Geral: ao final do curso o aluno dever ser capaz de - de compreender o desenvolvimento histórico da psicologia cognitiva como parte das ciências cognitivas. - compreender os métodos de pesquisa em psicologia cognitiva e avaliar criticamente as pesquisas da área, assim como delinear experimentos cientificamente válidos. - de empregar os conhecimentos sobre os processos cognitivos em diferentes áreas de aplicação da psicologia profissional. Específicos: ao final do curso o aluno dever ser capaz de - definir e diferenciar a abordagem cognitivista em oposição à outras abordagens teóricas. - caracterizar e diferenciar os sistemas de memória, - caracterizar e diferenciar as funções da atenção - caracterizar e diferenciar as principais heurísticas presentes nos processos de decisão. - de identificar os principais prejuízos funcionais relacionados à memória, à atenção e à tomada de decisão.
A disciplina apresenta uma introdução aos estudos memória, atenção e processos de decisão abordando as diferentes modelos teóricos e implicações para a psicologia aplicada.
• A psicologia Cognitiva como parte das ciências cognitivas • Memória: modelos e estruturas • Memória de curto e de longo prazo • Memória de trabalho • Memória na infância e no envelhecimento • Imagem mental • Funções da atenção • Atenção e Consciência • Tomada de decisão e raciocínio
Baddeley, A., Eysenck, M., & Anderson, M. (2011). Memória. Porto Alegre: Artmed. Sternberg, R. J. (2008). Psicologia Cognitiva. (4ª ed). Porto Alegre: Artmed.