Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940631 - Análise Experimental do Comportamento
EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: Apresentar ao aluno a caracterização da área de Psicologia de Aprendizagem e suas aplicações. O conteúdo da disciplina envolverá os conceitos de Análise do Comportamento. Específicos: O aluno deve ser capaz de: - Identificar conceitos, princípios e procedimentos empregados na análise das relações entre comportamento e meio ambiente. - Realizar em laboratório experimentos que demonstrem os princípios aprendidos em aula. - Identificar processos de aquisição de discriminações complexas e suas aplicações. - Analisar as pesquisas clássicas e recentes sobre aprendizagem animal e discutir suas limitações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3266847 - Andreia Schmidt
 
Programa Resumido
Evolução e comportamento: o modelo de seleção por consequências. Os reflexos e a aprendizagem respondente. O comportamento operante: reforço, punição, modelagem, esquemas de reforçamento, discriminação e generalização. Aprendizagem complexa: o comportamento verbal e o controle instrucional. Cultura e comportamento. Atividades práticas em laboratório didático.
 
 
 
Programa
Unidade I. Princípios de Análise de Comportamento a) Condicionamento Pavloviano - Histórico e alguns exemplos - Principais elementos que devem ser levados em conta para o estudo da aquisição e da extinção do condicionamento - Fatores temporais e outros parâmetros de uma situação clássica de condicionamento - Exemplos, aplicações do conceito e principais interpretações b) Comportamento Operante e Instrumental - Lei do Efeito; histórico e situação atual do conceito - Aquisição e manutenção de uma resposta operante - Extinção - Variáveis relacionadas com o reforço: privação, magnitude e atraso do reforço e seus efeitos sobre o comportamento - Controle aversivo: Fuga, Esquiva, Punição e Coesão. - Esquemas de reforço; reforço contínuo, razão fixa e variável, intervalo fixo e variável, esquemas de reforçamento diferencial de diferentes taxas de freqüência de comportamento - Exemplos, aplicações práticas e uso atual dos esquemas em Psicologia Unidade II. Evolução e Comportamento Unidade III. Controle de estímulos - Discriminação e generalização de estímulos - Aprendizagem de discriminações e aplicações sem erro - Discriminações complexas, comparação com o modelo contraste comportamental e equivalência de estímulos. Unidade IV. Aplicações práticas dos princípios básicos aprendidos em situações de laboratório
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas - Leitura prévia do material a ser discutido - Discussões em sala de aula - Exercícios práticos realizados pelos alunos em laboratórios, com a elaboração de relatórios Atividades discentes: - Leitura e discussão de textos propostos para a disciplina. Realização de aulas práticas em laboratório e elaboração de relatórios em formato científico sobre os experimentos realizados.
Critério
O aluno será avaliado por meio de: - Duas provas escritas no decorrer do semestre (peso 2). - Média das notas dos relatórios de atividades práticas (peso 1). A nota final será a média ponderada das atividades avaliativas, de acordo com o peso de cada atividade.
Norma de Recuperação
A recuperação para alunos que não atingirem média 5,0 será uma prova escrita sobre todo o conteúdo da matéria, inclusive sobre conteúdos trabalhados no laboratório.
 
Bibliografia
     
Abreu-Rodrigues, J., & Ribeiro, M. R. (2005). Análise do comportamento: pesquisa, teoria e aplicação. Porto Alegre: Artmed. Banaco, R. A. (1997). Sobre comportamento e cognição. São Paulo: Arbytes. Baum, W. M. (1999). Compreender o Behaviorismo: ciência, comportamento e cultura. Porto Alegre: ArtMed. Catania, A. C. (1999) Aprendizagem: Comportamento, Linguagem e Cognição. Porto Alegre: ArtMed. Baldwin, D., & Baldwin, J.J. (1986) Behavior principles in everyday life. Tradução Não publicada. Matos, M.A., & Tomanari, G.Y. (2002). A análise do comportamento no laboratório didático. São Paulo: Manole. Sério, T. M. A. P., Andery, M. A., Gioia, P. S., & Micheletto, N. (2008). Controle de estímulos e comportamento operante: Uma (nova) introdução. São Paulo: Educ. Skinner, B. F. (2003). Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes. Skinner, B. F. (1982). Sobre o Behaviorismo. São Paulo: Cultrix. Soares, P. G., Almeida, J. H., & Cançado, C. R. X. (Orgs.) (2016). Experimentos clássicos em análise do comportamento. Brasília: Instituto Walden4.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940631

Clique para consultar o oferecimento para 5940631

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP