Geral: Levar aos alunos uma visão abrangente e crítica da atuação do Psicólogo em Instituições Educacionais, discutir as novas perspectivas de atuação e propiciar uma experiência prática numa Instituição Escolar, a partir de uma concepção da Psicologia como Ciência Humana e Social. Específicos: Levar os alunos a: - Caracterizar o campo de atuação do Psicólogo Escolar; - Discutir a posição do Psicólogo Escolar na Instituição; - Mostrar as contribuições que tal profissional pode dar, discutindo exemplos de atuação.; - Discutir as expectativas com relação ao trabalho do psicólogo na Instituição Escolar; - Analisar uma situação escolar utilizando-se dos novos referenciais trazidos pelo estudo do cotidiano escolar e suas práticas.
A disciplina apresenta o campo da Psicologia Escolar em termos históricos e, principalmente, em sua vertente atual, com destaque para as estratégias de investigação no cotidiano escolar, como referencial preponderante para as práticas e atuações que dela decorrem.
I. Temas Introdutórios: 1. Relação escola x sociedade; 2. História da Psicologia Escolar no Brasil; 3. A queixa escolar e a atuação do psicólogo. II. Estratégias de investigação no cotidiano escolar: 1. Etnografia e prática escolar; 2. Contribuições da etnografia educacional para compreensão do cotidiano escolar; 3. Análise Institucional e suas contribuições para a Psicologia Escolar; III. Modelos de avaliação e intervenção em Psicologia Escolar: 1. Práticas grupais com alunos; 2. Práticas grupais com professores e gestores; 3. Práticas grupais com familiares; 4. A Psicopedagogia Institucional.
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