Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940633 - Teorias e Práticas em Psicologia Clínica: A Abordagem Psicanalítica de Freud
THEORIES AND PRACTICE IN CLINICAL PSYCHOLOGY: FREUD'S PSYCHOANALYTIC APPROACH

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: Apresentar a teoria e a técnica terapêutica psicanalítica formuladas por Freud, abordando a interligação entre essas duas dimensões ao longo do seu desenvolvimento. Específicos: Ao final da disciplina o aluno deverá: - Conhecer as condições históricas e contextuais que facilitaram a criação da Psicanálise - Conhecer aspectos da biografia de Freud que facilitaram a criação da Psicanálise - Conhecer o percurso da prática freudiana, partindo do trabalho com hipnose até o desenvolvimento da técnica terapêutica baseada na associação livre, interpretação e análise da transferência. - Conhecer a teoria freudiana sobre o funcionamento psíquico, na dimensão tópica, econômica, dinâmica e genética.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90714 - Regina Helena Lima Caldana
 
Programa Resumido
A emergência da Psicanálise. A primeira e a segunda tópicas. A primeira e a segunda teorias pulsionais. O desenvolvimento psicossexual. A prática psicanalítica.
 
 
 
Programa
- A biografia de Freud e o contexto da época - O nascimento da teoria no trabalho com a histeria - O inconsciente: atos falhos, chistes, sonhos e neuroses - A primeira tópica e a primeira teoria pulsional - A segunda tópica e a segunda teoria pulsional - O desenvolvimento psicossexual - A terapia psicanalítica: associação livre, interpretação e análise da transferência.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas e exercícios em grupo. Atividades discentes: Leitura de textos e realização de exercícios e trabalhos em grupo.
Critério
Média aritmética entre duas provas individuais com peso 4 cada, e a nota pelo conjunto dos exercícios realizado em grupo, com peso 2.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita e uma prova oral, sobre o conteúdo da Disciplina no prazo previsto pela regulamentação. O aluno deverá entrar em contato com o docente para marcação das datas.
 
Bibliografia
     
Freud, S. (1917/2014). Conferências introdutória sobre Psicanálise. In: S. Freud, Obras completas (v.13). São Paulo: Companhia das Letras. Freud, S. (1925/2011). Autobiografia. In: S. Freud, Obras completas (v. 16). São Paulo: Companhia das Letras. Freud, S. (1933/2010). Novas conferências introdutória sobre Psicanálise. In: S. Freud, Obras completas (v. 18). São Paulo: Companhia das Letras. Mezan, R. (1987). Sigmund Freud: A conquista do proibido. 5.ed. São Paulo: Coleção Encanto Radical - Brasiliense. Mezan, R. (1982). Freud: a trama dos conceitos. São Paulo: Perspectiva. Laplanche, J., & Pontalis J. B. (2001). Vocabulário de psicanálise. São Paulo: Martins Fontes. Roudinesco, E. & Plon, M. (1998). Dicionário de Psicanálise, Rio de Janeiro: Zahar.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940633

Clique para consultar o oferecimento para 5940633

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP