Geral: Desenvolver nos discentes a seguintes competências: - A capacidade de refletir acerca da evolução do campo psicológico em toda a multiplicidade de práticas e ideias, e através das continuidades e descontinuidades entre passado e presente; - A capacidade de compreender os nexos entre os debates da história da psicologia contemporânea e elaborações conceituais presentes ao longo da história dos saberes psicológicos e da história da psicologia cientifica moderna. Desenvolver nos discentes a habilidade de reconhecer e ter consciência dos paradigmas psicológicos em pauta no campo da pesquisa cientifica em psicologia, de atuação profissional e nas instituições onde tal atuação se insere; assim como de discernir os diferentes paradigmas psicológicos que pautam outros fazeres (levando-se em conta o pluralismo da psicologia contemporânea). Específicos: - Apresentar os novos paradigmas de Psicologia cientifica propostos nos séculos XX e XXI e suas fundamentações epistemológicas, com destaque naqueles paradigmas mais diretamente relacionados às ênfases do currículo, a saber processos e práticas psicossociais e processos clínicos e saúde. - Formar nos discentes o conhecimento e a capacidade de definição do percurso histórico genético dos conceitos fundamentais da psicologia contemporânea e a capacidade de discernir entre diversos entendimentos quanto à formulação de objeto e métodos da Psicologia nas diversas perspectivas psicológicas dos séculos XX e XXI. - Proporcionar aos discentes um panorama do campo inteiro da Psicologia contemporânea em seu conjunto e em seu desenvolvimento historico, estabelecendo nexos e articulações entre conceitos de diversos paradigmas psicológicos contemporâneos e entre conceitos da Psicologia moderna e da história dos saberes psicológicos, possibilitando assim o entendimento da longa duração no processo de constituição histórica da Psicologia; e promovendo uma visão integrada da ciência psicológica.
A Psicologia contemporânea dos séculos XX e XXI. Paradigmas de Psicologia científica à luz da perspectiva epistemológica histórico-cultural. Paradigmas de Psicologia cientifica à luz das Ciências biológicas.
1) Contextualização histórica: séculos XX e XXI 2) Paradigmas de Psicologia cientifica à luz da Fenomenologia e do Existencialismo: 2.1. Karl Jaspers e a psicopatologia 2.2. Edith Stein e a psicologia 2.3. Ludwig Binswanger; Eugene Minkowsky e a psicopatologia 2.4. A Logoterapia: V. Frankl 2.5. A Abordagem centrada na pessoa de K. Rogers 2.6. Psicologia existencialistas e humanistas americanas (May; Maslow) 2.7. Diálogos: (Exemplos: a Temporalidade psíquica de Agostinho a Minkowsky; Semelhanças e diferenças entre Freud, Adler e Frankl) 3) Paradigmas de Psicologia científica à luz da perspectiva epistemológica histórico cultural: 3.1. Autores franceses: Wallon ; Meyerson e a Psicologia Histórica 3.2. Autores russos: Vigotsky; Luria; 3.3. O construcionismo social 3.4. Na América Latina: Inácio Martim Baró 3.5. Diálogos: (Exemplos: W. Dilthey e a historicidade da experiência subjetiva; O eu em ação segundo Tomas de Aquino e a ação na perspectiva histórico-cultural) 4) Paradigmas de Psicologia científica à luz das Ciências cognitivas 4.1. A Psicologia Genética de J. Piaget, 4.2. A Nova Ciência da Mente 4.3. A Psicologia cultural 4.4. A teoria do self dialógico 4.5. Abordagem cognitivo-comportamental 4.6. Diálogos: (Exemplos: Agostinho, Ebbinghaus e ciências cognitivas: diálogos sobre a memória; W. James e o Self Dialógico; Conhecimento de si pela narrativa autobiografia e o eu narrativo da psicologia cultural; Teoria do conhecimento e psicologia cognitiva: o conceito de mente da psicologia cognitiva tem mesmo a ver com Platão?) 5) Paradigmas de Psicologia Cientifica à luz das Ciências biológicas 5.1. A psicobiologia 5.2. A etologia 5.3. A psicologia evolucionista 5.6. As Neurociências 5.7. Diálogos: (Exemplos: A dimensão psicossomática: teoria hipocrático-galênica e abordagem psicobiológica; Neurociências e fenomenologia: a questão da empatia; O comportamento: dialogo entre neurocientistas e behavioristas) Conclusão: Do homem mental ao homem cerebral: diferentes paradigmas e múltiplas perspectivas em Psicologia Temáticas Psi: Continuidades e descontinuidades
Jacó, A.M., Leal, F. A., & Portugal F. (2011). História da Psicologia. Rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau Editora. Goodwin, C. J. (2011). História da psicologia moderna. São Paulo: Cultrix. Apostila eletrônica de autoria de Marina Massimi a ser substituída por manual didático (Massimi, et alii. Alguns Paradigmas psicológicos na história da psicológica contemporânea, em elaboração) Artigos da revista Memorandum: memória e história em psicologia