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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940632 - Psicologia e Educação
PSYCHOLOGY AND EDUCATION

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Apresentar e discutir, com base em teorias psicológicas, os principais temas e questões educacionais, contemplando as possíveis contribuições do conhecimento psicológico para a análise e intervenção na área educacional. Objetivos Específicos: - Revisitar os paradigmas clássicos em psicologia, destacando suas contribuições para a educação; - Apresentar, com base em teorias cognitivas, a abordagem construtivista dos processos de ensino e aprendizagem; - Analisar e discutir temas básicos em Psicologia e suas repercussões sobre as práticas educativas - Refletir sobre questões educacionais atuais, destacando as possíveis atuações do psicólogo escolar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2054050 - Sylvia Domingos Barrera
 
Programa Resumido
A disciplina visa apresentar e discutir, com base em teorias psicológicas, os principais temas e questões educacionais, contemplando as possíveis contribuições (e limitações) do conhecimento psicológico para a análise e intervenção na área educacional.
 
 
 
Programa
Unidade I: Teorias psicológicas e Educação - Relações entre Psicologia e Educação: contribuições e limites da aplicação do conhecimento psicológico à Educação - Abordagens clássicas em psicologia e suas concepções de homem, mundo e educação: behaviorismo e humanismo - Teorias cognitivas da aprendizagem: a teoria da aprendizagem verbal significativa e a abordagem do processamento de informação - Abordagens interacionistas em Psicologia: contribuições da epistemologia genética e da abordagem sócio-histórica para a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem - Construtivismo: vertente epistemológica, psicológica e educacional Unidade II: Temas básicos em educação - Inteligência, motivação e desempenho escolar: uma abordagem cognitiva - Criatividade e educação - Relações interpessoais e desempenho escolar: o papel da interação prof. x aluno e da interação entre alunos na aprendizagem escolar - Desenvolvimento moral: as teorias de Piaget e Kohlberg Unidade III: Questões educacionais atuais - Fracasso escolar: uma análise crítica das dificuldades de aprendizagem - Indisciplina e violência escolar - Avaliação educacional: a progressão continuada em questão - A escola inclusiva: pressupostos e problematização - Os temas transversais e a formação integral do aluno
 
 
 
Avaliação
     
Método
- aulas expositivas dialogadas; - discussão de textos e filmes em grupo e/ou em pequenos grupos; - seminários; - discussão/supervisão das atividades práticas realizadas. Atividades discentes: - Leitura e discussão de textos; - Apresentação de Seminários; - Entrega de Resumo dos Seminários; - Entrega de trabalhos (resenhas e outras atividades) no decorrer da disciplina.
Critério
Atividades propostas no decorrer da disciplina, seminários, participação em aula.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita sobre o conteúdo teórico da disciplina. A nota final será a média aritmética das notas (variando de zero a dez) obtidas no período regulamentar e na recuperação.
 
Bibliografia
     
ALENCAR, E. S. Psicologia da Criatividade. Porto Alegre: Artes Medicas, 1986. ________________ Como desenvolver o potencial criador: um guia para liberação criatividade em sala de aula. Petrópolis, Vozes, 1997. AQUINO, J. G.(org.) Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus, 1996. _______.(org.) Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus, 1997. ARAÚJO, U. F. & AQUINO . J. G. Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal. São Paulo, Moderna, 2001. BORUCHOVITCH, E. Inteligência e motivação: perspectivas atuais. In: Boruchovitch, E. & Bzuneck, J. A. (Orgs.) A Motivação do Aluno: Contribuições da Psicologia Contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001. Cap. 5, p. 96-115. CARRETERO, M. Construtivismo e Educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997. CARVALHO, JSF. Construtivismo: uma pedagogia esquecida da escola. Porto Alegre, Artes Médicas, 2001. COLL, C.; PALÁCIOS, J. & MARCHESI, A. (orgs). Desenvolvimento Psicológico e Educação (vols 2 e 3). Porto Alegre, Artes Médicas, 1996. CUNHA, M.V. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro, DP&A, 2001 FOULIN, J. N.& MOUCHON, S. Psicologia da Educação. Porto Alegre, Artmed, 1998. GARDNER, H. Inteligências múltiplas. Porto Alegre. Artes Médicas, 1996. LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M.K. & DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo, Summus, 1992. MAINARDES, J. A promoção automática em questão: argumentos, implicações e possibilidades. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.79, n.192, p. 16-29, 1998. MIZUKAMI, M.G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. NEILL, A. S. Liberdade sem medo: Summerhill. 16a. ed. São Paulo: Ibrasa; Rio de Janeiro: Fename, 1976. Prefácio e Cap. 1, p. 1-86. OLIVEIRA, M.K. Vygotsky - aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Ed. Scipione, 1995. OLIVEIRA, M.K.; SOUZA, D.T. E REGO, T.C. (orgs) Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. SP. Ed. Moderna, 2002. PARO, V. H. Reprovação Escolar: renúncia à educação. São Paulo, Xamã, 2001. PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2000. PAULA, F. V. de & D’ÁUREA-TARDELI, D. (Orgs.) Violência na escola e da escola: desafios contemporâneos à Psicologia da Educação. São Bernardo do Campo, Universidade Metodista de S. Paulo, 2009. PIAGET, J. O tempo e o desenvolvimento intelectual da criança. In Piaget, J. Problemas de psicologia genética. Abril cultural, 1978 (os pensadores). PFROMM NETTO, S. A aprendizagem como processamento de informação. In: Psicologia da Aprendizagem e do Ensino. São Paulo: EPU, 1987. Cap. 6, p. 79-109. SPOSITO, M. A instituição escolar e a violência. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, no 104, 1998. TANAMACHI, E.; Proença, M.; Rocha, M.(orgs.). Psicologia e Educação. Casa do Psicólogo, 2000. VYGOTSKI, L. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1984. WADSWORTH, B.J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 5ª. Ed. São Paulo: Pioneira, 2003. WITTER, G.P. & LOMÔNACO, J.F.B. Psicologia da Aprendizagem. Temas Básicos de Psicologia. São Paulo: EPU, 1984.
 

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