Geral: A presente disciplina tem o objetivo de apresentar, caracterizar e discutir distúrbios na infância e adolescência, partindo de uma visão de desenvolvimento ao longo da vida, dos diferentes problemas comportamentais, cognitivos e emocionais que podem ocorrer como fruto da interação de variáveis do indivíduo e do ambiente. Específicos: - Discutir a relação entre a psicopatologia da infância e da adolescência a partir de uma perspectiva do desenvolvimento social, psicológico, biológico e relacional; - Ponderar as influências genéticas, ambientais e individuais no desenvolvimento de distúrbios na infância e na adolescência; - Caracterizar os transtornos diagnosticados pela primeira vez na infância; - Instrumentalizar o acadêmico na realização de avaliações diagnósticas, e em encaminhamentos eficazes dos transtornos mentais e queixas da infância e da adolescência.
A disciplina introduz o campo da psicopatologia da infância e da adolescência, passando pela relação com o desenvolvimento e a vulnerabilização aos transtornos mentais na infância e na adolescência. São discutidos os diferentes transtornos e queixas mais recorrentes que ocorrem na infância.
I. Introdução I.1 Desenvolvimento e psicopatologia I.2 Fatores de risco e proteção I.3 Implicações do diagnóstico II. Transtornos mentais recorrentes na infância II.1 Deficiência intelectual II.2 Transtornos específicos da aprendizagem II.3 Transtorno das habilidades motoras II.4 Transtornos da comunicação II.5 Transtornos do espectro autista II.6 Transtornos de déficit de atenção e do comportamento disruptivo II.7 Transtornos de alimentação II.8 Transtornos de tique II.9 Transtornos de excreção II.10 Outros transtornos da infância ou adolescência II.11 Circunstâncias clínicas especiais e outras dificuldades que podem ser foco da atenção clínica
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