Geral: Propiciar condições para que o aluno apreenda o modelo teórico psicanalítico como uma forma de interpretar o universo humano e como estudo da personalidade, reconhecendo as concepções iniciais e contemporâneas dos modelos abordados. Específicos: Os modelos apresentados deverão ser reconhecidos como uma expressão de concepção de ser humano e como um conjunto de conhecimentos sobre a estrutura, desenvolvimento e dinâmica da personalidade. Eles devem ser compreendidos como um dos vértices de abordagem dos processos de saúde mental, e como um referencial cujos pressupostos determinam um modo de compreensão, avaliação e atuação específico nessa área da Psicologia.
Estudo do modelo teórico psicanalítico como um vértice de concepção, análise e interpretação do universo humano, enfatizando os aspectos de desenvolvimento, estrutura e dinâmica da personalidade.
Unidade I – Melanie Klein Os pressupostos de Klein. Fantasia inconsciente. Desenvolvimento da personalidade. Posição Esquizoparanóide. Posição Depressiva. Psicopatologia das posições: - Inveja - Defesas maníacas Estágios primitivos do conflito edípico. Processo de formação simbólica. Pensamento e criatividade artística Unidade II – Bion A teoria psicanalítica em Bion. O trabalho com grupos. Psicoses. Parte Psicótica e Não-Psicótica da Personalidade. A teoria do pensamento. Teoria do conhecimento. Unidade III – Winnicott Teoria e técnica em Winnicott. A teoria do processo de amadurecimento. A teoria da técnica em Winnicott. O desenvolvimento emocional primitivo. Objetos e fenômenos transicionais. Psicoses e cuidados maternos. Distorção do ego em termos de Falso e Verdadeiro Self.
Avellar, L. Z. (2004). Jogando na análise de crianças. São Paulo: Casa do Psicólogo. Bléandonu, G. (1990). Wilfred R. Bion: A vida e a obra. Rio de Janeiro: Imago. Brenner, C. (1987). Noções básicas de psicanálise. Rio de Janeiro: Imago. Cintra, E. M. U. & Figueiredo, L. C. (2004). Melanie Klein: Estilo e pensamento. São Paulo: Escuta. Grinberg, L. e col. (1973). Introdução às idéias de Bion, Rio de Janeiro: Imago. Hinshelwood, R. D. (1992). Dicionário do pensamento kleiniano. Porto Alegre: Artes Médicas. Klein, M. (1991). Inveja e gratidão e outros trabalhos (1946-1963). Coord. Rocha, E. M. e Chaves, Liana P. R. (Orgs.). Rio de Janeiro: Imago. Klein, M. (1991). Amor, culpa e reparação e outros trabalhos (1921-1945). Coord. Rocha, E. M. e Chaves, Liana P. Rio de Janeiro: Imago. Laplanche, J., & Pontalis, J-B. (1986). Vocabulário de Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes. Roudinesco, E. & Plon, M. (1998). Dicionário de Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar. Segal, H. (1975). Introdução à obra de Melanie Klein. Rio de Janeiro: Imago. Segal, H. (1982). A obra de Hanna Segal. Rio de Janeiro: Imago. Segal, H. (1975). Introdução à obra de Melanie Klein. Rio de Janeiro: Imago. Zimerman, D. E. (1995). Fundamentos da técnica psicanalítica. Porto Alegre: Artes Médicas. Zimerman, D. E. (1995). Bion: Da teoria à prática. Porto Alegre: Artes Médicas. Winnicott, D. W. (2000). Da pediatria à psicanálise: Obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago. Winnicott, D. W. (1963). O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas.