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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940626 - Psicologia da Personalidade
PERSONALITY PSYCHOLOGY

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: Apresentar, de forma panorâmica, o campo da Psicologia da Personalidade, incluindo-se teorias de personalidade clássicas que não serão abordadas em disciplinas específicas ao longo do curso. Específicos: Ao final da disciplina o aluno deverá, de forma panorâmica: • - Conhecer o processo de emergência histórica de personalidade como objeto de estudo da Psicologia • - Conhecer as principais correntes teóricas no campo, a partir de critérios comparativos • - Conhecer os principais métodos de estudo e avaliação da personalidade • - Conhecer os termos principais que caracterizam o debate no campo referente à influência de aspectos culturais e biológicos, aos determinantes internos e externos, à relação entre personalidade e gênero e entre personalidade e saúde. • - Conhecer e compreender os principais elementos advindos da abordagem de Murray –Personologia no campo da Psicologia da Personalidade, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas.. • - Conhecer e compreender os principais elementos advindos da abordagem de Rogeriana da Psicologia da Personalidade, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas. • - Conhecer e compreender os principais elementos advindos das abordagens disposicionais no campo da Psicologia da Personalidade, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, com enfoque particular no Modelo “Big Five”.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90714 - Regina Helena Lima Caldana
 
Programa Resumido
Psicologia da Personalidade na História da Psicologia. Principais teorias de personalidade. Estudo e avaliação de personalidade. Personalidade: aspectos culturais e biológicos, determinantes internos e externos, questões de gênero e saúde. Personologia: o contexto de surgimento e práticas clínicas derivadas. O contexto de surgimento da abordagem rogeriana, suas principais proposições teóricas e práticas desenvolvidas. As abordagens disposicionais: o contexto de surgimento, conceitos básicos e propostas atuais.
 
 
 
Programa
UNIDADE I: Delimitação do campo • A conceituação em perspectiva • O estudo da personalidade na História da Psicologia: emergência e grandes marcos ao longo do século XX. • Principais teorias da personalidade: sistemas classificatórios e critérios de comparação entre diferentes modelos de teorias da personalidade • Métodos de pesquisa e formas de avaliação da personalidade. UNIDADE II: Grandes temas no campo de psicologia da personalidade • Personalidade e aspectos culturais: diferenças culturais e sua influência sobre a personalidade, diferenças culturais e erros de inferência nos estudos sobre personalidade, linguagem como influência cultural, cultura e instrumentos de avaliação da personalidade. • Personalidade e aspectos biológicos: temperamento, genética e neurociência; medidas biológicas da personalidade; personalidade e políticas públicas. • Personalidade e determinantes internos e externos: ênfase na pessoa, ênfase na situação e interacionismo. • Personalidade e gênero: diferenças entre homens e mulheres nas perspectivas biológica e cultural. • Personalidade e saúde: estresse, adaptação e adoecimento. UNIDADE III • A biografia de Murray e o contexto da época • Influências recebidas e contraposições à teoria freudiana • Personalidade: fluxo e elementos estáveis • Aspectos dinâmicos: necessidades • Desenvolvimento e seus determinantes • Práticas clínicas derivadas UNIDADE IV • A biografia de Rogers e o contexto da época • Os pressupostos básicos da abordagem Rogeriana • A teoria de personalidade desenvolvida • As práticas clínicas ao longo de diferentes momentos UNIDADE V • Histórico e evolução das teorias de traço em Psicologia • Modelo dos Cinco Grandes Fatores da personalidade e suas dimensões conscienciosidade, amabilidade, extroversão, abertura e estabilidade emocional/neuroticismo. • Aplicabilidade na prática clínica
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas, discussão de exercícios envolvendo análise de situações práticas, discussão de vídeos e peças literárias. Atividades discentes: Leitura de textos, realização de trabalhos de campo, realização de exercícios que envolvam análise de situações práticas.
Critério
Média entre a nota de uma prova individual com peso 6 e a nota pelo conjunto dos exercícios com peso 4.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita e uma prova oral, sobre o conteúdo da Disciplina no prazo previsto pela regulamentação. O aluno deverá entrar em contato com o docente para marcação das datas.
 
Bibliografia
     
Cloninger, S. (1995/2003). Teorias da Personalidade SP: Martins Fontes. Fadiman, J., & Frager, R. (2002/ 2004). Personalidade e crescimento pessoal. Porto Alegre: Artmed . Friedman, H.S. & Schustack, M. W. (1999/2004). Teorias da personalidade: da teoria clássica à pesquisa moderna. São Paulo: Prentice Hall. Hall, C., Lindzey, G., & Campbell, J. B. (1998/ 2000). Teorias da Personalidade. Porto Alegre: Artmed. Pervin, L. A., & John, O. P. (2001/2004). Personalidade: teoria e pesquisa. Porto Alegre: Artmed. Schultz, D.P. & Schultz, S.E. (2001/2002). Teorias da personalidade. São Paulo: Thompson. Feist, J., Feist, G. & Roberts, T.A. (2013/2015). Teorias da personalidade. Porto Alegre: AMGH.
 

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