Geral: Possibilitar aos alunos conhecimentos gerais e específicos sobre sensação, percepção, psicofísica e de suas importâncias à psicologia. Específicos: - Fornecer aos alunos informações sobre a história da psicofísica e sua importância às investigações e aplicações em sensação, percepção, cognição e à psicologia em geral. - Fornecer aos alunos conhecimentos fundamentais das principais abordagens psicofísicas: a psicofísica fechenriana, a teoria de detecção de sinal e a psicofísica de S.S.Stevens e a que problemas e situações elas são aplicáveis. - Fornecer aos alunos conhecimentos dos principais métodos psicofísicos. - Fornecer aos alunos práticas de como desenvolver e aplicar métodos psicofísicos. - Possibilitar aos alunos analisar dados obtidos pelos métodos psicofísicos de modo a estimar os principais parâmetros psicofísicos e como interpretá-los. - Possibilitar aos alunos conhecer os principais fatores que podem afetar os dados e os parâmetros psicofísicos. - Fornecer aos alunos conhecimentos fundamentais sobre as modalidades sensoriais, sobre a organização da percepção, sobre o processo atentivo e a importância de estuda-los na Psicologia e áreas afins. - Demostrar aos alunos fenômenos perceptivos e a importância de investiga-los. - Fornecer aos alunos informações sobre as principais abordagens de investigação em percepção.
Os conteúdos da disciplina abrangem fundamentos sobre processos sensoriais e organização da percepção; a importância histórica da psicofísica por meio de seus métodos para o estabelecimento da psicologia científica; fundamentos e aplicações dos métodos psicofísicos para investigar temas em sensação, percepção e cognição na psicologia e áreas correlatas.
PARTE A: PSICOFÍSICA 1. Introdução: Os trabalhos de Weber e Fechner 2. Contínuo físico e contínuo psicológico 2.1. O conceito de limiar absoluto, terminal e diferencial 2.2. O conceito de valor probabilístico dos limiares 3. Métodos Psicofísicos Clássicos 3.1. Determinação de Limiar absoluto e limiar diferencial 3.1.1. Método dos limites 3.1.2. Métodos dos ajustamentos 3.1.3. Método dos estímulos constantes 3.2. Métodos Adaptativos: Método das escadas (staircase method) 4. A Psicofísica de Stevens 4.1. A natureza dos números 4.1.1. A escala nominal 4.1.2. A escala ordinal 4.1.3. A escala de intervalo 4.1.4. A escala de razão 5. Métodos psicofísicos modernos 5.1. Método de fracionamento 5.2. Método de estimação de magnitude 5.3. Método de produção de magnitude 5.4. Método de estimação de razão 5.5. Método de emparelhamento intermodal 6. Determinação do expoente da função de potência 6.1. Pelo método de fracionamento 6.2. Pelo método de estimação de magnitude 6.3. Pelo método de estimação de razão 7. A Teoria da Detecção do Sinal 7.1 O indicador de sensibilidade (d´) e critério de decisão (beta). 7.2 Método Sim/Não. 7.3 Método do julgamento da confiabilidade das respostas (Confidence Rating method) 7.4 Método da escolha forçada (de duas alternativas). 7.5 A curva ROC PARTE B: PERCEPÇÃO 8. Introdução: Abordagens teóricas em percepção 8.1. Psicofísico 8.2. Fisiológico 8.3. Empirista 8.4. Gestáltico 8.5. Gibsoniano 8.6. Computacional 9. Visão e Percepção Visual 9.1. O sistema visual e os movimentos óculo-motores 9.1. Percepção de brilho, contraste e frequência espacial 9.2. Visão de cores 9.3. Percepção de movimento 9.4. Percepção visual do espaço tridimensional 9.5. Percepção de forma, objetos e faces 9.6. Constâncias e Ilusões 9.9. Atenção visual 10. Audição, Percepção Auditiva e Sistema Vestibular 10.1. O sistema auditivo 10.2. Percepção da intensidade, tonalidade e timbre do som 10.2. Percepção da fala 10.3. Percepção do espaço através da audição 10.4. O sistema vestibular e as sensações de postura e orientação do corpo 11. Tato e Cinestesia 11.1. O sistema somato-sensorial e motor 11.2. Percepção táctil, 11.3. Percepção de calor e frio, 11.4. Percepção de dor 11.5. Percepção háptica, cinestesia e propriocepção 12. Gustação e Olfação 12.1. O sistema gustativo 12.2. O sistema olfativo
Schiffman, H. R. (2005). Sensação e percepção, 5.edição, Rio de Janeiro: LTC Editora. Landeira-Fernandez, J., & Fukusima, S. S. (Eds.). (2012). Métodos em neurociências. Barueri: Manole. Da Silva, J. A. & Rozestraten, R. J. A. Manual prático de psicofísica (manuscrito). Da Silva, J. A. & Macedo, L. (1982). A função potência na percepção: significado e procedimentos de cálculo do expoente. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 34, 27-45. Outras Referências: Ackerman, D. (1992). Uma história natural dos sentidos. SP: Ed. Bertrand. Holm, M., Lylke, N. & Toksvig (1994). O olho e o espaço. SP: Martins Fontes. Simões, E. A. Q. & Tiedemann, K.B. (1985). Psicologia da percepção. SP: EPU (vol. I e II). Schmidt, R. F. (1980). Fisiologia sensorial. SP: EPU-Springer-EDUSP. Pinel, J. P. J. (2005). Biopsicobiologia. 5.a edição. Porto Alegre: Artmed. Purves, D. (org.) (2005). Neurociências. 2.edição. Porto Alegre: Artmed. Manning, S. A. & Rosenstock, E.H. (1974). Psicofísica clássica e métodos escalares. São Paulo: EPU. Borg, G. (2000). Escalas de Borg para a dor e o esforço percebido. São Paulo: Editora Manole. Da Silva, J. A., Fukusima, S. S. Dalamangas, A.M., Marques, S. S., & Ruiz, E. M. (1988). Psicofísica da memória. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 41, 3-41.