Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940627 - História da Psicologia I
HISTORY OF PSYCHOLOGY I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: - Caracterizar e diferenciar os diversos saberes (as diversas correntes filosóficas e científicas) que, ao longo do tempo, deram origem a conceitos, termos e prática referentes à área psicológica e que em parte ainda são utilizados pela psicologia contemporânea; - Compreender o processo histórico que levou à constituição e institucionalização da psicologia científica e os principais conceitos propostos pelas diferentes perspectivas psicológicas; - Capacidade de reconhecer as inserções dos conceitos psicológicos utilizados pela ciência contemporânea em seus universos contextos socioculturais de origem; - Adquirir o senso da temporalidade: a compreensão de que o conhecimento e a atuação decorrente sempre se inserem num dado contexto espaço temporal; - Adquirir a habilidade de reconhecer e ter consciência dos paradigmas psicológicos em pauta no campo da pesquisa cientifica em psicologia, de atuação profissional e nas instituições onde tal atuação se insere; assim como de discernir os diferentes paradigmas psicológicos que pautam outros fazeres (levando-se em conta o pluralismo da psicologia contemporânea). Específico: - Reconhecer os diferentes eixos estruturantes dos saberes psicológicos em diferentes gêneros de conhecimento, ao longo do tempo; - Analisar a construção do projeto de psicologia científica no âmbito das filosofias da Idade Moderna e as influências do nascimento da ciência moderna; - Analisar as origens da psicologia científica e a diversidade de cada proposta elaborada ao longo dos séculos XIX e XX, em termos de definição de objetos e de métodos, a luz do clima cultural e científico da época e dos paradigmas epistemológicos vigentes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2721061 - Marina Massimi
 
Programa Resumido
Estudos históricos em Psicologia e a gênese dos conceitos psicológicos. Os projetos filosóficos de Psicologia e a psicologia científica. As principais vertentes do pensamento psicológico do fim do século XIX e início do século XX.
 
 
 
Programa
1) Estudos Históricos em Psicologia: introdução, objetivos e tipos (história dos saberes psicológicos e história da psicologia científica). 2) A gênese do termo e do conceito de psique (e de outros conceitos psicológicos) no contexto dos gêneros da filosofia, da literatura e da medicina grega. 3) A cura do animo e as enfermidades do animo na filosofia, na retórica e na medicina romana. 4) A gênese do conceito de pessoa no período medieval. 5) O surgimento do termo psicologia e o surgimento do conceito de individuo no Ocidente Moderno do século XV ao século XVI. 6) O surgimento do conceito de mente e a formulação do conceito de experiência nos moldes da ciência moderna no século XVI. 7) Os projetos filosóficos de psicologia cientifica dos séculos XVII ao XVIII. 8) O surgimento da Psicologia como Ciência Autônoma e a discussão sobre o status da experiência psíquica no século XIX no contexto cultural dos debates epistemológicos da época: a Psicofísica de G. Fechner; Psicologia Experimental de W. Wundt; a Psicologia Empírica de Franz Brentano; a psicologia descritiva de W. Dilthey; A Psicologia Funcional de W. James. 9) O surgimento do conceito de Inconsciente e a constituição da Psicanálise e das Psicologias analíticas: Freud, Jung e Adler; (fim do século XIX- século XX) com acenos a autores mais recentes (Winnicott, Klein, Bion, Lacan). 10) O surgimento do conceito de comportamento e a perspectiva do Behaviorismo (Watson; Hull; Tolman e Skinner) (fim do século XIX e século XX). 11) O surgimento do conceito de forma dos fenômenos psíquicos e a teoria da Gestalt (fim do século XIX- século XX).
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aula expositiva - Leituras e discussão dos textos em grupos com roteiro e discussão final na classe.
Critério
Três provas (com peso igual) sobre as leituras, discussões, aulas expositivas e seminários.
Norma de Recuperação
Realização de trabalho
 
Bibliografia
     
Goodwin, C. J. (2011). História da psicologia moderna. São Paulo: Cultrix, Massimi, M. (2016). História dos saberes psicológicos, São Paulo: Editora Paulus. Artigos da Revista eletrônica Memorandum: memória e história em psicologia.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940627

Clique para consultar o oferecimento para 5940627

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP