Geral: Os alunos, no final do curso, deverão ser capazes de: - identificar os diferentes índices psicometricos. - distinguir as diferentes aplicações dos índices psicométricos na pesquisa e nos diversos domínios da Psicologia Aplicada. - escolher um modelo psicométrico que se adapte melhor a um problema concreto. - interpretar os resultados obtidos de maneira crítica, levando em consideração as restrições implicadas no modelo escolhido. - identificar e conceituar os diversos elementos psicométrico inseridos em qualquer teste psicológico. Específicos: Da Unidade I Os alunos deverão ser capazes de: - identificar os vários critérios que caracterizam a medida Psicológica. - distinguir as diversas posições teóricas sobre o desenvolvimento da metrologia nas ciências. - identificar os problemas fundamentais inseridos nas medidas em Psicologia. - caracterizar as tendências que deram origem e o desenvolvimento da Psicometria. - caracterizar e diferenciar as contribuições de diversos autores no que diz respeito à Psicometria inspirada na metodologia dos testes mentais. - caracterizar e diferenciar as contribuições de diversos autores no que diz respeito à Psicometria inspirada na Psicofísica. Da Unidade II Os alunos deverão ser capazes de: - identificar a posição de S. S. Stevens sobre o problema da mensuraçäo nas ciências. - compreender a afirmação de Pieron que “A matemática é uma invenção do homem e não uma descoberta.” - identificar os elementos envolvidos na teoria clássica de medidas e que distinguem a operação de medir. - discutir por escrito a posição de S. S. Stevens sobre a operação de medir. - caracterizar a condição fundamental da medida em Psicologia. - definir, exemplificar e identificar as operações admissíveis das diversas escalas (níveis de medida). - identificar as diferenças principais entre diversos níveis de mensuração. Da Unidade III Os alunos deverão ser capazes de: - identificar os elementos fundamentais que estão inseridos na definição de Anastasi de um Teste Psicológico. - identificar os elementos fundamentais que estão inseridos na definição de Pichot. - identificar e conceituar os diferentes elementos que caracterizam um teste: padronização, normalização, fidedignidade, sensibilidade ou capacidade discriminativa e validade. - classificar e caracterizar os testes psicológicos, baseados nas colocações de Cronbach e Van Kolck. Da Unidade IV Os alunos deverão ser capazes de: - caracterizar o que consiste uma população normativa e discutir o valor do resultado bruto obtido por um examinando num dado teste. - identificar e conceituar os tipos de erros possíveis de serem cometidos na escolha de uma amostra. - deduzir matematicamente e interpretar a formula matemática utilizada para correção das notas obtidas através de testes compostos de itens com alternativas de múltiplas escolha. - utilizar e interpretar em dados concretos de testes, as diferentes escalas de medidas padronizadas. - enumerar as vantagens e desvantagens dos decis em relação à nota reduzida "z". - deduzir e mostrar a redução de uma nota "z" à uma transformação linear. Da Unidade V Os alunos deverão ser capazes de: - conceituar os diferentes coeficientes de fidedignidade e utilizá-los em dados concretos de um teste e em exercícios práticos. - distinguir e caracterizar a importância dos diferentes coeficientes de fidedignidade e validade na escolha de um teste para futura aplicação. Da Unidade VI Os alunos deverão ser capazes de: - conceituar os diferentes tipos de validade. - descrever a importância dos critérios referentes à estimulação da validade de um teste. - diferenciar e utilizar as diferentes formulas de correção de validade. Da Unidade VII Os alunos deverão ser capazes de: - interpretar e analisar o modelo proposto para análise das perdas e benefícios da seleção. - interpretar o modelo matemático proposto por Faverge sobre o efeito da razão de seleção sobre a validade. Da Unidade VIII Os alunos deverão ser capazes de: - interpretar e utilizar o coeficiente de correlação múltipla. - compreender a finalidade da regressão múltipla linear. Da Unidade IX Os alunos deverão ser capazes de: - caracterizar os elementos referentes à análise dos itens contidos num teste psicológico, tais como: variância, desvio padrão, fidedignidade e validade. - descrever por escrito alguns princípios gerais utilizados na seleção de itens de um teste.
Medidas em Psicologia e suas características nos testes psicológicos. Técnicas de padronização e validade das medidas psicológicas. Validade e eficiência. Construção de itens de um teste psicológico.
Unidade 1 1. O problema da medida nas Ciências. 1.1. O desenvolvimento da metrologia em função da evolução das Ciências. 1.2. O problema da medida em Psicologia. 1.3. Diferenças individuais e processos psicológicos 2. A origem e o desenvolvimento da Psicometria 2.1. Psicometria inspirada pela metodologia dos testes mentais 2.2. Psicometria inspirada na psicofísica 2.3. Escalas psicométricas na Psicologia Social Unidade 2 3. Teoria geral da medida 3.1. consideraçöes gerais sobre os modelos matemáticos da Psicometria 3.2. diferentes níveis de medida 3.3. transformações admissíveis sobre as escalas 3.4. níveis de mensuração 3.4.1. generalização da teoria clássica de medidas 3.4.2. Escala nominal 3.4.3. Escala ordinal 3.4.4. Escala de intervalo 3.4.5. Escala de razão Unidade 3 4. Características metrológicas dos testes psicológicos 5. Classificação dos testes psicológicos 5.1. testes de performance 5.2. testes de comportamento habitual Unidade 4 6. Técnicas de padronização 6.1. população normativa 6.2. escalas de medidas padronizadas 6.2.1. normas de idade 6.2.2. percentis e decis 6.2.3. Resultados padrão: lineares e não lineares Unidade 5 7. Fidedignidade das medidas psicológicas 7.1. equação fundamental da fidedignidade 7.2. estimação da fidedignidade das medidas 7.3. coeficientes de estabilidade e equivalência 7.4. consistência interna dos itens Unidade 6 8. Validade das medidas psicológicas 8.1. validade de conteúdo 8.2. validade concorrente 8.3. validade produtiva 8.4. validade estrutural Unidade 7 9. Validade e eficiência 9.1. Interpretação do coeficiente de validade 9.2. Benefícios e perdas na seleção 9.3. O efeito da razão de seleção sobre validade Unidade 8 10. Prognóstico múltiplo 10.1. coeficiente de determinação e a correlação múltipla 10.2. introdução a regressão múltipla linear Unidade 9 11. Construção dos itens de um teste 11.1. Elaboração de material destinado à construção de itens de um teste 11.2. Análise de itens 11.2.1. objetivos e aplicação da análise de itens 11.2.2. índice de dificuldade dos itens 11.2.3. curva característica dos itens 11.2.4. índice de fidedignidade dos itens 11.2.5. índice de validade dos itens 11.2.6. consideraçöes gerais a respeito da seleção dos itens 11.3. Procedimento específicos
Anastasi,A., & Urbina, S. (2000). Testagem Psicológica. Hrtmed Editora. Pasquali, L. (1988). Psicometria: Teoria e aplicações. Brasília: Editora da UnB. Pasquali, L. (1999). Instrumentos psicológicos: Manual prático de elaboração. Brasília: Prático Gráfica e Editora Ltda. Anastasi, A. (1965). Psicologia diferencial. São Paulo: Herder-EPU. Anastasi, A. (1975). Testes psicológicos. São Paulo: Herder-EPU Baird, J. C. e Noma, E. (1978). Fundamental of scaling and psychophysics. New York: Wiley. Cerdá, E. (1972). Psicometria general. Barcelona: Herder. Cronbach,L. J. J. (1960). Essentials of psychological testing. New York: Harper. Dawes, R. M. J (1975). Fundamentos y técnicas de medicion de actitudes. México: Editorial Limusa. Erthal, T. C. (1987). Manual de psicometria. Rio de Janeiro: Zahar. Freeman, F. S. (1974). Teoria e prática dos testes psicológicos. Lisboa: Calouste Gulbekian. Guilford, J. P. (1954). Psychometric methods. New York: McCraw-Hill. Gulfor, J. P. (1965). Fundamentals statistics in Psychology and Education. New York: McCraw-Hill. Gulliksen, H. (1967). Theory of mental tests. New York: Wiley Magnusson, D. (1978). Teoria de los testes. México: Trillas. Medeiros, E. B. (1976). Medida psicológica: Princípios e prática. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas. Nick, E. (1963). Estatística e psicometria. RJ: J. Ozon Editor. Nunally, J. C. (1959). Tests and measurement. New York: McCraw-Hill. Oetting, E. R., & Thornton,G.C. (1978). Práticas de Psicometria. México: Trillas. Reuchlin, M. (1962). Les Methodes Quantitatives en Psychologie. Paris: PUF. Summers, G. F. (1976). Medicion de Actitudes. México: Trillas Tatsuoka, M. M. (1988). Multivariate Analysis. New York: Macmillan. Tavella, N. M. (1978). Analises de los itemes en la construccion de instrumentos psicometricos. México: Trillas. Torgerson, W. S. (1967). Theory and methods of scaling. New York:Wiley. Tyler, L. E. (1966). Testes e medidas. Rio de Janeiro: Zahar Editores. Van Kolck, O. L. (1975). Técnicas de exame psicológico. Rio de Janeiro: Editora Vozes (Vol.I e II)