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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940636 - Processos Psicológicos Básicos: Percepção e Psicofísica
BASIC PSYCHOLOGICAL PROCESS: PERCEPTION & PSYCHOPHYSICS

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Geral:
Possibilitar aos alunos conhecimentos gerais e específicos  sobre  sensação, percepção,  psicofísica e de suas importâncias à psicologia.

Específicos:
- Fornecer aos alunos informações sobre a história da psicofísica e sua importância às investigações e aplicações  em sensação, percepção, cognição e à psicologia em geral.
- Fornecer aos alunos conhecimentos fundamentais das principais abordagens psicofísicas: a psicofísica fechenriana, a teoria de detecção de sinal  e  a psicofísica de S.S.Stevens e a que problemas e situações elas são aplicáveis.
- Fornecer aos alunos  conhecimentos dos  principais métodos psicofísicos.
- Fornecer aos alunos práticas de como desenvolver e aplicar métodos psicofísicos.
- Possibilitar aos alunos analisar dados obtidos pelos métodos psicofísicos de modo a estimar os principais parâmetros psicofísicos e como interpretá-los.
- Possibilitar aos alunos conhecer os principais  fatores que podem afetar os dados  e os parâmetros psicofísicos.
- Fornecer aos alunos conhecimentos fundamentais sobre as modalidades sensoriais,  sobre a organização da percepção,  sobre o processo atentivo  e a importância de estuda-los na Psicologia e áreas afins.
- Demostrar aos alunos fenômenos perceptivos e a importância de investiga-los. 
- Fornecer aos alunos informações sobre as principais abordagens de investigação em percepção.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
54369 - Sergio Sheiji Fukusima
 
Programa Resumido
Os conteúdos da disciplina abrangem fundamentos sobre processos sensoriais e organização da percepção; a importância histórica da psicofísica por meio de seus métodos para o estabelecimento da psicologia científica; fundamentos e aplicações dos métodos psicofísicos para investigar temas em sensação, percepção e cognição na psicologia e áreas correlatas.
 
 
 
Programa
PARTE A: PSICOFÍSICA
1. Introdução: Os trabalhos de Weber e Fechner

2. Contínuo físico e contínuo psicológico
2.1. O conceito de limiar absoluto, terminal e diferencial
2.2. O conceito de valor probabilístico dos limiares

3. Métodos Psicofísicos Clássicos 
3.1. Determinação de Limiar absoluto e limiar diferencial
3.1.1. Método dos limites
3.1.2. Métodos dos ajustamentos
3.1.3. Método dos estímulos constantes
3.2. Métodos Adaptativos: Método das escadas (staircase method)

4. A Psicofísica de Stevens
4.1. A natureza dos números
4.1.1. A escala nominal
4.1.2. A escala ordinal
4.1.3. A escala de intervalo
4.1.4. A escala de razão

5. Métodos psicofísicos modernos
5.1. Método de fracionamento
5.2. Método de estimação de magnitude
5.3. Método de produção de magnitude
5.4. Método de estimação de razão
5.5. Método de emparelhamento intermodal

6. Determinação do expoente da função de potência
6.1. Pelo método de fracionamento
6.2. Pelo método de estimação de magnitude
6.3. Pelo método de estimação de razão

7. A Teoria da Detecção do Sinal
7.1 O indicador de sensibilidade (d´) e critério de decisão (beta).
7.2 Método Sim/Não.
7.3 Método do julgamento da confiabilidade das respostas (Confidence Rating method)
7.4 Método da escolha forçada (de duas alternativas).
7.5 A curva ROC

PARTE B: PERCEPÇÃO
8. Introdução: Abordagens teóricas em percepção 
8.1. Psicofísico
8.2. Fisiológico
8.3. Empirista
8.4. Gestáltico
8.5. Gibsoniano
8.6. Computacional 

9. Visão e Percepção Visual
9.1. O sistema visual e os movimentos óculo-motores
9.1. Percepção de brilho, contraste e frequência espacial
9.2. Visão de cores
9.3. Percepção de movimento
9.4. Percepção visual do espaço tridimensional
9.5. Percepção de forma, objetos e faces
9.6. Constâncias e Ilusões
9.9. Atenção visual

10. Audição, Percepção Auditiva e Sistema Vestibular
10.1. O sistema auditivo
10.2. Percepção da intensidade, tonalidade e timbre do som
10.2. Percepção da fala
10.3. Percepção do espaço através da audição
10.4. O sistema vestibular e as sensações de postura e orientação do corpo

11. Tato e Cinestesia
11.1. O sistema somato-sensorial e motor
11.2. Percepção táctil, 
11.3. Percepção de calor e frio, 
11.4. Percepção de dor
11.5. Percepção háptica, cinestesia e propriocepção

12. Gustação e Olfação
12.1. O sistema gustativo
12.2. O sistema olfativo
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e seminários Demonstrações de fenômenos perceptivos e de métodos psicofísicos Práticas de métodos experimentais
Critério
Prova Exercícios extraclasses Elaboração de projeto experimental de pesquisa em percepção e psicofísica. Seminários NOTA FINAL = (PV + EX + PE)/3; onde: PV = nota da prova EX = nota média de exercícios extraclasses PE = nota média de seminários e projeto experimental se (FREQÜÊNCIA < 70% ), REPROVADO. se (NOTA FINAL >= 5,0 e FREQÜÊNCIA >= 70%), APROVADO. se (se 2.0 >=NOTA FINAL <=5,0 e FREQUÊNCIA >= 70%), RECUPERAÇÃO. se (RECUPERAÇÃO >= 5,0), APROVADO senão REPROVADO.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita e/ou uma prova oral, e/ou sínteses de leitura, e/ou seminários, e/ou trabalhos escritos sobre o conteúdo da disciplina, no prazo previsto pela regulamentação.
 
Bibliografia
     
Schiffman, H. R. (2005). Sensação e percepção, 5.edição, Rio de Janeiro: LTC Editora.
Landeira-Fernandez, J., & Fukusima, S. S. (Eds.). (2012). Métodos em neurociências. Barueri: Manole.
Da Silva, J. A. & Rozestraten, R. J. A. Manual prático de psicofísica (manuscrito). 
Da Silva, J. A. & Macedo, L. (1982). A função potência na percepção: significado e procedimentos de cálculo do expoente. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 34, 27-45.

Outras Referências:
Ackerman, D. (1992). Uma história natural dos sentidos. SP: Ed. Bertrand.
Holm, M., Lylke, N. & Toksvig (1994). O olho e o espaço. SP: Martins Fontes.
Simões, E. A. Q. & Tiedemann, K.B. (1985). Psicologia da percepção. SP: EPU (vol. I e II).
Schmidt, R. F. (1980). Fisiologia sensorial. SP: EPU-Springer-EDUSP.
Pinel, J. P. J. (2005). Biopsicobiologia. 5.a edição. Porto Alegre: Artmed.
Purves, D. (org.) (2005). Neurociências. 2.edição. Porto Alegre: Artmed.
Manning, S. A. & Rosenstock, E.H. (1974). Psicofísica clássica e métodos escalares. São Paulo: EPU.
Borg, G. (2000). Escalas de Borg para a dor e o esforço percebido. São Paulo: Editora Manole.
Da Silva, J. A., Fukusima, S. S. Dalamangas, A.M., Marques, S. S., & Ruiz, E. M. (1988). Psicofísica da memória. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 41, 3-41.
 

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