Gerais: Discutir criticamente os conceitos de ciência, de método científico, conhecimento científico, e das estratégias de coleta de dados (estratégias experimental, observacional e indireta) em Psicologia. Específicos: Os alunos deverão, no final da disciplina, ser capazes de: - Conceituar ciência (e a Psicologia como tal), identificando suas funções, e estabelecer as diferenças entre o conhecimento científico e outras formas de conhecimento. - Caracterizar a estratégia experimental, definindo-a e especificando as suas particularidades (tipos de delineamento, controle de variáveis, seu uso e suas limitações). - Caracterizar a estratégia observacional, definindo-a e especificando seus limites em termos de fidedignidade e validade dos dados. - Caracterizar a estratégia indireta, definindo-a e especificando todas suas particularidades. - Caracterizar estratégias qualitativas de pesquisa, definindo-a e especificando sua utilização e seus limites. - Discutir o uso dos diferentes tipos de estratégia em função do problema a ser estudado, estabelecendo limites para cada um e a adequação das estratégias em função da área de pesquisa. - Problematizar e discutir a prática baseada em evidências na Psicologia.
A disciplina discute a inserção da Psicologia no campo científico e as principais estratégias metodológicas empregadas na produção de conhecimento em diferentes campos da disciplina.
Unidade I - Ciência e Método Científico a) Definição de conhecimento cientifico b) Visões de Ciência c) Objetivos da ciência d) Atitudes científicas e) A Psicologia enquanto ciência Unidade II - Estratégia Experimental a) Problemas - Objetivos e hipóteses b) Plano experimental- variáveis dependentes e independentes- controle de variáveis. c) Delineamentos experimentais d) A Psicologia enquanto ciência experimental Unidade III - Estratégia Observacional a) Enfoques básicos de Metodologia Observacional - etológico, ecológico, experimental. b) Problemas e soluções da Metodologia Observacional: interferência, intervenção, edição, seleção, fidedignidade, validade, técnica de registro e de análise de dados, escolha de ambientes e situações. c) A Psicologia enquanto ciência observacional. Unidade IV - Estratégias Indiretas a) Entrevistas, questionários, formulários b) Problemas e soluções dentro das Estratégias Indiretas - Vários enfoques c) Áreas de Pesquisa e o uso de Estratégias Indiretas. Unidade V – Pesquisa qualitativa a) Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa b) Principais pressupostos e diferentes enfoques
Bachrach, A. J. (1969). Introdução à pesquisa psicológica. São Paulo: Herder. Breakwell, S. M., Hammond, S., Fife-Schaw, C., & Smith, J. A. (2010). Métodos de pesquisa em Psicologia. Porto Alegre: Artmed. Cozby, P.C. (2003). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas. Dessen, M.A.; Murta, S.G. (1997). A metodologia observacional na pesquisa em Psicologia: Uma visão crítica. Cadernos de Psicologia, 1, 47-60. Leonardi, J. L., & Meyer, S. B. (2015). Prática baseada em evidências em Psicologia e a história da busca pelas provas empíricas da eficácia das psicoterapias. Psicologia: Ciência e Profissão, 35(4), 1139-1156. McGuigan, F. J. (1975). Psicologia experimental – enfoque metodológico. México: Trillas. Pereira, J.C.R. (2001). Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as Ciências da Saúde, Humanas e Sociais. São Paulo: EDUSP.