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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940663 - História da Psicologia II
HISTORY OF PSYCHOLOGY II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Desenvolver nos discentes a seguintes competências:
- A capacidade de refletir acerca da evolução do campo psicológico em toda a multiplicidade de práticas e ideias, e através das continuidades e descontinuidades entre passado e presente; 
- A capacidade de compreender os nexos entre os debates da história da psicologia contemporânea e elaborações conceituais presentes ao longo da história dos saberes psicológicos e da história da psicologia cientifica moderna.

Desenvolver nos discentes a habilidade de reconhecer e ter consciência dos paradigmas psicológicos em pauta no campo da pesquisa cientifica em psicologia, de atuação profissional e nas instituições onde tal atuação se insere; assim como de discernir os diferentes paradigmas psicológicos que pautam outros fazeres (levando-se em conta o pluralismo da psicologia contemporânea).

Específicos:
- Apresentar os novos paradigmas de Psicologia cientifica propostos nos séculos XX e XXI e suas fundamentações epistemológicas, com destaque naqueles paradigmas mais diretamente relacionados às ênfases do currículo, a saber processos e práticas psicossociais e processos clínicos e saúde.  
- Formar nos discentes o conhecimento e a capacidade de definição do percurso histórico genético dos conceitos fundamentais da psicologia contemporânea e a capacidade de discernir entre diversos entendimentos quanto à formulação de objeto e métodos da Psicologia nas diversas perspectivas psicológicas dos séculos XX e XXI.
- Proporcionar aos discentes um panorama do campo inteiro da Psicologia contemporânea em seu conjunto e em seu desenvolvimento historico, estabelecendo nexos e articulações entre conceitos de diversos paradigmas psicológicos contemporâneos e entre conceitos da Psicologia moderna e da história dos saberes psicológicos, possibilitando assim o entendimento da longa duração no processo de constituição histórica da Psicologia; e promovendo uma visão integrada da ciência psicológica. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2054050 - Sylvia Domingos Barrera
 
Programa Resumido
A Psicologia contemporânea dos séculos XX e XXI. Paradigmas de Psicologia científica à luz da perspectiva epistemológica histórico-cultural. Paradigmas de Psicologia cientifica à luz das Ciências biológicas.
 
 
 
Programa
1)	Contextualização histórica: séculos XX e XXI
2) Paradigmas de Psicologia cientifica à luz da Fenomenologia e do Existencialismo:

2.1. Karl Jaspers e a psicopatologia
2.2. Edith Stein e a psicologia
2.3. Ludwig Binswanger; Eugene Minkowsky e a psicopatologia
2.4. A Logoterapia: V. Frankl
2.5. A Abordagem centrada na pessoa de K. Rogers
2.6. Psicologia existencialistas e humanistas americanas (May; Maslow)

2.7. Diálogos: 
(Exemplos: a Temporalidade psíquica de Agostinho a Minkowsky;  Semelhanças e diferenças entre Freud, Adler e Frankl)

3) Paradigmas de Psicologia científica à luz da perspectiva epistemológica histórico cultural: 
3.1. Autores franceses: Wallon ; Meyerson e a Psicologia Histórica
3.2. Autores russos: Vigotsky; Luria; 
3.3. O construcionismo social  
3.4. Na América Latina: Inácio Martim Baró

3.5.	Diálogos: 
(Exemplos: W. Dilthey e a historicidade da experiência subjetiva; O eu em ação segundo Tomas de Aquino e a ação na perspectiva histórico-cultural) 
4) Paradigmas de Psicologia científica à luz das Ciências cognitivas 
4.1. A Psicologia Genética de J. Piaget, 
4.2. A Nova Ciência da Mente
4.3. A Psicologia cultural
4.4. A teoria do self dialógico
4.5. Abordagem cognitivo-comportamental
4.6. Diálogos: 
(Exemplos: Agostinho, Ebbinghaus e ciências cognitivas: diálogos sobre a memória; W. James e o Self Dialógico; Conhecimento de si pela narrativa autobiografia e o eu narrativo da psicologia cultural; Teoria do conhecimento e psicologia cognitiva: o conceito de mente da psicologia cognitiva tem mesmo a ver com Platão?)

5) Paradigmas de Psicologia Cientifica à luz das Ciências biológicas 
5.1. A psicobiologia 
5.2. A etologia
5.3. A psicologia evolucionista
5.6. As Neurociências
5.7.  Diálogos: 
(Exemplos: A dimensão psicossomática: teoria hipocrático-galênica e abordagem psicobiológica; Neurociências e fenomenologia: a questão da empatia; O comportamento: dialogo entre neurocientistas e behavioristas)

Conclusão:  
Do homem mental ao homem cerebral: diferentes paradigmas e múltiplas perspectivas em Psicologia
Temáticas Psi: Continuidades e descontinuidades
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e discussões de texto. Atividades discentes: Grupos de estudos e seminários
Critério
Três provas sobre as leituras, discussões, aulas expositivas e seminários Prova I = Peso 2 Prova II = Peso 2 Prova III = Peso 3 Trabalho referente a cada diálogo (mínimo 4 páginas datilografadas, apresentação 20 minutos) = Peso 3
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita e/ou prova oral, sínteses de leitura, e/ou seminários, e/ou trabalhos escritos sobre o conteúdo da disciplina, no prazo previsto pela regulamentação. Os alunos que ficarem para recuperação devem procurar o docente responsável pela disciplina para saberem qual critério será adotado.
 
Bibliografia
     
Jacó, A.M., Leal, F. A., & Portugal F. (2011). História da Psicologia. Rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau Editora.
Goodwin, C. J. (2011). História da psicologia moderna. São Paulo: Cultrix. 
Apostila eletrônica de autoria de Marina Massimi a ser substituída por manual didático (Massimi, et alii. Alguns Paradigmas psicológicos na história da psicológica contemporânea, em elaboração)
Artigos da revista Memorandum: memória e história em psicologia
 

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