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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940645 - Psicologia do Desenvolvimento: O Ciclo Vital
DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY: THE LIFESPAN

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar o objeto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento;
- Discriminar os diferentes métodos, princípios e teorias da Psicologia do Desenvolvimento;
- Reconhecer o caráter histórico e social das noções relativas a cada fase do ciclo vital e das teorias nas quais foram formuladas;
- Caracterizar as principais etapas do ciclo de vida humana, considerando o entrelaçamento dos aspectos biológicos, históricos, sociais e culturais;
- Analisar os contextos históricos, econômicos, sociais e culturais do desenvolvimento humano;
- Refletir sobre as implicações éticas da pesquisa com seres humanos no campo da Psicologia do Desenvolvimento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
439552 - Ana Raquel Lucato Cianflone
 
Programa Resumido
A disciplina está inserida no campo da Psicologia do Desenvolvimento; abarca teorias clássicas e atuais e temáticas contemporâneas da área. Apresenta perspectivas teóricas que buscam analisar os processos desenvolvimentais em sua complexidade, com ênfase no entrelaçamento de aspectos biológicos, históricos e culturais.
 
 
 
Programa
1. Histórico, concepções e práticas no campo da Psicologia do Desenvolvimento.
2. A perspectiva do ciclo vital na Psicologia do Desenvolvimento.
3. O estudo do desenvolvimento humano: conceitos básicos e perspectivas teóricas.
4. Ontogênese e cultura.
5. Desenvolvimento nos primeiros anos de vida: a construção do vínculo de apego, comunicação linguística, atenção conjunta, representação simbólica e aquisição da linguagem.
6. Desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral na infância.
7. Adolescência e juventudes: aspectos biológicos, psicológicos e sociais.
8. Mudanças de papéis e dinâmica da vida adulta.
9. O processo de envelhecimento.
10. Aspectos éticos da pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O programa será desenvolvido através de aulas teóricas, debates, discussões de textos, livros e filmes, trabalhos em grupo, palestras de conferencistas convidados. Atividades discentes: - Elaboração de projeto - Realização de entrevistas - Elaboração de seminário e relatório do projeto - Elaboração do trabalho teórico - Prova
Critério
Provas escritas - peso 6 Relatório escrito e seminários - peso 4 (nota de zero dez)
Norma de Recuperação
O aluno deverá entrar em contato com o docente para saber qual critério é adotado.
 
Bibliografia
     
Baltes, P. B., & Singer, T. (2001). Plasticity and the aging mind: an exemplar of the biocultural orchestration of brain and behavior. European Review: Interdisciplinary Journal of the Academia Europaea, 9, 59-76.
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Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.
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Sheehy, G. (1998) Passagens: crises previsíveis da vida adulta (pp 29-46). Editora Francisco Alves, 16ª.ed. 
Spósito, M.P. (2004). Apontamentos para discussão sobre a condição juvenil no Brasil. In Juventude: o que é? Rio de Janeiro: MEC.
Tomasello, M. Origens culturais da aquisição do conhecimento. São Paulo, Martins Fontes, 2003.
 

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