. (1973). O discurso sobre a origem os fundamentos da desigualdade entre os homens. Os Pensadores. São Paulo: Editora Abril. Weber, M. (2004). A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Cia das Letras.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940622

Clique para consultar o oferecimento para 5940622

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP