Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940649 - Avaliação de Interesses e Habilidades
ASSESSMENT OF INTERESTS AND SKILLS

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: Essa disciplina tem por objetivo apresentar ao estudante o histórico e os princípios dos processos de Avaliação Psicológica, assim como suas possíveis consequências sociais, com ênfase na avaliação de habilidades e interesses. Específicos: Ao final da disciplina, os alunos deverão estar aptos a: - Compreender o histórico e evolução dos instrumentos e dos processos de avaliação psicológica considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, sobretudo no campo dos interesses e das habilidades. - Caracterizar os tipos de instrumentos de avaliação psicológica voltados ao campo dos interesses e habilidades, com base na definição e operacionalização de seus principais conceitos. - Planejar o uso de recursos de avaliação psicológica (sobretudo no campo dos interesses e habilidades) em função de objetivos delineados para diferentes necessidades individuais ou de grupos de indivíduos. - Conhecer e refletir sobre as consequências sociais dos processos de avaliação psicológica, com ênfase no campo dos interesses e habilidades.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
54202 - Sonia Regina Pasian
 
Programa Resumido
A avaliação psicológica: princípios e desenvolvimento histórico no campo dos interesses e das habilidades. Diferentes tipos de instrumentos de avaliação psicológica, suas características técnicas, uso e suas consequências sociais, com ênfase nos instrumentos de avaliação dos interesses e de habilidades.
 
 
 
Programa
- Histórico e evolução dos instrumentos e dos processos de avaliação psicológica considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, sobretudo no campo dos interesses e das habilidades. - Fundamentação teórica de instrumentos de avaliação dos interesses e de habilidades - Instrumentos psicológicos para avaliação de avaliação dos interesses e de habilidades, em diferentes contextos e para diferentes públicos-alvo - Administração, correção, interpretação e redação de resultados de testes psicológicos e outras técnicas de avaliação de interesses e de habilidades: > instrumentos de avaliação de habilidades > AIP – Avaliação dos Interesses Profissionais > BBT-Br – Teste de Fotos de Profissões brasileiro (Berufsbilder Test) > SDS – Questionário de Busca Autodirigida
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas dialogadas, com discussão das temáticas das aulas com a turma. - Treinamentos práticos (role playing), a partir de casos-modelo. Atividades discentes: - Leituras de referências bibliográficas, com discussão do material em sala de aula. - Treinamentos práticos nas atividades de aplicação, codificação e interpretação dos materiais de avaliação psicológica. - Elaboração de relatórios de avaliação psicológica (atividades práticas)
Critério
Prova escrita (peso 2, nota máxima = 10). Participação individual nas atividades e exercícios práticos desenvolvidos em sala de aula (peso 1, nota máxima = 10).
Norma de Recuperação
Dado o caráter teórico e prático da disciplina, não há possiblidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Achtnich, M. (1991). O BBT, Teste de Fotos de Profissões: Método projetivo para a clarificação da inclinação profissional. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia. Alchieri, J. C., & Cruz, R.M. (2003). Avaliação psicológica: conceito, métodos, medidas e instrumentos. São Paulo: Casa do Psicólogo. Alchieri, J. C. (2007). Avaliação psicológica: perspectivas e contextos. São Paulo: Vetor. Ambiel, R. A. M., Rabelo, I.S., Pacanaro, S. V., Alves, G.A.S., & Leme, I.F.A.S. (2011). Avaliação psicológica: Guia de consulta para estudantes e profissionais de Psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo. Anastasi, A., & Urbina, S. (2000). Testagem psicológica. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. Hutz, C. S., Bandeira, D. R., Trentini, C. M, & Krug, J. S. (Orgs.) (2016). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: ArtMed. Duarte, M. E. (2008). A avaliação psicológica na intervenção vocacional: princípios, técnicas e instrumentos. In: Taveira, M. C. & Silva, J. T. (Coord.) Psicologia Vocacional. Perspectivas para a intervenção (pp.139-157). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. Holland, J. L., Fritzsche, B.A., & Powell, A.B. (1994). SDS – Self-Directed Search: Technical Manual. Lutz: Psychological Assessment Resources, Inc. (PAR). Jacquemin, A. (2000). O BBT-Br: Teste de Fotos de Profissões: normas, adaptação brasileira, estudos de caso. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia. Jacquemin, A., Noce, M. A., & Assoni, R. F. (2000). Dicionário de Atividades Profissionais: BBT-Br: Teste de Fotos de Profissões. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisa em Psicologia. Jacquemin, A., Okino, E. T. K., Noce, M. A., Assoni, R. F., & Pasian, S. R. (2006). O BBT-Br feminino: Teste de Fotos de Profissões: Adaptação brasileira, normas e estudos de caso. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia. Levenfus, R. S., & Bandeira, D. R. (2009). Coleção AIP - Avaliação dos Interesses Profissionais. 1. ed. São Paulo: Vetor Editora, v. 1. 128 p. MANUAIS dos vários testes psicológicos referidos no conteúdo da disciplina, publicados por diferentes editoras, parte do acervo clínico do Centro de Psicologia Aplicada desta Faculdade. Pasquali, L. (2010). Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed. Pasian, S. R., Okino, E. T. K., & Melo-Silva, L. L. (2007). O Teste de Fotos de Profissões (BBT) de Achtnich: histórico e pesquisas desenvolvidas no Brasil. Psico-USF, 12(2), 173-187. Primi, R., Mansão, C. M., Muniz, M., & Nunes, M. F. O. (2010). SDS – Questionário de Busca Auto-Dirigida. Self-Directed Search. São Paulo: Casa do Psicólogo. Jacquemin, A., Melo-Silva, L. L. & Pasian, S. R. (2010). O Berufsbilder Test (BBT) – Teste de Fotos de Profissões em Processos de Orientação Profissional. In Levenfus, R. S. & Soares, D. H. P. (Orgs.). Orientação vocacional ocupacional: novos achados teóricos, técnicos e instrumentais para a clínica, a escola e a empresa (pp. 247-261). Porto Alegre: ArtMed. Schelini, P. W. (2007). Alguns domínios da avaliação psicológica. Campinas: Alínea. Urbina, S. (2007). Fundamentos da Testagem Psicológica. Porto Alegre: Artmed.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940649

Clique para consultar o oferecimento para 5940649

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP