Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: - Identificar o objeto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento; - Discriminar os diferentes métodos, princípios e teorias da Psicologia do Desenvolvimento; - Reconhecer o caráter histórico e social das noções relativas a cada fase do ciclo vital e das teorias nas quais foram formuladas; - Caracterizar as principais etapas do ciclo de vida humana, considerando o entrelaçamento dos aspectos biológicos, históricos, sociais e culturais; - Analisar os contextos históricos, econômicos, sociais e culturais do desenvolvimento humano; - Refletir sobre as implicações éticas da pesquisa com seres humanos no campo da Psicologia do Desenvolvimento.
A disciplina está inserida no campo da Psicologia do Desenvolvimento; abarca teorias clássicas e atuais e temáticas contemporâneas da área. Apresenta perspectivas teóricas que buscam analisar os processos desenvolvimentais em sua complexidade, com ênfase no entrelaçamento de aspectos biológicos, históricos e culturais.
1. Histórico, concepções e práticas no campo da Psicologia do Desenvolvimento. 2. A perspectiva do ciclo vital na Psicologia do Desenvolvimento. 3. O estudo do desenvolvimento humano: conceitos básicos e perspectivas teóricas. 4. Ontogênese e cultura. 5. Desenvolvimento nos primeiros anos de vida: a construção do vínculo de apego, comunicação linguística, atenção conjunta, representação simbólica e aquisição da linguagem. 6. Desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral na infância. 7. Adolescência e juventudes: aspectos biológicos, psicológicos e sociais. 8. Mudanças de papéis e dinâmica da vida adulta. 9. O processo de envelhecimento. 10. Aspectos éticos da pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento.
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