Geral: Introduzir o aluno à discussão crítica da produção do conhecimento científico. Específicos: Introduzir o aluno à discussão da produção do conhecimento nas ciências humanas, em particular na psicologia.
Uma introdução geral à noção de método e conhecimento científico, abordando três ordens de fenômenos: físico, vital e humano. Dar-se-á ênfase às discussões epistemológicas nas ciências humanas.
Três campos de análise serão privilegiados: 1) uma abordagem geral sobre metodologia científica, a partir das discussões entre as concepções de Karl Popper e Tomas Kuhn, que marcaram o assunto no século XX. Com esse item, trata-se, antes de tudo, de alargar e problematizar a concepção de ciência, tomando justamente como referência de discussão uma das ciências mais bem estabelecidas desde a modernidade: a física. Veremos como a noção de observação e, a partir dela, a construção do conhecimento científico, não é uma questão simples. 2) uma abordagem, também geral, sobre a construção de uma ciência da vida. Com esse item, trata-se de discutir a especificidade de uma ciência da vida ou a diferença entre a ordem de fenômenos físicos e vitais. 3) discussões epistemológicas sobre as ciências humanas, com destaque para os saberes psicológicos, a partir de autores da filosofia contemporânea. Utilizaremos, em especial, ensaios ou livros de Merleau-Ponty, Sartre, Michel Foucault, representantes da Escola de Frankfurt e eventualmente outros autores que discutem epistemologicamente temas das ciências humanas em geral: o marxismo, o positivismo, a psicanálise, a antropologia, a sociologia e correntes da psicologia (Piaget, Gestalt, Behaviorismo, etc.) - Os ensaios ou livros, desses autores, cumprirão, antes de tudo, o papel de ferramentas de abertura do campo dessas discussões.
BENJAMIN, HABERMAS, HORKHEIMER, ADORNO, Coleção Os Pensadores, São Paulo, Abril Cultural. CANGUILHEM, G., O Normal e o Patológico, Rio de Janeiro, Forense Universitária. CHALMERS, A., O que é ciência, afinal? São Paulo, Brasiliense. FERREIRA, M.M. e AMADO, J. (Org.), Usos & abusos da História Oral, Rio de Janeiro, Editora FGV. FOUCAULT, M., As Palavras e as Coisas, uma arqueologia das Ciências Humanas, São Paulo, Martins Fontes. FOUCAULT, M., Microfísica do Poder, Rio de Janeiro, Graal. FOUCAULT, M., História da Sexualidade, Vol.1, Rio de Janeiro, Graal. FOUCAULT, M., Ditos e Escritos, v.2, Rio de Janeiro, Forense Universitária. FOUCAULT, M., Ditos e Escritos, v.5, Rio de Janeiro, Forense Universitária. JONAS, H., O princípio vida, Petrópolis, Vozes. MERLEAU-PONTY, Psicologia e pedagogia da criança, São Paulo, Martins Fontes. MERLEAU-PONTY, Coleção Os Pensadores, São Paulo, Abril Cultural. SARTRE, J.P., Questão de Método, Coleção Os Pensadores, São Paulo, Abril Cultural. FURLAN, R. (2008). “A questão do método na psicologia”, Psicologia em Estudo, Maringá, v.13, n.1, p.25-33, jan/mar. FURLAN, R. (2008). “Uma Introdução à Filosofia da Ciência”, in Bicas, H. E. A., Dantas, P. E. C.(org.), Iatrogenias, Manifestações Oculares de Doenças Sistêmicas e Metodologia Científica, Rio de Janeiro, Cultura Médica, p. 131-150.