Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940642 - Técnicas de Entrevista
INTERVIEW TECHNIQUES

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: Criar condições que favoreçam aos alunos a aprendizagem teórica e prática da entrevista e do questionário enquanto recursos de coleta de dados em pesquisa e em alguns contextos da psicologia aplicada. Específicos: Proporcionar aos alunos oportunidade: - analisar de um modo geral, as funções, tipos, e finalidade da entrevista. - conhecer as técnicas e peculiaridades da entrevista e do questionário como recursos de coleta de dados. - analisar os aspectos básicos a serem considerados relativos ao procedimento de elaboração e aplicação de questionários ou roteiros de entrevista. - identificar as possíveis fontes de "bias" na entrevista e discutir métodos e técnicas para controlar sua influência. - exercitar o planejamento e execução de entrevistas com função de coleta de dados para pesquisa ou em outros contextos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93850 - Eucia Beatriz Lopes Petean
 
Programa Resumido
Conhecer os diversos tipos de entrevista suas funções e finalidades. Identificar os possíveis vieses e quais os métodos os métodos e técnicas para minimiza-los. Planejar e elaborar um roteiro de entrevista para coleta de dados de pesquisa ou em outros contextos.
 
 
 
Programa
I. Introdução à técnica de entrevista 1. Conceituado, funções e classificações dos tipos gerais de entrevistas. 2. A comunicação na entrevista - comunicação pessoal x comunicação profissional - obstáculos à comunicação 3. Os contextos psicossociais da entrevista II. A entrevista como método de coleta de dados 1. Critérios de validade e fidedignidade 2. Potencialidade e limitações 3. Estratégias 4. Fontes de erros e "viés" 5. A técnica de entrevistar - introdução à entrevista - realização da entrevista - registro das informações III. Entrevista x questionário Auto-Administrado 1. Entrevista face a face 2. Entrevista por telefone 3. Questionário auto-administrado IV. Questionário 1. Fases do processo de construção 2. Tipos de questões 3. Princípios de elaboração das questões 4. Organização geral e teste preliminar do questionário
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Leitura e discussão de textos em grupos e geral - Aulas expositivas - trabalhos práticos individuais e em equipe
Critério
O desempenho do aluno em relação a parte teórica será avaliado através de: - uma prova escrita individual abrangendo o conteúdo teórico integral a qual será atribuída uma nota de 0 a 10. - relatórios referentes a elaboração do roteiro de entrevista aos quais será atribuída nota de 0 a 10. A nota final será a média aritmética das notas obtidas na parte teórica e prática.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação
 
Bibliografia
     
Cea D’Ancona (1996). Metodologias Cuantitativas: Estrategias y Tecnicas de Investigacion Social. Madrid: Ed. Sintesis Sociologia. Lodi, J. B. (1992). A entrevista: Teoria e prática. São Paulo: Ed. Pioneira. Macedo, M. M. K., & Carrasco, L. K. (2005). (Con)textos de entrevista: Olhares diversos sobre a interação humana. São Paulo: Casa do Psicólogo. Mucchielli, R. (1994). A entrevista não diretiva. São Paulo: Martins Fontes. Mucchielli, R. (1978). O questionário na Pesquisa Psicossocial. São Paulo: Martins Fontes. Valles, M. S. (1997). Técnicas cualitativas de investigacion social: Reflexion metodológica y prática profesional. Madrid: Ed. Sintesis Sociologia.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940642

Clique para consultar o oferecimento para 5940642

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP