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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940641 - Teorias em Psicologia do Desenvolvimento
THEORIES OF DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: Introduzir o aluno no estudo de teóricos da Psicologia do Desenvolvimento de forma a que sejam capazes de compreender os principais conceitos propostos por Jean Piaget, Lev Vigotski e Henri Wallon. Específicos: - Levar o aluno a reconhecer e a refletir criticamente sobre as contribuições de cada autor para a Psicologia do Desenvolvimento, para a Psicologia como um todo e para áreas afins, em especial a Educação - Situar histórica e epistemologicamente os teóricos estudados na construção da Psicologia do Desenvolvimento - Favorecer a apropriação dos autores por meio de análises de situações concretas que provoquem a utilização de conceitos estudados
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
458821 - Ana Paula Soares da Silva
 
Programa Resumido
História da Psicologia do Desenvolvimento. Construção social da infância. Conceitos fundamentais das teorias de Jean Piaget, Lev Vigotski e Henri Wallon
 
 
 
Programa
1- Psicologia do Desenvolvimento: história e teorias 2- A construção social da Infância e da adolescência 3- Os direitos da criança e do adolescente 4- Introdução à teoria de Jean Piaget: bases epistemológicas e conceitos 5- Processos e estágios de desenvolvimento segundo Jean Piaget 6- Contribuições de Jean Piaget para Psicologia e para a Educação 7- Introdução à teoria de Lev Vigotski: bases epistemológicas e conceitos 8- Lev Vigotski: o processo de desenvolvimento e a constituição do sujeito 9- Contribuições de Lev Vigotski para a Psicologia geral 10- Introdução à teoria de Henri Wallon: bases epistemológicas e conceitos 11- Henri Wallon e a constituição do eu 12- Henri Wallon e a dialética do desenvolvimento
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão usados como recursos para a promoção da aprendizagem: aulas expositivas dialogadas, discussão de textos, vídeos, fotografias e filmes, discussão de situações práticas e atividades individuais, em duplas e em grupos. Atividades discentes: O aluno terá como atividades: a leitura de textos programados; a participação nas discussões em sala; a reflexão e a sistematização das contribuições dos autores estudados a partir de problematizações teóricas e de situações que permitam a visualização dos conceitos na prática.
Critério
A avaliação da disciplina será feita considerando: - O desempenho do aluno em uma atividade de reflexão realizada em dupla e/ou em grupo, para cada um dos autores estudados. Ao final do estudo de cada autor, esta atividade é proposta por meio da resolução de questões teóricas e/ou de discussão de filmes ou de situações concretas. A atividade será realizada na forma de texto. - O desempenho individual em prova escrita acerca do conteúdo total da disciplina.
Norma de Recuperação
Procedimentos de recuperação seguirão as normativas da Universidade. Será proposta uma avaliação escrita que abarque a totalidade do conteúdo abordado na disciplina
 
Bibliografia
     
Ariès, P. (2006). História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC. Galvão, I. (1995). Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Rio de Janeiro: Vozes. Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH. Piaget, J. (1977). O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: J. Zahar Editores. Piaget, J. (1999). Seis estudos. Rio de Janeiro: Forense Universitária. Piaget, J. (2003). Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária. Shaffer, D. R., & Kipp, K. (2012). Psicologia do Desenvolvimento: infância e adolescência. São Paulo: Cengage Learning. Vigotski, L. S. (2000). Manuscrito de 1929. Educação e Sociedade, n. 71, p. 21-44. Vigotski, L. S. (2000). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. Vigotski, L. S. (2004). Teoria e método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes. Vigotski, L. S. (2009). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes. Vigotski, L. S. (2006). Obras Escogidas. Madrid: A. Machado Libros. Werebe, M. J. G., & Nadel-Brulfert, J. (orgs.) (1986). Henri Wallon. São Paulo: Ática. Wallon, H. (1975). Psicologia e Educação da infância. Lisboa: Estampa. Wallon, H. (2005). A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70
 

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