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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940647 - Psicologia e Políticas Públicas em Saúde
PSYCHOLOGY AND PUBLIC HEALTH POLICIES

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Proporcionar ao aluno o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao trabalho do psicólogo que atua no contexto da saúde publica no Brasil considerando as políticas desenvolvidas ao longo da história, a sistemática básica de funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e suas principais características assistenciais e gerenciais. 

Específicos:
Ao final da disciplina o aluno deve estar apto a:
- Identificar as marcas ideológicas e políticas que contribuíram para a estruturação das ações em saúde no Brasil, distinguindo os campos de saúde pública e saúde coletiva;
- Conhecer, e identificar no campo de práticas profissionais, os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), articulando-os ao contexto específico da Psicologia; 
- Conhecer a reorganização assistencial e gerencial dos serviços de saúde proposta pelo SUS;
- Conhecer os processos de financiamento e gestão em saúde;
- Analisar as implicações das políticas públicas de saúde para a construção do trabalho do psicólogo no Brasil, tanto em ações de assistência quanto de gestão. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3157550 - Marina Simões Flório Ferreira Bertagnoli
 
Programa Resumido
Esta disciplina visa desenvolver múltiplos recursos (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessários ao trabalho do psicólogo que atua no campo da Saúde Pública considerando especificamente a história do desenvolvimento das políticas públicas, as características de organização do sistema de serviços (considerando tanto assistência quanto gestão) e suas implicações para a atuação do psicólogo. 
 
 
 
Programa
1- Construção e desenvolvimento das políticas públicas em saúde no Brasil
1.1. Política e políticas públicas
1.2. Ações em saúde no Brasil: breve histórico
- epidemiologia e indicadores de saúde: risco e culpa;
- determinação social do processo saúde-doença;
- o público e o privado na saúde;
- saúde pública e saúde coletiva;
- mercantilização da saúde: direito de classe ou direito de todos?
2. Sistema Único de Saúde 
2.1. Assistência
- universalidade, equidade e integralidade;
- rede assistencial e níveis de atenção.
2.2. Gestão
- descentralização, regionalização e hierarquização;
- rede assistencial e regulação;
- ferramentas e formas de gestão;
- órgãos colegiados na saúde.
2.2.1. Gestão local
- construção do “projeto local”;
- participação e controle social.
2.3. Financiamento 
- blocos de financiamento;
- organização administrativa e controle orçamentário.
3. Possibilidades para a prática profissional da Psicologia
                        - relatos em assistência e gestão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas dialogadas; - Grupos de discussão e trabalho; - Entrevista com profissional de saúde; - Apresentação e análise da entrevista realizada, para discussão ampliada com a turma toda; - Elaboração de relatório final. Atividades discentes: - Busca de referências e relatos; - Participação em sala de aula e nos grupos de discussão; - Leituras das referências indicadas; - Visita a serviço de saúde e entrevista com profissionais; - Análise do cenário assistencial e de gestão do serviço visitado, com indicação de possibilidades para a intervenção profissional do psicólogo; - Apresentação em sala de aula e discussão com a turma; - Elaboração e entrega de relatório final.
Critério
- Assiduidade; - Participação nas atividades (discussão em sala e nos grupos, visita ao serviço, entrevista com profissionais, apresentação e elaboração do relatório final); - Apresentação da visita realizada e proposta de intervenção profissional do psicólogo; - Entrega do relatório final 1) Visitas: caracterização da estrutura e funcionamento da unidade visitada; 2) Análise do cenário e adequação da proposta de intervenção profissional (viabilidade de execução e originalidade); 3) correlação com conceitos; - Auto-avaliação.
Norma de Recuperação
Prova escrita e/ou oral sobre o conteúdo.
 
Bibliografia
     
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