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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940628 - Psicologia Social I
SOCIAL PSYCHOLOGY I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Informar o aluno a respeito da História da Psicologia Social e de algumas das principais teorias da Psicologia Social, com vistas a situar os problemas e conceitos dentro de uma perspectiva epistemológica e histórica. 

Específicos:
- Introduzir numa perspectiva histórica os principais modelos teóricos em Psicologia Social
- Estimular a análise de problemas psicossociais por diversas perspectivas teóricas.
- Desenvolver o raciocínio crítico e a autonomia intelectual no campo da Psicologia Social. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2139777 - Jose Francisco Miguel Henriques Bairrao
 
Programa Resumido
Introduzir o aluno no conhecimento da História da Psicologia Social e de suas grandes teorias, com vistas a analisar criticamente os graves problemas sociais e vislumbrar as várias estratégias e técnicas de investigação e intervenção. Apresentar ao aluno os campos de pesquisa e de atuação prática nos níveis psicossocial, sociodinâmico e comunitário.
 
 
 
Programa
I - História da Psicologia Social
1. O nascimento da   Psicologia Social americana: suas características, problemas específicos e aplicações.
2. A crise da Psicologia Social   na   Europa: a escola francesa.
3. A crise da Psicologia Social nos Estados Unidos e na América Latina.
4. Perspectivas atuais.

II - Teorias em Psicologia Social
1. A Psicologia topológica.
2. As teorias comportamentais.
3. As teorias gestálticas.
4. As teorias culturalistas.
5. Abordagens marxistas em Psicologia Social
6. Abordagens pós-modernas em Psicologia Social
7. A teoria das representações sociais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas - Seminários individuais de alunos sobre textos selecionados referentes às várias abordagens teóricas em Psicologia Social. - Orientação de trabalho escrito sobre assunto específico (equivalente ao crédito-trabalho) Atividades discentes - Leitura. - Elaboração de trabalhos teóricos. - Revisões da literatura.
Critério
A nota final do aluno será a média ponderada das notas obtidas nas avaliações, a saber: 1ª avaliação individual dissertativa (Peso 1) 2ª avaliação individual dissertativa (Peso 1) Seminário em grupo (Peso 1) Elaboração por escrito de dossiê a ser compartilhado com a classe (Peso 1)
Norma de Recuperação
Sem recuperação
 
Bibliografia
     
Básica: 
Álvaro, J. L., & Garrido, A. (2006). Psicologia social: perspectivas psicológicas e sociológicas. São Paulo: McGraw-Hill.
Asch, S. (1977). Psicologia Social. São Paulo: C. E. Nacional.
Campos, R. H. F. (Org.) (1996). Psicologia Social comunitária: da solidariedade à autonomia. Petrópolis: Vozes.
Costa, J. F. (1989). Psicanálise e contexto cultural. Rio de Janeiro: Campos.
Douglas, M. (1998). Como as instituições pensam. São Paulo: Edusp.
Farr. R. (1998). As Raízes da Psicologia Social. Petrópolis: Vozes.
Leyens, J. P. & Yzerbit V. (1981). Psicologia Social. Lisboa: Edições 70.
Monteiro, M.  B., & Vala, J. (Org.) (2000). Psicologia Social. Lisboa: FCG.
Spink, M. J. (Org.) (1993). O conhecimento no cotidiano: As representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense.
Complementar:
Arruda, A. (Org.) (1998). Representando a alteridade. Rio de Janeiro: Vozes.
Baert, P. & Carreira da Silva (2014). Teoria Social Contemporânea. Lisboa: Editora Mundos Sociais.
Festinger & Katz. (Org.) (1974). A pesquisa na Psicologia Social. Rio de Janeiro: FGV.
Foucault, M. (1994). A micro-física do poder. Rio de Janeiro: Graal.
Gleitman, H. Psicologia. Lisboa: FCG, 2011
Giddens, A. & Turner, J. (Orgs.) (1999). Teoria social hoje. São Paulo: Editora da UNESP.
Mead, G. H. (2015). Mind, self and society. Chicago: Chicago University Press.
Myers, D. (2000). Psicologia Social. Rio de Janeiro: LTC.
Spink, M. J. (1999). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez Editora. 
 

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