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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940640 - Teorias e Práticas em Psicologia Clínica: Abordagem Cognitivo-Comportamental
THEORY AND PRACTICES IN CLINICAL PSYCHOLOGY: COGNITIVE BEHAVIORAL THERAPIES

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: Essa disciplina tem por objetivo apresentar ao estudante as principais contribuições da abordagem cognitivo-comportamental em Psicologia, bem como a apresentação de algumas práticas clínicas nelas embasadas. Específicos: Ao final da disciplina, os alunos deverão estar aptos a: - Compreender os principais elementos advindos da abordagem Cognitivo-Comportamental na Psicologia, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas e, mais especificamente, para o entendimento do ser humano nesta perspectiva; - Caracterizar a prática clínica informada pelas teorias cognitivo-comportamentais com base na definição e operacionalização de seus principais conceitos; - Compreender e analisar os aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais na visão de Beck e Young.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6616283 - Carmem Beatriz Neufeld
 
Programa Resumido
Teoria e prática cognitivo-comportamental. Crescimento e desenvolvimento, patologia e processos de mudança nas abordagens cognitivo-comportamental. Atendimento clínico e prática clínica.
 
 
 
Programa
Módulo I: Teorias cognitivo-comportamentais em Psicologia I.1. Histórico e evolução das teorias cognitivo-comportamentais I.2. A prática clínica informada pelas teorias cognitivo-comportamentais: panorama das principais escolas e modelos em atendimento Módulo II. Terapia Cognitiva de Beck III.1 Histórico e pressupostos III.2 Crescimento e desenvolvimento da personalidade III.3 Patologia e processo de mudança III.4 Aplicabilidade dos conceitos na prática clínica Módulo III. Terapia dos Esquemas de Jeffrey Young IV.1 Histórico e pressupostos IV.2 Crescimento e desenvolvimento da personalidade IV.3 Patologia e processo de mudança IV.4 Aplicabilidade dos conceitos na prática clínica
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas iniciais terão caráter expositivo-dialogado, pois consistirão em aulas introdutórias. O objetivo destas aulas é introduzir conceitos-chave que serão discutidos e utilizados ao longo da disciplina. Nas aulas seguintes serão apresentados diferentes casos clínicos a serem trabalhados por meio da metodologia de aprendizagem por problematização (PBL). Atividades discentes: - Leitura de textos - Participação nas aulas e atividades propostas - Realizar buscas bibliográficas sobre temas vinculados ao programa - Realizar estudos de casos - Assistir e comentar filmes - Elaborar diagnósticos e fazer encaminhamentos condizentes com a literatura
Critério
Seguindo a metodologia do PBL a avaliação seguirá um processo de avaliação continuada. Todos os encontros presenciais lançarão mão de atividades textuais produzidas em grupos ou individualmente, visando o acompanhamento da evolução do aluno dentro da disciplina. Além disso, aspectos de postura e comprometimento também serão valorados numa nota final com valor máximo igual a 10 (dez).
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita sobre o conteúdo da disciplina no prazo previsto pela regulamentação.
 
Bibliografia
     
Beck, A. (1997). Terapia cognitiva da depressão. Porto Alegre: Artmed. Beck, J. (1997). Terapia cognitiva: Teoria e prática. Porto Alegre: Artmed. Cloninger, S. C. (1999). Teorias da personalidade. São Paulo: Martins Fontes. Hall, C. S., Lindzey, G., & Campbell, J. B. (2000). Teorias da personalidade. Porto Alegre: Artmed. Pervin, L. A., & John, O.P. (2004). Personalidade: Teoria e pesquisa. Porto Alegre: Artmed. Young, J. (2003). Terapia cognitiva para transtornos de personalidade: Uma abordagem focada no esquema. Porto Alegre: Artmed.
 

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