Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940651 - História da Filosofia I
HISTORY OF PHILOSOPHY I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: Através de alguns autores chaves da história da filosofia, introduzir o aluno à discussão crítica da formação de nossa identidade de mundo ocidental moderno. Específicos: Propiciar ao aluno instrumentos críticos da filosofia para pensar o nosso modo de vida atual.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
92716 - Reinaldo Furlan
 
Programa Resumido
Através da história da filosofia, trata-se de investigar a formação da identidade do homem ocidental moderno: nossa concepção de mundo e de homem. Numa primeira etapa, abordaremos o surgimento da filosofia na Grécia antiga, a cultura do Renascimento cultural e a formação da ciência e filosofia modernas. A seguir, abordaremos filosofias críticas do desenvolvimento da modernidade e do mundo contemporâneo.
 
 
 
Programa
1- A formação do homem moderno: -O nascimento da filosofia na Grécia antiga. -A cultura do Renascimento; o humanismo; as origens da formação da cultura ocidental na Grécia antiga a partir da filosofia. -A herança medieval; o cristianismo na formação da cultura ocidental. -A formação da ciência moderna: a matematização do mundo físico. -A questão do sujeito na filosofia moderna: Descartes e a fundamentação do cogito - o dualismo. - O iluminismo e a filosofia romântica. - A filosofia de Kant. 2- As filosofias críticas da modernidade: -Marx e a crítica do capitalismo. -Nietzsche e a crítica do niilismo ocidental. 3- A fenomenologia: Husserl, Heidegger, Sartre e Merleau-Ponty. 4- A Escola de Frankfurt. 5- A pós-modernidade: Foucault e Deleuze.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e debates em sala de aula. Atividades discentes: leitura de textos, trabalhos escritos e discussões em aula.
Critério
Prova escrita ou trabalho.
Norma de Recuperação
Prova escrita
 
Bibliografia
     
ARIÈS, P., DUBY, G. (org.), História da Vida Privada 2: Da Europa feudal à Renascença. BELLO, A. A., Fenomenologia e ciências humanas, Bauru, Edusc. BURCKHARDT, J., A cultura do Renascimento na Itália – Um ensaio, São Paulo, Companhia de Bolso. CASSIRER, E., Indivíduo e Cosmos na Filosofia do Renascimento, São Paulo, Martins Fontes. CASSIRER, E., A filosofia do iluminismo, Campinas, Unicamp. CHAUÍ, M., Convite à Filosofia, São Paulo, Ática. COOPER, D. E., As filosofias do mundo – Uma introdução histórica, São Paulo, Loyola. DELEUZE, G., Espinosa, Filosofia Prática. São Paulo, Escuta. DESCARTES, R., Coleção Os Pensadores, São Paulo, Abril Cultural. FIGUEIREDO, V. (org.), Seis filósofos na sala de aula, Belendis e Vertecchia Editores. FOUCAULT, M. Ditos e Escritos, v.5, Rio de Janeiro, Forense Universitária. HEIDEGGER, M. Ser e Tempo, Petrópolis, Vozes. JAEGER, W., Paidéia, A formação do homem grego, Martins Fontes. KANT, E. Crítica da Razão Pura, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. KOYRÉ, A., Do mundo fechado ao universo infinito, Rio de Janeiro, Forense Universitária. MARX, K. ENGELS, F., Manifesto comunista, São Paulo, Boitempo. MATOS, O. C. F., A Escola de Frankfurt, luzes e sombras do iluminismo, São Paulo, Moderna. MERLEAU-PONTY, Fenomenologia da Percepção, São Paulo, Martins Fontes. NIETZCHE, F. Coleção Os Pensadores, São Paulo, Abril Cultural. NUNES, B., A Filosofia Contemporânea, São Paulo, Ática. SAFRANSKI, R., Heidegger, Um mestre da Alemanha entre o bem e o mal. São Paulo, Geração Editorial. SARTRE, J.P. Coleção os Pensadores, São Paulo, Abril Cultural. SILVA, F. L., Descartes, a metafísica da modernidade, São Paulo, Moderna.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940651

Clique para consultar o oferecimento para 5940651

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP