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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940659 - Métodos Projetivos I
PROJECTIVE METHODS I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Essa disciplina tem por objetivo apresentar ao estudante o histórico e os métodos projetivos de avaliação psicológica baseados em manchas de tintas, assim como suas possíveis consequências sociais.

Específicos: 
Ao final da disciplina, os alunos deverão estar aptos a:
- Compreender o histórico e evolução dos métodos projetivos de avaliação psicológica baseados em manchas de tintas, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, sobretudo no campo da avaliação afetiva e de personalidade.
- Caracterizar os tipos de métodos projetivos de avaliação psicológica baseados em manchas de tintas, em especial o Método de Rorschach e o Zulliger.
- Planejar o uso de métodos projetivos de avaliação psicológica (sobretudo Rorschach e Zulliger) em função de objetivos delineados para diferentes necessidades individuais ou de grupos de indivíduos.
- Conhecer e refletir sobre as consequências sociais dos processos de avaliação psicológica por meio do Método de Rorschach e do Zulliger.
- Oferecer ao aluno formação teórico-prática no Psicodiagnóstico de Rorschach, enquanto um dos modelos de avaliação clínica da personalidade internacionalmente reconhecido. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
54202 - Sonia Regina Pasian
 
Programa Resumido
Métodos projetivos de avaliação psicológica baseados em manchas de tinta: princípios e desenvolvimento histórico, no Brasil e no mundo. O Método de Rorschach e o Teste de Zulliger: suas características técnicas, uso e consequências sociais.
 
 
 
Programa
a) Caracterização e definição de métodos projetivos de avaliação psicológica baseados em manchas de tinta.
b) Histórico dos métodos projetivos de avaliação psicológica no Brasil e no mundo (contextualização geral)
c) Diferentes métodos projetivos e suas possibilidades de aplicação.
d) O Psicodiagnóstico de Rorschach e o Teste de Zulliger:
- Histórico
- Os diferentes sistemas avaliativos e a Escola Francesa (Escola de Paris) 
- Características técnicas e psicométricas
- Aplicação, investigação e registro da produção no método
- Classificação das respostas (localizações, determinantes, conteúdos, tendências e banalidades)
- A síntese quantitativa dos resultados (psicograma)
- A análise interpretativa dos resultados (índices de produtividade, ritmo de trabalho, avaliação da inteligência, capacidade cognitiva, funcionamento lógico e teste do real, avaliação afetiva, adaptação sócio-intelectual e sócio-afetiva, síntese interpretativa).
- A análise psicodinâmica da produção (evidências e limites)
- Exercícios de classificação de protocolos (casos-modelo)
- Exercícios de interpretação de protocolos (casos-modelo).
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas dialogadas, com discussão das temáticas das aulas com a turma. - Treinamentos práticos (role playing). Atividades discentes: - Leituras de referências bibliográficas, com discussão do material em sala de aula. - Treinamentos práticos nas atividades de aplicação, codificação e interpretação dos materiais de avaliação psicológica. - Elaboração de relatórios de avaliação psicológica (atividades práticas)
Critério
Prova escrita (peso 2, nota máxima = 10). Participação das atividades e exercícios práticos desenvolvidos em sala de aula (peso 1, nota máxima = 10).
Norma de Recuperação
Dado o caráter teórico e prático da disciplina, não há possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
AMBIEL, R.A.M.; RABELO, I.S.; PACANARO, S.V.; ALVES, G.A.S. & LEME, I.F.A.S. (2011) Avaliação psicológica: Guia de consulta para estudantes e profissionais de Psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo.
ANASTASI, A. & URBINA, S. (2000) Testagem psicológica. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
ANZIEU, D. (1981) Os métodos projetivos. Tradução de Maria Lúcia do Eirado Silva. 4a. ed. Rio de Janeiro: Campus.
ARZENO, M.E.G. (1995) Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições. Porto Alegre: Artmed. 
CHABERT, C. (2004) Psicanálise e Métodos Projetivos. Tradução de Álvaro José Lelé e Eliane Maria Almeida Costa e Silva. São Paulo: Vetor, 2004.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (2010) Avaliação psicológica: Diretrizes na regulamentação da profissão. Brasília: Conselho Federal de Psicologia.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (2011) Ano da Avaliação psicológica: textos geradores. Brasília: Conselho Federal de Psicologia.
HUTZ, C.S.; BANDEIRA, D.R.; TRENTINI, C..M. & KRUG, J.S. (Orgs.) (2016) Psicodiagnóstico. Porto Alegre: ArtMed.
GRASSANO, E. (1996) Indicadores psicopatológicos nas técnicas projetivas. São Paulo: Casa do Psicólogo.
JACQUEMIN, A. O Teste de Rorschach em crianças brasileiras. São Paulo: Vetor, 1976.
MANUAIS dos vários testes psicológicos referidos no conteúdo da disciplina, publicados por diferentes editoras, parte do acervo clínico do Centro de Psicologia Aplicada desta Faculdade.
NUNES, M.L.T. (2010) Técnicas projetivas com crianças. São Paulo: Casa do Psicólogo.
OCAMPO, M.L.S.; PICCOLO, E.G. & ARZENO, M.E.G. (Eds.) (2001) O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo: Martins Fontes.
PASIAN, S.R. O Psicodiagnóstico de Rorschach em adultos: Atlas, normas e reflexões. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
PASQUALI, L. (2010). Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed.
RAUSCH DE TRAUBENBERG, N. (1975) A prática do Rorschach. São Paulo: Cultrix.
RAUSCH DE TRAUBENBERG, N. (1999) A prática do Rorschach. Tradução de Álvaro José Lelé. São Paulo, Vetor.
SISTO, F.F.; SANTOS, A.A.A. & NORONHA, A.P.P. (2008) Facetas do fazer em avaliação psicológica. São Paulo: Vetor.
URBINA, S. (2007) Fundamentos da Testagem Psicológica. Porto Alegre: Artmed
VAZ, C.E. O Rorschach: Teoria e desempenho. (1997) 3 ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Ed. Manole Ltda.
VILLEMOR-AMARAL, A.E. & WERLANG, B.S.G. (2008) Atualizações em Métodos Projetivos para Avaliação Psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.
WERLANG, B.S.G. & OLIVEIRA, M.S. (Eds.) (2006) Temas em Psicologia Clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo.
 

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